Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução/YouTube)
(Foto: Reprodução/YouTube)
Melhores de 2022

LACRARAM! Os 10 melhores videoclipes de artistas brasileiros em 2022

Já faz alguns anos que a indústria da música brasileira tem investido pesado na parte visual de seus artistas. Com registros que nos deixam hipnotizados, as estrelas vêm apresentando produções cinematográficas à altura da cena cultural nacional, investindo em roteiro, fotografia, direção de arte e, muita, criatividade.

Para relembrar, apreciar e curtir essas obras lançadas em 2022, o Papelpop uma lista com as produções audiovisuais, do Brasil, que merecem destaque. Vem!

“Tocar Você”, de Duda Beat

Os fãs de Duda Beat já devem estar acostumados a receber sempre visuais incríveis da artista. Dessa vez não foi diferente: sendo parte da era “Te Amo Lá Fora”, o videoclipe da faixa “Tocar Você”, com direção de Cris Streciwik, traz uma estética retrô e trevosa, conceito que vem sendo trabalhado em todo o disco da artista pernambucana.

No clipe, é possível observar, por meio de um filme em fita VHS, a luta de Duda contra um romance desgastante, mas difícil de esquecer. Enquanto ela tenta não sofrer por amor, alguns avisos surgem constantemente na tela, como acontecia na mídia popular do século passado.

“Fé”, de Iza

Sabe quando a gente diz que a demora vale a pena? Pois é! Os trabalhos de Iza são exatamente assim. Custam a ganhar a luz do dia, mas quando chegam…é sempre aquele espetáculo. A cantora entrega TUDO!

Neste ano, um dos grandes destaques da artista foi o single “”, que veio acompanhado de um clipe belíssimo, com roteiro assinado pela própria e pelo diretor Felipe Sassi. O vídeo ilustra de forma poética o que a letra da canção diz, um pedido de fé para enfrentar os problemas e superar as dificuldades da vida.

Como já antecipado pela própria artista, “o clipe é bem diferente de tudo o que eu já gravei e mostra um lado meu que não tinha mostrado ainda. Além disso, mostra exatamente como estou me sentindo no momento”, disse em um comunicado.

Além de “Fé”, em 2022, Iza mergulhou de vez nos projetos audiovisuais e nos presenteou com o curta-metragemTrês”. O material acompanha seu novo EP homônimo e possui videoclipes interconectados, que contam uma história de amor com altos e baixos.

Aqui a parceria com Felipe Sassi, que assina a direção e atua como co-roteirista, se repete. No curta, a artista constrói uma narrativa de amor, doçura, libertação, raiva e sensualidade, ancorada em números de dança contemporânea. O amor que parece cômico vai se revelando cada vez mais complexo ao ponto de ambos os protagonistas terminarem em vias de enfrentamento.

“AMEIANOITE”, de Pabllo Vittar e Gloria Groove

O feat que a gente queria e sabia que precisava, finalmente, aconteceu. Pabllo Vittar e Gloria Grove se uniram no clipe de “AMEIANOITE” e serviram uma mega produção, com direito a figurinos belíssimos, coreografia, cenários e, até mesmo, um beijão entre elas.

Com direção de Nogari, o videoclipe começa com uma ceia meio macabra, mas que remete a um um clima bem família tradicional brasileira. Porém, quando o relógio bate meia-noite, tudo muda por ali. Em uma vibe gótica, trevosa e sexy, as queens se jogam na dança e no conceito.

Para Vittar, o aguardado lançamento chega na sequência de “Descontrolada”, sua parceria com MC Carol, e dá continuidade aos lançamentos que antecedem seu próximo álbum de estúdio. Já para Gloria, o single sucede o lançamento do aclamado “Lady Leste”.

“Especial De Primeira”, de Marina Sena

Em 2022, Marina Sena se tornou uma das queridinhas da música nacional, colecionando hits, festivais, shows de sucesso e muitos fãs. Para celebrar o sucesso e o aniversário de um ano do seu álbum solo de estreia, o “De Primeira”, a artista decidiu criar um projeto especial que reúne gravações ao vivo de quatro faixas do álbum: “Por supuesto”, “Temporal”, “Pelejei” e “Voltei pra mim”. As músicas ganharam novas roupagens, com produção de Iuri Rio Branco.

Com pouco mais de 15 minutos e disponível no YouTube, o material impressiona por oferecer visuais cuidadosamente pensados e bem produzidos. O vídeo foi dirigido por Vito Soares, que explicou que a ideia foi começar com a capa do disco, chegando até o palco. De acordo com ele, foi tudo elaborado em cima da imagem da cantora que foi construída no último ano.

“Foi muito bom poder nos aprofundar na estética do disco e pensar cada detalhe para este Especial. As músicas ganharam novas formas, arranjos primorosos e o dia da gravação foi emocionante demais. Chorei e tudo”, lembrou Marina. “O álbum que mudou minha vida merecia mesmo um projeto caprichoso como este”, afirmou.

No Instagram, a cantora divulgou o projeto com uma explicação sucinta sobre a escolha do título: “De Primeira porque eu sabia que ia bombar de primeira… porque é de primeira qualidade, e porque esse foi o primeiro passo de muitos”.

“Boys Don’t Cry”, de Anitta

A gente sabe que Anitta entregou MUITA coisa neste ano, mas é impossível não destacar o clipe de “Boys Don’t Cry”. Ela simplesmente SERVIU nesse vídeo! Uma das maiores produções da carreira da artista, a faixa traz uma sonoridade bem diferente do que já tínhamos ouvido, com alguns elementos de pop rock e que fazem referência aos anos 1980. Para acompanhar tudo isso, nada mais justo do que um clipe cinematográfico, né?

Com diversas referências às telonas, que vão de “Beetlejuice” e “Noiva em Fuga”, até “Harry Potter” e “Titanic”, o vídeo retrata a amorosa de Anitta, que tenta fugir dos antigos amores, representados por namorados zumbis. A obra tem a direção assinada pela cantora carioca em parceria com Christian Breslauer, conhecido por clipes de Lil Nas X e Doja Cat.

“Tic Tac”, de Ludmilla, Sean Paul e Topo La Maskara

Sinônimo de versatilidade, Ludmilla não cansa de surpreender os fãs. Dessa vez, a vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Pagode/Samba retornou ao pop e iniciou sua nova era musical.

Com “Tic Tac”, parceria com Sean Paul, a hitmaker desembarcou na Jamaica e apresentou um videoclipe para lá de divertido. Emergindo na cultura local, os cantores dançam, cantam e se divertem em meio a cores e ao clima tropical.

O novo single traz uma mistura de funk com reggaeton e afrobeat, além dos vocais e versos marcados pela voz icônica do rapper.

“Clima Quente Show”, de Mc Tha

Depois de três anos do lançamento do aclamado “Rito de Passá”, MC Tha retornou com um projeto poderoso, o EP “Meu Santo é Forte”, que conta com cinco faixas, todas regravações de músicas da rainha Alcione. Mas, o que deixou o lançamento ainda mais especial foi a produção audiovisual que a artista preparou.

Intitulado de “Clima Quente Show“, com apoio da marca de cosméticos Sallve, Mc Tha apresenta um roteiro divertido, em que a cantora é a apresentadora e a artista convidada de um programa de TV. Tudo isso, inspirado também em Alcione, na época em que a estrela comandava o “Alerta Geral”, programa do final dos anos 1970 e início dos 1980, no qual recebia personalidades e sambistas.

“Idiota”, de Jão

Príncipe do pop Brasil ou, simplesmente, Jão coroou de vez o hit “Idiota” com um divertido e descontraído clipe. Dirigido por Pedro Tófani, a obra oferece inúmeras referências, como a “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), “Titanic” (1997), “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999), “Homem-Aranha” (2002), “Brokeback Mountain” (2005), Ayrton Senna e Xuxa…Tudo isso, para criar a vibe romântica da canção.

“Céu Lilás”, de Izrra

Celebrando o afeto, Izrra apresenta “Céu Lilás”, faixa do álbum “Coisas de Amor”, que estreou neste ano. Com cores vibrantes, sensualidade e uma surra de beleza, o clipe tem a direção assinada por Léo Ferraz e traz um olhar sensível sobre relações. A obra conta com a participação do ator Ícaro Silva.

“Konoha”, de Thiago Pantaleão

Além de talentoso, Thiago Pantaleão mostrou que tem o poder de transformar o Rio de Janeiro em uma cidade de anime. Na faixa “Konoha”, parceria com Lukinhas, o artista se apresenta como como um herói “, que faz referência direta a Naruto, um dos animes/mangás mais conhecidos do mundo.

Nessa roupagem, a obra acompanha a história de dois amigos, caracterizados como Sakura Haruno e Sasuke Uchiha. O vídeo mostra a evolução da amizade deles, assim como conflitos e envolvimentos amorosos.

O single “Konoha” faz parte de “Fim do Mundo”, primeiro disco de estúdio do cantor, lançado pelo selo Slap, da Som Livre.

EXTRA:

“Nem um Pio”, de Luedji Luna e Russo Passapusso feat. Joander Cruz

Dirigido por Ilka Cyana, Luedji Luna e Russo Passapusso lançaram o clipe da música “Nem um Pio”, que conta com a participação de Joander Cruz. A cantora baiana definiu o projeto, que traz produção de SekoBass, como feito de afetos, que se mantém mesmo a distância e no silêncio.

Já o vocalista do BaianaSystem comentou nas redes sociais que o trabalho é poesia forte. “Sou grato por fazer música assim sem pretensão. Quando ela vem e escolhe nossa voz tudo faz mais sentido. Que a gente possa se ouvir e cantar junto nesse som. Quero avisar que a versão sax é fundamental, que o músico Joander Cruz é um cara incrível e seu instrumento é uma voz que também canta nessa canção”.

voltando pra home