Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Jão rodou o Brasil em 2022 com sua turnê de sucesso "Pirata". (Foto: Breno Galtier/Divulgação)
Melhores de 2022

Com a turnê “Pirata”, Jão ancora os pés como o grande nome do pop nacional e atrai um mar de fãs

Jão é o príncipe do pop no Brasil e eu posso provar. Ou melhor, ele já provou isso após o sucesso incontestável de sua última turnê, “Pirata”. Foi assim que o artista se consagrou entre os nomes mais bem sucedidos da música nacional, conquistando o que muitos cantores de sua geração sonham em ter: DEMANDA!

Com o álbum homônimo a turnê, lançado em 2021, o artista apresentou os singles “Pirata”, “Não Te Amo” e “Idiota”, hit que dominou as redes sociais e ganhou um divertido clipe. Este é o terceiro disco da carreira do artista, que já lançou “Lobos”, de 2018, e “Anti-Herói”, de 2019.

Dirigido por Pedro Tófani, a obra oferece inúmeras referências, como a “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), “Titanic” (1997), “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999), “Homem-Aranha” (2002), “Brokeback Mountain” (2005), Ayrton Senna e Xuxa…Tudo isso, para criar a vibe romântica da canção.

Lembrou? Reveja com a gente!

É nítido o cuidado de Jão com o audiovisual em seus trabalhos, mas a estética musical do artista vai muito além de clipes. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais o hitmaker tenha atraído fãs tão fiéis. O cantor tem investido em um conceito que acompanha todo o trabalho de divulgação do disco, desde a capa, videoclipes, figurinos, performances ao vivo e, é claro, sua turnê.

Tudo isso pôde ser conferido em vários estados do Brasil, já que os shows dessa nova era, rodou o país, desde março deste ano, esgotando a maioria das datas por onde passava. Além disso, quem esteve presente ou acompanhou as transmissões do Lollapalooza Brasil 2022 e do Palco Sunset, no Rock In Rio 2022, pode conferir o magnetismo de cantor no palco e entender um pouco desse fenômeno.

Em meio a era dos streamings, conseguir converter os números nas plataformas em espectadores reais, que pagam para estar em um show, não é tarefa fácil. Porém, Jão surge fora da curva. Para o músico fazer grandes shows tem se tornado cada vez mais natural.

Jão durante o show gratuito em SP que fechou a turnê "Pirata". (Foto: Breno Galtier/Divulgação)

Jão durante o show gratuito em SP que fechou a turnê “Pirata”. (Foto: Breno Galtier/Divulgação)

Para se ter uma ideia a maioria dos shows desta turnê tiveram seus ingressos esgotados. Em São Paulo, o artista subiu ao palco do Espaço Unimed (antigo Espaço das Américas) por SEIS vezes, sendo todas elas com sua capacidade máxima de entradas vendidas. É ou não é puro poder?

De acordo com a assessoria de imprensa do artista, a U.F.O Sounds, empresa que comanda a carreira do artista, os shows da turnê “Pirata” faturaram mais de R$ 30 milhões e tiveram mais de 250 mil pagantes, até meados de outubro deste ano. Com tanto sucesso assim, o que fazer para coroar de vez 2022?

Bom, Jão nos deu a resposta: um supershow gratuito para 50 mil pessoas, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Apesar de não ter sido necessário efetuar pagamento pelos ingressos, de acordo com o QG do artista, era preciso retirar os tickets para garantir entrada.

Sendo assim, logo nos primeiros minutos da liberação o site de reservas recebeu mais de 500 mil usuários. A situação gerou uma forte instabilidade nos servidores e foi necessário interromper a distribuição temporariamente. Uma nova data e horário foram anunciados, posteriormente. Monas, hitou, né?

Com transmissão do TikTok, a apresentação foi um sucesso de encher os olhos. Com direito a música inédita, o show contou com um mar de gente fazendo um lindo coro para todas as faixas do artista, que também soltou a voz em “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. Inclusive, essa é outra característica especial do artista — que reverencia a lenda Cazuza sempre que pode. Ele sabe e faz questão de reverenciar os que vieram antes. O músico bebe da fonte, mas atribui sua personalidade em absolutamente tudo.


Confira a música inédita cantada por ele durante o show:

É como se Jão olhasse para o passado e entendesse que a música que ele que faz hoje é a continuação dessa cena cultural que começou há muitos anos, e segue sendo tão atacada no Brasil. É entrega em cada nota. Verdade em cada poesia. Talvez isso também explique o fascínio dos seus fãs.

Talvez, tudo isso, explique como o pirata tem conseguido navegar contra a maré imediatista dos tempos atuais e justifique como o jovem cantor vem construindo um espaço sólido na cultura pop nacional.

Jão durante o show gratuito em SP que fechou a turnê "Pirata". (Foto: Breno Galtier/Divulgação)

Jão durante o show gratuito em SP que fechou a turnê “Pirata”. (Foto: Breno Galtier/Divulgação)

Ele, inclusive, parece já estar pronto para navegar por outros mares. Afinal, o artista indicado ao Grammy Latino anunciou que sua próxima turnê já tem data marcada e que a apresentação em São Paulo será no Allianz Parque, estádio com capacidade para 45 mil pessoas.

E aí, você foi a algum show da turnê “Pirata”? Já está ansioso para a nova era do cantor?

voltando pra home