Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Matuê revela influências de novo disco e conta que projeto será “dedicatória aos fãs”

música
Rapper durante show no The Town 2023. (Foto: Felipe Vieira/@fredinhonml/Divulgação)
Rapper durante show no The Town 2023. (Foto: Felipe Vieira/@fredinhonml/Divulgação)

Matuê foi uma das atrações do palco The One, na tarde do último domingo (3) do festival The Town, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Após show quente, recheado de hits e com homenagem a avó, o rapper nordestino conversou com o Papelpop sobre a quantas anda o processo criativo do disco “333”, já anunciado pelo artista como o sucessor do estrondoso “Máquina do Tempo” (2020).

“Quando eu entro no estúdio, sou muito livre em termos de experimentação. Vou ali fazendo meus experimentos musicais, trabalhando instrumentais e gravando temas e vozes em cima. Nunca sei qual será o fim. São resultados inéditos — por mais que eu tenha certas inspirações.”

Quem acompanha o rapper nas redes sociais notou que, por mais de uma vez, o artista de Fortaleza compartilhou discos de vinil do DJ e produtor irlandês de música eletrônica Aphex Twin — especialmente o álbum “Selected Ambient Works 85-92”, de 1992.

Perguntamos, então, se o novo projeto de ‘Tuê’ terá influência no trabalho de Twin:

“Além da música eletrônica como você citou, [me inspiro em] rock indie, rock alternativo, muita coisa do reggae e coisas que as pessoas nem fazem ideia que eu escuto. Já arrisquei trazer essa influência e deu muito certo, como em “Lugar Distante”— que, na época que gravei, não sabia se daria certo”

Quando questionado se poderia dar spoilers concretos do novo disco, Matuê escolheu revelar o teor do trabalho — e contou que este será uma espécie de dedicatória para quem lhe ouve.

“O que tem saído do estúdio? Quero ver se tem algum spoiler que eu queira contar, que seja interessante para as pessoas… [pensativo] Acho que posso falar mais sobre o tema. Foquei na lírica nesse álbum. Não necessariamente uma lírica complexa, mas algo que carregue uma mensagem positiva e significativa para quem me ouve. Fiz músicas ali que fossem dedicatórias para meus fãs, no estilo: ‘Toma isso de presente, para você enfrentar X situação. Talvez faça diferença para sua vida para te salvar e te ajudar nesse momento’.”

Procurada pela redação, a assessoria de imprensa do artista afirmou que a previsão de lançamento do disco novo é para este ano, sem um mês divulgado — até o momento.

O último projeto dele foi “Máquina do Tempo”, estrondoso sucesso lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19.

À época do lançamento, Matuê bateu o recorde que era de Anitta, com o álbum “Kisses“, ao colocar seis das sete faixas do projeto direto no Top 10 do Spotify Brasil.

Em julho de 2022, o disco atingiu o feito de ser o primeiro do rap nacional a ter cinco músicas com mais de 100 milhões de streams na plataforma de música.

voltando pra home