Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
Melhores de 2022

“Numanice #2”, Rock in Rio, Latin Grammy e mais: 2022 foi um ano grandioso para Ludmilla e nós podemos provar!

Há dez anos, MC Beyoncé tomava o Brasil de assalto. Era difícil encontrar uma pessoa que não soubesse os versos de “Fala Mal de Mim”, que não repetisse quando a cantora e compositora de Duque de Caxias avisava para “não olhar pro lado, quem tá passando é o bonde” e “se ficar de caozada, a porrada come”.

A música apresentou a jovem de 17 anos e todo o seu talento ao país, tirando-a do anonimato e transformando-a em um expoente do funk nacional em 2012. Seu álbum de estreia, “Hoje”, veio repleto de hits em 2014, quando assumiu seu nome de registro, Ludmilla, como artístico. E o resto… o resto é história.

Ela cresceu não só no funk, mas também no pop, pagode e afrobeat ao longo da última década, como a artista versátil que é. Em cada projeto de sua trajetória até aqui, contemplando “A Danada Sou Eu” (2016), passando por “Hello Mundo” (2019) e chegando a “Numanice” (2020), Lud mostrou que tem talento, força de vontade e poder para arrastar multidões como ninguém.

E 2022 é o ano que comprova tudo isso. Nos últimos 12 meses, ela lançou “Numanice #2”, tocou no Rock in Rio, venceu um Latin Grammy, lotou shows pelo país e teve muitas outras conquistas.

O Papelpop, então, te convida a relembrar (e celebrar) essas glórias. Vem com a gente!

“Numanice #2”

Esse ano emblemático começou com “Numanice #2”, a segunda edição do projeto de pagode de Ludmilla. O disco chegou às plataformas digitais em janeiro com dez faixas inéditas que, logo logo, o Brasil inteiro saberia cantar de cor e salteado, como “212”, “Maldivas” e “Fora de Si”.

É a nossa de fé, né? Me bate, Ludmilla!

“Back to Be”

Março foi o mês de celebração aos dez anos de carreira da artista. Ela mostrou que não esqueceu de onde veio, retomou as mechas loiras da MC Beyoncé e se jogou novamente no funk raiz com o lançamento de “Back to Be”, um EP de seis faixas. “Todas as vezes que eu puder enaltecer aquele trabalho que fiz lá atrás, vou fazê-lo”, disse Lud na época.

“Lud Session”

Depois de versões de sucesso com Gloria Groove e Xamã, “Lud Session” voltou a ganhar o mundo em junho de 2022. A convidada da vez foi Luísa Sonza, com quem Ludmilla fez um medley dramático e sensual de “Tudo Porque Você Mentiu”, “penhasco”, “De Rolê”, “CAFÉ DA MANHÃ ;P” e “Doutora 3”.

“Numanice #2 Ao Vivo”

“Numanice #2 Ao Vivo” chegou em agosto, dando ainda mais força ao projeto. A gravação foi feita no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em julho, durante um show restrito a convidados. A setlist trouxe sucessos como “Sinais de Fogo”, parceria com Péricles, e “Insônia”, com a saudosa Marília Mendonça.

Shows “Numanice”

É claro que o público geral também ouviu e viu “Numanice” ao vivo (mesmo). Lud se apresentou em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife e em outras cidades brasileiras ao longo do ano, batendo recordes de público por onde passava. Só na capital baiana, por exemplo, 30 mil pessoas se reuniram para prestigiar o show da cantora em julho.

Perto do fim do ano, em novembro, a cantora voltou à capital carioca para uma edição apoteótica na Praça da Apoteose, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, para 33 mil pessoas. Ela levou ao palco SIMPLESMENTE a rainha do samba, Alcione, para um dueto e tanto. Foi especial demais!

Rock in Rio

Em setembro, Ludmilla fez história como a primeira headliner brasileira do Palco Sunset do Rock in Rio 2022. Ela fez um show grandioso e digno do Palco Mundo, com uma setlist repleta de hits de pop, funk e pagode, incluindo os projetos “Lud Session” e “Numanice”, e com participações de Tasha & Tracie, MC Soffia, Tati Quebra Barraco e Majur em uma mesa para mostrar quem são as maioras.

Parceria internacional

Foi no telão do Rock in Rio 2022 que a artista anunciou “Tic Tac”, uma parceria inédita com o jamaicano Sean Paul. A faixa foi lançada ainda em setembro, acompanhada de um clipe cheio de cores e coreografia sob direção de Jose-Emilio Sagaró, impulsionando a brasileira para o mundo.

Latin Grammy

Novembro trouxe a glória máxima: o Latin Grammy de Melhor Álbum de Samba/Pagode por “Numanice #2”. “Estou muito feliz, meu Deus. Eu nunca imaginei ganhar um Grammy, um dos maiores prêmios da música no mundo”, contou Ludmilla ao receber a estatueta.

GRAMMY WINNER, meus amores! Tá bom demais para a danada, né?

“Numanice #2 (Ao Vivo) – Deluxe”

Para fechar 2022 com chave de ouro, a artista disponibilizou “Numanice #2 (Ao Vivo) – Deluxe” em dezembro. A versão adicionou as faixas “Não Vá Me Enganar” e “Perfume” em parceria com Belo, “Faz uma Loucura Por Mim/Você Me Vira a Cabeça” com Alcione e “Teu Segredo” com Júlio Sereno.

E ela não para, viu!?

O ano foi cheio, mas a cantora e compositora não pretende parar: ela foi anunciada como a voz feminina da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval de 2023, ao lado do lendário Neguinho da Beija-Flor; revelou que já tem três discos prontos para uma nova era no pop; e anunciou “Navio Numanice”, um cruzeiro temático de três dias de música, para o ano que vem. Pode mandar, Lud!

voltando pra home