Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
deu no feed

Jão explora sentimentos, desabafa vivências e surge sem filtro em “SUPER”, quarto álbum de estúdio

Há 1823 dias, éramos apresentados ao primeiro capítulo de uma sequência de quatro LPs — “Lobos, “Anti-Herói” e “Pirata” —, idealizados e criados por Jão.

De “Vou Morrer Sozinho” a “Idiota”, o cantor nos convidou a embarcar pelo potencial de uma nova voz, vinda do interior de São Paulo, que se tornou um dos maiores nomes da música pop nacional nos dias de hoje.

Histórias, amores, composições, o entendimento da bissexualidade, clipes com superproduções e narrativas bem atuais culminaram na noite desta segunda-feira (14), no qual nos é apresentado o capítulo final de uma história de um artista no auge dos 28 anos.

(Foto: Adriana Spaca/Papelpop)

(Foto: Adriana Spaca/Papelpop)

“SUPER”, o quarto disco da carreira de Jão, é o resultado de um caminho de autoconhecimento, amor-próprio, sexualidade e resultados incanceláveis, mas alcançados com muita autenticidade e trabalho. Um encontro de sonoridades, citações e respostas, apresentados em um disco “pop” com 14 faixas.

Dividido em lado A e B, o artista se mostra com um turbilhão de emoções, histórias e lembranças que carregou até aqui. “SUPER” é uma caminhada. Ele acompanha um enredo com uma nova perspectiva — mais madura e ambiciosa — sobre a forma como Jão enxerga as suas experiências.

Audição coletiva de "Super", em São Paulo. (Foto: Iris Alves/Divulgação)

Audição coletiva de “Super”, em São Paulo. (Foto: Iris Alves/Divulgação)

Nas primeiras sete faixas, Jão versa sobre sexo, bissexualidade, tesão e sentimentos intensos, com letras honestas e certeiras. As sete derradeiras trazem músicas que soam como desabafos intensos, que flertam com projetos anteriores do próprio artista.

Além disso, ambos os lados possuem sonoridades diferentes — indo do pop à MPB, com batidas mais românticas e calmas.

O lado A, principalmente, traz algo distinto do que ele geralmente apresentou em seus trabalhos anteriores. O que pode ser uma estratégia perigosa, deixando a sensação de “vão amar ou odiar”, mas necessário e curioso para encerrar esse ciclo de cinco anos.

Trecho da canção “Escorpião”, tocada pela primeira vez na audição de “SUPER” em São Paulo (Foto: Adriana Spaca/Papelpop)

Este é o trabalho de maior mudança do artista, no que tange composições. Faixas como “Gameboy”, “Me Lambe” e “Lábia” mostram um lado mais sem filtro e sem vergonha do compositor.

As canções “Eu Posso Ser Como Você” e “Escorpião” trazem uma persona vingativa e dona de si. É possível imaginar, ainda, que faixas como estas embalarão grandes momentos ao vivo, pois crescerão em arenas e estádios.

“Sinais” (com um dos melhores instrumentais do álbum), “Julho”, “Maria”, “Alinhamento Linear”, “Locadora” e “Rádio” fecham o projeto de forma coesa e direta. Ao ouvir, é perceptível o clássico som de “Jão”, mas, desta vez, com um toque maduro, confiante e seguro de si — até então, inéditos.

Ouça “SUPER”, de Jão:

***

A “SUPER Turnê” está com data marcada para estrear em São Paulo, no dia 20 de janeiro de 2024, no Allianz Park. Sua próxima turnê nacional, em parceria com a empresa 30e, receberá um investimento milionário em experiência, cenografia e conteúdo, além de passar por pelo menos 15 cidades brasileiras em estádios e arenas, incluindo Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

*O repórter ouviu o projeto na audição coletiva de Jão no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 13 de agosto.

voltando pra home