Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Denise Ricardo / Divulgação)
(Foto: Denise Ricardo / Divulgação)
música

Elza Soares: último show da Voz do Milênio terá exibição; saiba onde

O último show realizado por Elza Soares em vida, gravado no Theatro Municipal de São Paulo dias antes de sua morte, será exibido como um especial do canal TNT e da plataforma HBO Max. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27).

O filme, que chega às telas no dia 5 de novembro, às 20h30, também integrou um dia antes a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Integram a gravação, além da apresentação, depoimentos de grandes amigos.

Gravado nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022 na icônica casa de artes paulistana, o registro em áudio já tinha sido liberado em disco meses em 13 de maio do mesmo ano, data simbólica por ser Dia de Preto Velho na umbanda e também de resistência ao racismo e abusos cometidos em mais de 300 anos de escravidão no Brasil.

No repertório, Elza repassa seus 91 anos, mais de 70 deles dedicados à música, em uma seleção de 15 faixas que conta as passagens de sua vida e sua visão do mundo. São destaques as faixas “Meu Guri”, “A Carne”, “Maria de Vila Matilde” e “Mulher do Fim do Mundo” – todas constituintes de uma das maiores e mais imponentes discografias da história.

“O processo todo foi uma imersão muito grande na vida dela. Elza foi o acontecimento da minha vida. Procurei conviver com ela, li toda sua biografia, pesquisei histórias que estão fora da internet com pessoas próximas à Rainha”, conta o diretor e roteirista, Cassius Ricardo.

“Quem me apresentou Elza foi Zé Ricardo, outro genial artista do mundo musical, que me trouxe muitas histórias de amor com ela. Então, há um estudo minucioso para refletir a convergência entre a estrutura harmônica e as imagens, a ordenação das músicas e dos instrumentos com a fotografia e a montagem do filme. Fiquei três meses na edição e finalização, convivendo diariamente com Elza, após a sua partida. Foi doloroso e, ao mesmo tempo, uma explosão de amor por ela. Por isso, a montagem desse filme traz uma linguagem simbiótica entre o roteiro criado um ano antes do espetáculo e a outra parte criada depois dele, quando fomos atrás dessas conversas tão lindas e íntimas da Rainha, como a que ela teve com Paulo Gustavo”.

Para ouvir e se preparar até lá, basta dar play!

voltando pra home