Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura)
Chico Caruso, irmão gêmeo de Paulo Caruso, abrirá a sequência de rodízios de cartunistas no programa. (Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura)
televisão

Roda Viva, da TV Cultura, fará rodízio de cartunistas após morte de Paulo Caruso

O “Roda Viva“, da TV Cultura, promoverá, a partir do programa da próxima segunda-feira (13), um rodízio de cartunistas a cada edição do semanal, ocupando a cadeira de Paulo Caruso.

Um dos maiores cartunistas, chargistas e caricaturistas do país faleceu no último sábado (4), aos 73 anos. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o artista estava internado no Hospital Nove de Julho, há cerca de um mês, tratando complicações decorrentes de um câncer no intestino.

A ideia do programa mais tradicional de entrevistas do Brasil, comandado atualmente pela jornalista Vera Magalhães, a proposta é, semanalmente, trazer novos olhares com diversidade de gênero e raça, contemplando vertentes do traço e mesclando nomes já consagrados com iniciantes no mundo da charge e da caricatura.

“O que o Caruso fazia no Roda é único e não é imitável. A agilidade com que ele traduzia as entrevistas em desenho, as conexões políticas que fazia, as referências históricas que brotavam instantaneamente no traço são características únicas, que ele eternizou como linguagem que foi a cara do programa nesses 36 anos” — Vera Magalhães

O primeiro convidado para testar o novo formato será Chico Caruso, irmão gêmeo de Paulo e seu parceiro nas artes visuais.

A vida de Paulo Caruso é um longo desenho

Paulo José de Hespanha Caruso nasceu em 1949, irmão gêmeo do também caricaturista Chico Caruso. Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) em 1976, mas não seguiu a carreira, pois sua paixão eram os cartuns.

Ele iniciou-se como chargista ainda na década de 1960, no Diário Popular. Chegou a colaborar com O Pasquim, assim como os gigantes Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo, nos anos de 1970. Depois, inaugurou colunas de humor em revistas, fazendo circular caricaturas de personalidades brasileiras.

Em seu trabalho também estavam momentos da história política do Brasil, sintetizados com sátira e humor. Por sua habilidade, Paulo Caruso recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o de Melhor Desenhista, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Atualmente, o cartunista paulistano desenhava ao vivo no “Roda Viva”, tradicional programa exibido na TV Cultura.

voltando pra home