Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Divulgação / 20th Century Studios
Divulgação / 20th Century Studios
Melhores de 2022

O TERROR VOLTOU! Listamos 10 dos filmes mais comentados do gênero em 2022

Todos os anos, uma enxurrada de filmes de terror chega aos cinemas, com alguns poucos conseguindo realmente de destacar dentre tantas produções cinematográficas bem-sucedidas.

Como exemplo destes pontos fora da curva, temos obras como “Hereditário” (2018) e “Mindsommar” (2019), de Ari Aster, “Corra!” (2017) e “Nós” (2019), ambos de Jordan Peele, os filmes do Universo Invocação do Mal, entre outros.

Em 2022, porém, pudemos observar o ressurgimento do gênero no mainstream, com diversas produções relevantes que chamaram a atenção tanto da crítica quanto do público.

Com longas de diretores conhecidos e estreantes, de grandes estúdios e feitos para o streaming, de franquias clássicas e que estão surgindo agora, os fãs de terror podem se orgulhar.

Se perdeu no meio de tantos lançamentos? Não se preocupe! O Papelpop listou 10 dos filmes de terror que não saíram da boca do povo em 2022, então junta a galera, pega a pipoca e vamos lá!

1 – “O Telefone Preto”, de Scott Derrickson

Estrelado por Ethan Hawke, sob a direção de Scott Derrickson, “O Telefone Preto” é, sem dúvidas, uma das produções mais bem-sucedidas da lista.

Adaptação do conto homônimo de Joe Hill, filho de Stephen King, o filme da Universal Pictures em parceria com a Blumhouse Productions acompanha Finney Shaw (Mason Thames), um garoto de 13 anos que é sequestrado por um serial killer (Hawke).

Preso em um porão, tudo muda quando um antigo telefone preto desconectado que havia no local começa a tocar para o jovem, que passa a receber a ajuda dos espíritos de crianças que foram assassinadas pelo psicopata.

2 – “Não! Não olhe!”, de Jordan Peele

Já citado anteriormente, o ator e cineasta Jordan Peele é a mente por trás de dois dos filmes de terror mais aclamados da última década, tendo sido o primeiro negro a receber o Oscar de Melhor Roteiro Original, por “Corra!” (2017).

Tido como o responsável por revolucionar o gênero ao criar tramas envolventes que mesclam o horror com problemáticas sociais e raciais, em “Não! Não Olhe!“, o diretor eleva a sua criatividade a um novo patamar.

No longa, dois irmãos, interpretados por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, são donos de um rancho em uma pequena cidade dos Estados Unidos, que começa a ser palco de estranhos eventos envolvendo a aparição de discos voadores, objetos metálicos caindo do céu e animais se comportando de forma agressiva.

3 – “Sorria”, de Parker Finn

Concebido pelo estreante Parker Finn, “Sorria” conquistou a crítica especializada ao mergulhar de cabeça no terror psicológico, acertando na capacidade de deixar os espectadores mexidos com a forma que a história e a parte técnica fazem com que as questões mentais e alucinações tenham sido muito bem ilustradas.

A produção acompanha a Dra. Rose Cotter (Sosie Bacon), especializada em distúrbios mentais, que passa por uma experiência traumatizante e começa a enxergar pessoas sorrindo para ela. Porém, definitivamente não é de uma forma animada e contagiante. É um sorriso que te dá arrepios e parece desejar sua morte. O que você faria?

4 – “Morte Morte Morte”, de Halina Reijn

É um fato que o A24 vem aumentando ainda mais o seu status como um dos grades estúdios de cinema da atualidade. Casa de “Hereditário” e “Mindsommar”, já citados anteriormente, em 2022 eles lançaram ainda grandes sucessos de crítica e público, como “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” e “X – A Marca da Morte” (que ainda vai aparecer aqui na lista!).

Dentre os lançamentos deste ano está o slasher “Morte Morte Morte“, de Halina Reijn, que mistura comédia e horror em uma crítica à geração Z e sua forma de lidar com relações sociais. A produção acompanha um grupo de amigos jogando o chamado “Bodies bodies bodies” em uma mansão. Os jovens se dividem em assassinos e vítimas no jogo, mas se surpreendem ao descobrir que um deles realmente é um assassino.

5 – “Órfã 2: A Origem”, de William Brent Bell

Treze anos depois de “A Órfã” (2009), Isabelle Fuhrman volta à pele da macabra Leena Klammer, uma mulher adulta que se passa pela criança Esther, dessa vez para mostrar a personagem aterrorizando mais uma família, antes dos eventos do longa original.

Com direção de William Brent Bell, “Orfã 2: A Origem” mostra o momento em que a assassina foge de um instituto psiquiátrico na Estônia, chegando à América do Norte, onde se passa pela filha desaparecida do casal Allen e Tricia Albright, vividos por Rossif Sutherland e Julia Stiles.

6 – “X – A Marca da Morte”, de Ti West

Um dos dos lançamentos mais queridos pelos fãs de terror em 2022, “X – A Marca da Morte” é estrelado por nomes como Mia Goth e Jenna Ortega e traz o cineasta Ti West de volta para suas origens, reformulando a fórmula clássica de filmes slasher. Se passando no final dos anos 70, a produção acompanha um grupo de jovens que se hospeda em uma fazenda no interior do Texas, nos Estados Unidos, para gravar um filme adulto.

Porém, quando o casal de idosos donos da propriedade descobrem seus reais objetivos, eles precisam lutar pelas suas vidas. O sucesso foi tanto que que a franquia “X” ganhou uma sequência independente, “Pearl“, também em 2022 (ainda sem data para chegar ao Brasil, infelizmente), que funciona como uma prequela de seu antecessor, e já tem uma terceira parte, intitulada “MaXXXine“, em desenvolvimento.

7 – “Noites brutais”, de Zach Cregger

Provavelmente o filme mais aclamado da lista, “Noites Brutais“, também conhecido como “Barbarian”, seu nome original, surpreendeu o público e a crítica com seu roteiro inovador, que não se sustenta apenas nas cenas de violência explícita.

Primeiro longa de Zach Cregger atuando sozinho como diretor (tendo também escrito o roteiro), a produção apresenta Tess Marshall (Georgina Campbell), que aluga uma casa no subúrbio de Detroit, nos Estados Unidos,  através de um aplicativo.

Contudo, o imóvel já estava ocupado por Keith Toshko (Bill Skarsgård). Sem ter para onde ir e com uma tempestade se aproximando, ela decide ficar no local, fazendo o público descobrir o verdadeiro significado do título.

8 – “Halloween Ends”, de David Gordon Green

Sim, mais um! 13º filme da clássica franquia “Halloween”, como o nome indica, “Halloween Ends” promete colocar um ponto final na história de Michael Meyers (Nick Castle) e Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), única sobrevivente do massacre de “Halloween” (1978).

Sequência direta de de “Halloween Kills” (2021), o capítulo final apresenta o último embate entre o assassino e Laurie, que, traumatizada, conta com a ajuda da neta Allyson (Andi Matichak). A direção ficou por conta de David Gordon Green, que também co-escreveu o roteiro.

9 – “Fresh”, de Mimi Cave

Chegando no comecinho do ano, “Fresh” agradou o público e a crítica especializada ao introduzir uma atmosfera assustadora no que parecia uma clássica comédia romântica.

Estrelado por Sebastian Stan e Daisy Edgar-Jones, sob a direção de Mimi Cave, o longa acompanha Noa, uma jovem cansada de como os relacionamentos amorosos funcionam atualmente.

Após conhecer o sedutor Steve, ela começa a se entregar cada vez mais ao romance entre eles, só para, logo depois de aceitar passar um fim de semana com ele, descobrir que o rapaz não é exatamente a pessoa que aparenta.

10 – “Pânico 5”, de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett

25 anos após o primeiro filme da franquia, “Pânico” mostrou em seu quinto capítulo, dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que ainda é um universo repleto de possibilidades. De volta a Woodsboro, um novo assassino usa a máscara do Ghostface para aterrorizar uma nova geração de adolescentes da cidade, que serão os rostos da franquia a partir daqui, com nomes como Jenna Ortega e Jack Quaid.

Para ajudar os jovens, Neve Campbell, Courtney Cox e David Arquette também retornam a Woodsboro como os saudosos Sidney Prescott, Gale Weathers e Dewey Riley. Sucesso de crítica e público, a sexta sequência da saga já está em desenvolvimento, com estreia marcada para 10 de março do ano que vem.

voltando pra home