Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Getty Images
CANNES, FRANCE - MAY 25: Shakira attends the screening of "Elvis" during the 75th annual Cannes film festival at Palais des Festivals on May 25, 2022 in Cannes, France. (Photo by Gareth Cattermole/Getty Images)
Melhores de 2022

Shakira’s revenge: 10 momentos em que a cantora brilhou depois de se divorciar

LO SIENTO EN ESA MOTO YA NO ME MONTO!

O ano de 2022 reservou fortes emoções a todos nós, inclusive à estrela pop colombiana Shakira. Após viver durante onze anos uma história de amor com o jogador espanhol Gerard Piqué, ela colocou um ponto final na relação.

É claro que tendo sido este um dos casais mais midiáticos deste início de século (afinal de contas, a relação nasceu nos bastidores da Copa do Mundo de 2010, quando ambos viviam o auge de suas carreiras), o anúncio pegou muita gente de surpresa. Em poucos dias, suas vidas particulares estampavam uma centena de capas de revista.

Já sabendo que, em situações como essa, historicamente, mulheres recebem julgamento e atenção desproporcionais em relação a seus parceiros, tanto por parte da opinião pública, quanto da própria imprensa, a colombiana se viu no centro de um circo midiático — o que não soou para ela, que sempre foi bastante reservada em relação a suas questões íntimas, algo interessante.

Hips don't lie... but Pique does 💀 — shakiradaily: SHAKIRA & RAUW ALEJANDRO Te...

Ainda que tenha sido obrigada, por questões burocráticas, a se manter na Espanha, após o divórcio, o ícone deu a volta por cima e fez com que as especulações se transformassem, ao menos a maioria delas, em holofotes.

Pela primeira vez desde que nasceram os filhos Milan e Sasha, fruto de seu relacionamento com Piqué, a cantora voltou à ativa como nos velhos tempos. A agenda, literalmente, cantou!

Além de aceitar convites para estar em eventos mundiais, Shakira se dedicou à criação de um disco de inéditas, recebeu prêmios, estrelou campanhas de grife e ainda deu close na hora de assinar os papéis da separação.

O Papelpop te convida a relembrar todos os grandes momentos da artista ao longo deste ano — ocasiões que provam ser ela muito maior do que qualquer birra de ex.

“Prend la pose”!

Em maio, ainda não tinha se tornado pública a informação de que Shakira e Piqué haviam se divorciado. No entanto, como sempre faz ao viver momentos delicados, a cantora decidiu direcionar seus esforços para o trabalho. Acompanhada por um novo personal stylist, que deu uma repaginada em seu visual, ela topou dar um pulinho em Cannes, na França, onde acontece anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema do planeta.

No red carpet, pronta para a estreia da cinebiografia de Elvis Presley, de quem é declaradamente fã, a cantora brilhou ao usar um vestido clássico, em modelo tomara que caia e com um recorte em fenda na perna esquerda. A peça é uma criação do estilista Eli Mizrahi, responsável pela grife Mônot. Ela tem se tornado queridinha das estrelas nas premiações. Quando desceu de sua limusine, todos os olhares se voltaram para ela.

A mulher está um luxo!

Por falar em moda… foi também neste ano, em novembro, que ela se tornou garota propaganda da Burberry. Esta é uma das mais conceituadas casas de alta costura da atualidade e, embora já tivesse estampado campanhas de diversas marcas como Reebok, Pepsi e Nokia, Shakira nunca antes tinha sido escolhida para representar uma grife.

Intitulado “The Night Before”, o vídeo de apresentação traz a barranquillera usando trajes elegantes, com destaque para a mini bolsa Lola Bag — que custa cerca de R$ 10 mil. Nesta campanha, ela também divide os holofotes com outra estrela, o cantor nigeriano Burna Boy.

Botando pra fora!

Muito franca com o que sente e com as mensagens que escolhe transmitir aos fãs, Shakira decidiu voltar ao estúdio e rever seu próximo disco, que já estava pronto e chegaria às plataformas de streaming no primeiro semestre. Não tinha clima, não apenas pelo término, mas também pela tortuosa batalha judicial que encara diante do Ministério Público espanhol, que a acusa de sonegação. A cantora nega (mais adiante falamos sobre!).

O fato é que o dito álbum ganhou algumas modificações, entre elas músicas como “Te Felicito” e “Monotonía” — ambas românticas e um reflexo de seus pensamentos no presente. A primeira delas, uma colaboração com Rauw Alejandro, tem um viés mais reativo e expõe suas percepções a respeito da mudança de comportamento do então marido, que passou a tentar manipulá-la entre mentiras e ingratidão.

Já “Monotonía”, estreia mais recente, confere ao colega Ozuna a tarefa de analisar com mais ponderação os complexos motivos que fizeram o relacionamento fracassar. Embora soe mais pop do que nunca, sem repetir as fórmulas que a consagraram nos anos 1990, a cantora consegue trabalhar com honestidade os próprios sentimentos em composições que geram no ouvinte uma eficaz sensibilização. Quem nunca se sentiu traído, né?

Hablou mesmo!

E por falar em franqueza… ela foi questionada, em entrevista à revista ELLE, sobre como se sentia quanto ao fim de seu relacionamento. Muito elegante, a cantora foi categórica ao elencar pontos que a incomodavam naquele estágio das coisas, como a perseguição da imprensa a seus filhos.

À publicação, ela reconheceu que os anos em que se afastou dos Estados Unidos para criar a prole e dar apoio incondicional ao marido, em detrimento do foco total na própria carreira, foram “um sacrifício de amor”.

“É muito difícil falar sobre esse tema, pessoalmente, em especial porque esta é a primeira vez que abordo a situação em uma entrevista. Eu permaneci quieta e só tentei processar tudo. É difícil falar sobre isso porque ainda estou atravessando esse momento, e porque estou sob os olhos do público, porque nossa separação não é como uma separação normal. Tem sido complicado não só para mim, mas também para as crianças. Incrivelmente difícil. Tenho paparazzi acampando em frente à minha casa 24 horas por dia, 7 dias por semana. E não há um lugar onde eu possa me esconder deles com meus filhos, exceto na minha própria casa. Você sabe, não podemos dar um passeio no parque como uma família normal ou tomar um sorvete ou fazer qualquer atividade sem que os paparazzi nos sigam. Então é difícil. E tentei esconder a situação na frente dos meus filhos. Eu tento fazer isso e protegê-los, porque essa é a minha missão número um na vida. Mas aí eles ouvem coisas na escola de seus amigos ou se deparam com alguma notícia desagradável, ou leem alguma coisa online, e isso só os afeta, sabe?”.

A íntegra da conversa pode ser lida, em inglês, neste link.

Rainha do TikTok!

@shakira

#TeFelicito on @fallontonight #FallonTonight

♬ Te Felicito – Shakira & Rauw Alejandro

“Dancing With Myself”, programa encomendado pela NBC, não obteve tanto sucesso assim. No entanto, serviu pra mostrar que a artista anda cada vez mais conectada com a dinâmicas das redes — algo raro visto que ela atravessa gerações conseguindo não apenas se adaptar às novas demandas, mas também se manter no topo.

Foi assim que, divulgando o projeto, Shakira foi ao programa de Jimmy Fallon e foi desafiada a reproduzir no palco mesmo a coreografia do single “Te Felicito”. Ela arrasou e fez com que a dança viralizasse horas depois. Mais recentemente, a bachata de “Monotonía” também voltou a conquistar o TikTok com um vídeo poderosíssimo em que a musa aparece dançando com seu instrutor.

Batalha de milhões!

Aqui ela deu o nome! No dia em que foi assinar os papéis que oficializaram seu divórcio e a situação da guarda dos filhos Milan e Sasha, Shakira se apresentou à corte de Barcelona usando um par de óculos escuros e um casaco Burberry (garota propaganda mesmo!).

Sem falar com os veículos de comunicação que a aguardavam, ela entrou por uma porta oposta à do ex-marido e se restringiu a acenar para os fãs que a aguardavam. Elegante e colocando seus interesses em primeiro lugar, a cantora mostrou que é, definitivamente, uma mulher que não sai de casa pra perder.
Sororidade!

Ainda que sua atuação com o trabalho filantrópico nunca tenha sido interrompida, fazia muito tempo desde que Shakira não se posicionava publicamente a respeito de questões socioculturais. Em 2022, ela usou sua conta no Twitter para lamentar uma onda de protestos organizados por mulheres que lutam por liberdade, inclusive, de se despirem do véu islâmico.

Desde a revolução de 1979, leis rigorosas as proíbem de se manifestar. Neste ano, a estudante Masha Amini foi assassinada pelas autoridades por estar com apenas alguns fios de cabelo à mostra – tendo sido o estopim da revolta.

“Meu coração está com a família de Mahsa Amini e com as mulheres e alunas do Irã e todos aqueles que lutam pela liberdade de expressão”, escreveu.

Meu querido, eu sou compositora!

Parece que já fizemos uma retrospectiva suficiente, né? Mas em 2022, Shakira foi a Londres receber o “Special International Award”, troféu conferido pelo instituto Ivors Academy, órgão comercial independente que se dedica a apoiar compositores e compositoras no Reino Unido. O prêmio buscou reconhecer suas contribuições à música a partir da tarefa de compositora.

“Shakira, Shakira! Tão boa compositora que a nomearam duas vezes. Ou pelo menos Wyclef Jean a nomeou, quando ele se uniu a um dos maiores sucessos internacionais de todos os tempos, Hips Don’t Lie. A influência e o sucesso de Shakira finalmente abriram caminho para a geração Despacito da música latina conquistar o mundo, mas são suas músicas que realmente garantiram seu próprio legado”, disse a organização, em nota.

“Em pouco tempo, ela já conquistou o dobro da maioria das carreiras, com a perspectiva de muito mais por vir. Os fatos, como os quadris, não mentem”. O troféu foi entregue pelas mãos do super premiado Nile Rodgers, que já trabalhou com nomes como Madonna e Michael Jackson — o que só destaca a importância de seu trabalho a nível interno, quanto para os milhões de fãs que, mundo afora, se sentem inspirados.

Waka Waka na Maré

Embora a Copa do Mundo da África, realizado em 2010, tenha ficado para trás, o sucesso de “Waka Waka (This Time For Africa)” segue invicto. No início de dezembro, enquanto rolava a Copa do Qatar, o digital influencer brasileiro Raphael Vicente convocou a comunidade do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, pra fazer uma releitura do videoclipe original.

Com batidas ainda mais intensas e nova coreografia, ele arrasou ao ponto de chamar a atenção da musa latina. Em seu perfil nas redes sociais, Shakira não apenas repostou o material, reafirmando a paixão que sente pelo Brasil, como também o convidou pra dançar com ela numa futura apresentação.

Vamos cobrar, hein? Não dava pra esperar menos de alguém que, além de ser a número 1, ainda mantém os pés no chão, sempre pronta pra dar um abraço nos fãs.

Que ano a mulher teve, né? Agora vamos aguardar pra ver o que dona Shak tem mais a falar, bombar e cantar em 2023. Queremos tudo!

voltando pra home