Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução/Instagram; Reprodução/X; Dri Spaca/Papelpop)
(Foto: Reprodução/Instagram; Reprodução/X; Dri Spaca/Papelpop)
música

CEO da T4F pede desculpas após morte de Ana Clara Benevides em show de Taylor Swift

Na manhã desta quinta-feira (23), a T4F se comunicou com o público, por meio do CEO Serafim Abreu, sobre a caótica passagem de Taylor Swift pelo Brasil com a “The Eras Tour“.

O Rio de Janeiro recebeu os shows da cantora norte-americana no último fim de semana, e foi marcado por morte de uma fã de 23 anos chamada Ana Clara Benevides, calor absurdo, arrastões, adiamento de apresentação e mais.

O executivo contou, na publicação, que a empresa deveria ter criado áreas de sombra nas zonas externas no estádio do Engenhão, no Rio, e alterado o horário dos shows da cantora para cuidar das grandes temperaturas que acometeram a cidade.

Abreu chegou a dizer que a empresa liberou a entrada de garrafas de água após o falecimento de Ana. No entanto, a medida foi imposta pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, na manhã do último sábado (18), e a companhia apenas cumpriu com a obrigação de uma autoridade.

Serafim afirmou, no conteúdo, que é a primeira vez em 40 anos de empresa que uma morte aconteceu em um evento da produtora.

O CEO pediu desculpas “a todos que não tiveram a melhor experiência possível” nos shows e pela demora em se manifestar publicamente.

O vídeo foi publicado um dia após a Delegacia do Consumidor do Rio de Janeiro abrir um inquérito para apurar a conduta dos organizadores do show de Taylor Swift no Brasil.

A leitura pausada do executivo chamou atenção do X (o antigo Twitter), e muitos internautas comentaram sobre a habilidade dele de ler textos no vídeo.

Assista ao vídeo abaixo:

Ana Clara Benevides faleceu na sexta-feira (17), após sofrer parada cardiorrespiratória no estádio Nilton Santos, o Engenhão, durante apresentação de estreia de Taylor Swift no Brasil.

Na madrugada do sábado (18), a cantora chegou a postar uma carta em seu Instagram lamentando o ocorrido e afirmou que não falaria sobre o tópico no palco. E de fato não falou: nenhuma menção a morte de Ana foi feita nos dois shows subsequentes.

No show de domingo (19), Swift usou o momento surpresa do show para cantar a linda “Bigger Than the Whole Sky”, do álbum “Midnights” (2022).

Rapidamente, os fãs criaram uma teoria de que a cantora escolheu a faixa como homenagem à fã morta, pela música falar sobre luto e despedidas.

O segundo show, marcado previamente para sábado (18), foi adiado para segunda-feira (20), faltando menos de 2 horas para a apresentação de Swift começar. A maioria esmagadora dos fãs já aguardavam a estrela no calor da capital carioca.

***

Leia íntegra do comunicado da produtora T4F sobre a passagem de Taylor Swift pelo Rio:

A Time For Fun tem uma experiência de mais de 40 anos produzindo entretenimento ao vivo, com produções de grande porte, no Brasil e na América do Sul. Nesse tempo, recebemos mais de 50 milhões de pessoas em mais de 20 mil eventos realizados. A preocupação e o compromisso de toda a equipe da T4F é sempre o de entregar a melhor experiência para o público que recebemos, de forma segura e confortável. Para atingir esse objetivo, nossa equipe trabalha com as melhores práticas do setor de eventos em todo o mundo, bem como segue à risca as determinações das autoridades em cada um dos locais onde opera.

Todos, porém, estamos sujeitos a intempéries, e toda melhor prática pode ser sempre aperfeiçoada. No final de semana em que a T4F realizou os três shows da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, no Estádio Nilton Santos, a capital carioca registrou a maior temperatura do ano, bem como a maior sensação térmica da série histórica, em uma situação sem precedentes. Segundo o Alerta Rio, sistema de monitoramento climático da Prefeitura, no dia 18/nov, sábado, a temperatura na cidade chegou a 43,8ºC, com sensação de 59,7ºC. Isso ocasionou um alto volume de queixas pelo público e ocorrências durante a apresentação do
dia 17/nov, sexta-feira, bem como o adiamento da apresentação do dia 18/nov.

O aumento das temperaturas causado pelas mudanças climáticas é uma realidade. Após o último final de semana, fizemos uma reavaliação de nossas práticas e protocolos para incorporar os aprendizados que tivemos, com foco na execução de eventos em um
ambiente de temperaturas extremas. Alguns exemplos são a criação de novas ilhas de distribuição de água gratuita (que sempre esteve disponível), proporcionar sempre que possível mais locais de sombra dentro e fora do estádio e iniciar os shows em horários mais tardios, respeitando a legislação local, a exemplo do que fizemos no domingo (19/nov) e na segunda-feira (20/nov), entre outras medidas.

Além disso, entendemos que todo o setor de eventos precisa repensar o modelo diante dessa nova realidade climática, com o necessário envolvimento das autoridades competentes – a entrada de garrafas de água plásticas flexíveis em estádios era vedada por determinação oficial, por exemplo, e foi liberada apenas após os episódios do último final de semana. Temos o compromisso de participar dessa discussão e de contribuir para que possamos todos melhorar as práticas da indústria como um todo.

Nada disso, porém, muda o fato de que, pela primeira vez em mais de 40 anos de atuação, registramos uma fatalidade em um evento organizado pela T4F. Estamos absolutamente desolados com a perda da jovem Ana Clara, mesmo com o pronto atendimento e todos os esforços realizados pelas equipes médicas do evento e, depois, no hospital. Desde o ocorrido, nos colocamos à disposição de membros da família para prestar a assistência que fosse necessária, e fomos orientados por eles a manter conversas com o advogado que os representam, com quem seguimos em contato. Entendemos a profunda dor dessa perda irreparável, respeitamos a privacidade da família e reforçamos a disposição da T4F em colaborar tanto com a família quanto com as autoridades responsáveis, que ainda estão trabalhando para determinar a causa do falecimento. O conforto, a segurança e o bem-estar de nossos consumidores e colaboradores são, sempre, as nossas prioridades.

Em relação aos eventos no Rio de Janeiro, pedimos desculpas aos fãs que não tiveram a melhor experiência possível. Àqueles que não puderam usar os seus ingressos na apresentação adiada, pedimos que nos procurem pelos canais de atendimento até o dia 20 de dezembro, para que possamos proceder ao reembolso, caso não tenha acessado o show, que será realizado respeitando a modalidade de pagamento utilizada pelo consumidor no ato da aquisição do ingresso.

Aos fãs que estarão nos shows em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, queremos assegurar que estamos trabalhando sem descanso para proporcionar uma experiência emocionante e inesquecível. Vamos manter o reforço da nossa operação, com
maior número de pontos de distribuição de água, além de contar com bebedouros do estádio. Ampliamos nossas equipes de apoio para orientação ao público e cobertura médica.

Lembramos ainda que é permitida a entrada com copos de água descartáveis ou garrafas plásticas flexíveis, sempre lacrados, e alimentos industrializados também lacrados. Para este final de semana a previsão é de chuva, com temperaturas mais baixas. Nossa equipe está monitorando a previsão do tempo e fará atualizações pelas nossas redes, caso
necessário.

Como já dissemos, nosso objetivo é sempre o de entregar a melhor experiência para o público que recebemos. Este é o nosso compromisso.

T4F – 23/11/2023 

voltando pra home