Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Em 2020, a Funko lançou colecionáveis de filmes, séries, música e mais (Dvulgação)
Funko Pop do meme "This Is Fine" (Divulgação)
MELHOR DE 2020

Funko: os mais fofos colecionáveis que chegaram às lojas em 2020

Se você é um amante de cultura pop e adora comprar produtos relacionados a este universo, com certeza já deve ter babado pelos colecionáveis da Funko. Fundada em 1998 por Mike Becker, a empresa virou febre mundial ao produzir, ao longo de mais de duas décadas, pequenos bonecos, bobbleheads, além de itens de vestuário e acessórios.

Antes tida como um hobby por seus criadores, a companhia se transformou em uma grande corporação ao firmar acordos com a Disney, Warner Bros., Marvel, DC Comics, McDonald’s e outros empórios. Dando vida a ícones criados pelas marcas parceiras e a outras figuras importantes do nosso imaginário, a Funko faz sucesso mesmo é entre os aficionados por cinema, música e arte.

Sabe qual foi o primeiro brinquedo fabricado? Um boneco baseado no personagem do restaurante norte-americano Big Boy. Dali em diante cobiçaríamos vários personagens de “Harry Potter”, “Liga da Justiça”, “Vingadores” e mais. E quanto às pessoas notáveis? Elvis Presley, Madonna e até Pabllo Vittar também foram eternizados!

Com tantos bons exemplos, é de se imaginar que em 2020 a produção seguiu a todo vapor. Foram várias edições comemorativas, vários projetos que nos fizeram explodir de fofura. Por isso, selecionamos os nossos colecionáveis favoritos lançados ao longo dos últimos 12 meses!  Entre eles estão bruxas de “Abracadabra”, o aniversariante Snoopy, super-heróis, drag queens… Vem com a gente!

Baby Yoda

A linha “Pop!” é sem dúvida a mais conhecida. Neste ano, embalado no sucesso da série “The Mandalorian”,  surgiram vários modelos do Baby Yoda, o alienígena verdinho mais querido do mundo. Entre os produtos liberados, podemos ver momentos do personagem na companhia de Din Djarin, o Mandaloriano, mas também em cenas solo, que conquistaram o público logo no primeiro episódios.

Reparou na roupinha? E nos detalhes das orelhas?

Olha que chique o verdinho flutuando na mini-nave!

Ah, e olha só: uma das cenas mais comentadas da primeira temporada do seriado foi aquela em que vimos o pequeno tomando sopa. O momento gerou vários memes, onde fãs brincaram com o jeito do personagem segurar a xícara enquanto contempla a paisagem. A Funko não deixou passar batida.

Meme do cachorro na casa pegando fogo

Não, esse Funko não foi um surto coletivo. Não só foi real, como também arrasou nas vendas (e combinou perfeitamente com a estética de 2020)! A clássica ilustração do cãozinho aceitando o caos, que volta e meia aparece no Twitter em forma de fotografia ou GIF, acabou recebendo uma homenagem material. Extraída de uma história em quadrinhos de KC Green chamada “On Fire” (em português, “Está tudo bem”), a cena transformada em bonequinho de vinil ganhou uma edição limitada e exclusiva na loja Entertainment Earth. Queríamos? Muito!

“Debi & Lóide”

Os fãs piram! A franquia cinematográfica de comédia, estrelada por Jim Carrey e Jeff Daniels, comemora 26 anos de lançamento em dezembro deste ano. Os personagens principais ganharam figuras individuais e até um set com o famoso carro-cachorro.

Os ternos extravagantes dos amigos, vistos pelo público no primeiro longa, também foram recriados, bem como a cena no salão de beleza. Lembra do Debi naquela minúscula moto (segurando a pasta encontrada por ele)? Hahahaha tá tudo aqui. Amamos!

“WandaVision”

AAA! Uma das séries mais aguardadas do ano (e que acabou ficando somente para janeiro do ano que vem), “WandaVision” também virou tema de uma coleção da Funko. Aquecendo os fãs para a nova narrativa da Marvel, exclusiva do Disney+, a marca preparou uma homenagem para os protagonistas. Wanda, por exemplo, ganhou três figuras de vinil: uma com look de Halloween, outra como dona de casa (repare que ela está em preto e branco, como nas imagens já divulgadas!) e uma última, grávida. Já o Visão veio em quatro versões: humano e androide-executivo, androide-casual e, por último, mas não menos importante, com uma fantasia de Dia das Bruxas.

Confira:

“Abracadabra”

Se você é fã do clássico “Abracadabra”, 2020 realmente foi um ano agitado. Embora um novo filme não tenha sido anunciado, mesmo Bette Midler tendo dado várias dicas a respeito, um especial com as três protagonistas chegou a ser realizado a fim de incentivar a população norte-americana a votar.

 

Queens everywhere!

Neste ano também fomos agraciados com uma coleção baseada em drag queens famosas. Exclusiva da Hot Topic, rede de varejo especializada em roupas e acessórios relacionados à contracultura, bem como música licenciada, a estreia reproduziu colecionáveis de figuras como Shangela e Adore Delano, estrelas de “RuPauls Drag Race”, além da brasileira Pabllo Vittar que, veja só, aparece com o figurino do clipe de “Problema Seu”.

Imediatamente se transformou em um enorme sucesso de vendas nas edições da DragCon, convenção especial para fãs de “Drag Race” nos EUA. Será que teremos mais colecionáveis da categoria em 2021?

Elvis Presley

O Rei do Rock recebeu uma bela homenagem com quatro versões de Pops neste ano. Os bonecos retratam o filme “Feitiço Havaiano”, duas edições inspiradas show “Elvis’68 Comeback” e uma figura do filme “Prisioneiro do Rock”.

Os Pops são homenagem aos 85 anos que o artista faria. Vale lembrar também que recentemente foi anunciada uma cinebiografia do astro, com participação de Tom Hanks. Além disso, a Netflix deve lançar em breve uma série-animada sobre Presley.

Snoopy e Woodstock

Snoopy e os demais membros da turma Peanuts completaram 70 anos em 2020. Além de uma série especial para a Apple TV+, chamada “The Snoopy Show”, que estreia em 5 de fevereiro de 2021, o personagem ganhou uma nova versão de vinil, desta vez dando uma descansada em cima da própria casa. Reparou ali? Em sua companhia, o fiel escudeiro e melhor amigo, Woodstock. Só deixa tudo ainda mais encantador.

 

Toy Story

Sucesso de vendas no ano passado, é claro que a linha “Funko Pop! Disney” ganharia uma segunda edição, né? Nesta coleção, os aliens de “Toy Story” vieram fantasiados de personagens de “WALL·E”, “Monstros S.A.”, “Os Incríveis”, “Carros” e em tamanhos diferentes: além de chaveiros, foi possível adquirir versões em tamanho convencional e expandido.

Vale lembrar que a saga de Woody e Buzz Lightyear completou 25 anos em 2020. Assim, Disney e Pixar firmaram acordos com algumas empresas para lançar novos brinquedos, linha de acessórios e até coleção de tênis.

Stan Lee

Homenagem mais que merecida! É claro que Stan Lee, um dos maiores responsáveis pela inserção de super-heróis nos quadrinhos e no cinema, iria ganhar seu próprio Funko. De óculos escuros, bigodão, hobby e mãozinha no bolso ainda por cima <3 O novo bonequinho recria a primeira aparição de Lee em um filme do Universo Cinematográfico Marvel, em “Homem de Ferro” (2008). Se estivesse vivo, o escritor falecido em 2018 completaria 98 anos de vida.

DC e Funko contra o câncer de mama

Neste ano, a Funko se uniu a DC Comics por uma boa causa: ajudar uma instituição que promove conscientização sobre os perigos do câncer de mama. Mulher-Maravilha, Batman, Superman e Arlequina ganharam uniformes cor de rosa para o especial.

A fabricante dos bonecos fez uma doação de 25 mil dólares à Breast Cancer Research Foundation. A organização tem mais de 270 pesquisadores, que atuam em 14 países e promovem pesquisas importantes para prevenção e tratamento da doença.

Homem-Aranha vs. Homem-Aranha

Mais um meme que virou Pop! Em um antiga série de desenho do Homem-Aranha, o personagem acabou encontrando um impostor, rendendo a cena onde dois Aranhas ficam apontando dedo um para o outro. E você pode ter um colecionável deste momento icônico.

Em 2020, a produção da sequência da animação “Homem-Aranha no Aranhaverso 2” começou, devendo ser lançado somente em 2022. Ainda sobre o mundo do Aranha, o aguardado jogo “Spider-Man: Miles Morales” chegou ao PS4 e PlayStation 5.

Edward Mãos de Tesoura

Com direção de Tim Burton, o filme “Edward Mãos de Tesoura” (1990) marcou época com os visuais góticos do personagem. Amada por muitos, a produção rendeu uma coleção fofíssima em 2020, exatos 30 anos depois. Agora, foram revelados quatro bonecos do personagem de Johnny Depp, além de um colecionável de Kim Boggs, vivida por Winona Ryder. Temos o protagonista com máscara facial, ao lado do arbusto em forma de dinossauro… pra morrer de amor!

Stitch padeiro!

Ai, que amor! O filme “Lilo & Stitch” nos apresentou a um alien azul divertidíssimo (porém meio temperamental). Todos queríamos ter um desses em casa e a Funko ajudou na missão. Em 2020 foi lançada uma versão de Stitch à la padeiro, todo orgulhoso do próprio experimento culinário! O boneco foi feito especialmente para a edição especial da New York Comic Con 2020, e claro, em edição limitada.

Gasparzinho

Buuuu! O fantasminha mais camarada de todos ganhou um colecionável lindíssimo! Fixo em um suporte, que cria a falsa impressão de que o mesmo está voando, a mini estátua de vinil fez sucesso, principalmente, entre aqueles que foram crianças nos anos 90. Não são poucos, aliás. Só pra se ter uma ideia, a figura de vinil esgotou logo após anúncio da pré-venda.

Mulher-Maravilha

“Mulher-Maravilha 1984” chega aos cinemas e à HBO Max no próximo dia 25 de dezembro após vários adiamentos por conta da pandemia. Enquanto os trâmites da estreia foram interrompidos, a divulgação seguiu firme. Por exemplo, vários produtos do longa-metragem estrelado por Gal Gadot foram lançados, incluindo este Funko poderoso da linha Pop!. Exclusivo da New York Comic Con, que aconteceu de forma virtual neste ano, o brinquedo esteve disponível somente na livraria Barnes & Noble. Achar um desses disponível sai por uma bagatela!

Já imaginou ter essa belezinha na sua casa?

Família Dinossauro

NÃO É A MAMÃE! A série de comédia “Família Dinossauro”, sucesso na década de 1990, completa em abril de 2021 incríveis 30 anos. Pra já entrar no ritmo das comemorações, o projeto ganhou na prateleira da Funko um espaço especial para réplicas de personagens clássicos como Baby, Charlene, Robbie, Fran e Earl Sinclair. Dá ou não dá aquela nostalgia? O que mais deve fazer parte dessas comemorações, hein?

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Funko (@originalfunko)

TLC

Don’t go chasing waterfalls… Sim, também tivemos uma coleção especial homenageando o grupo TLC na linha “Pop Rocks!”. Chilli, Lisa Lopes e T-Boz foram eternizadas em seis pequenos colecionáveis, todos lindíssimos. A novidade chegou após muitos rumores e supostas artes conceituais vazadas. Já dá pra imaginar como as vendas foram um sucesso, né?

***

E aí, qual foi seu Funko Pop favorito deste ano?

voltando pra home