cinema

Número de filmes dirigidos por mulheres atinge recorde em 2020, diz pesquisa

Neste sábado (02), a revista Variety divulgou um estudo da Universidade Estadual de San Diego (EUA) o qual afirma que o número de filmes dirigidos por mulheres atingiu um recorde em 2020.

O Centro Para Estudo de Mulheres na Televisão e no Cinema revelou que 16% dos diretores responsáveis pelos 100 filmes mais rentáveis do ano são do sexo feminino. Mesmo com diversos longas dirigidos por mulheres sendo adiados para 2021, como “Os Eternos“, de Chloé Zhao, e “Viúva Negra“, de Cate Shortland, o número cresceu em comparação ao ano passado, quando as diretoras representaram 12%.

Porém, a taxa ainda é baixa quando analisamos outros cargos por trás das câmeras, como produção (28%), produção executiva (21%), cinematografia (3%), edição (18%) e roteiro (12%). As três primeiras categorias tiveram crescimento em relação a 2019, mas as editoras e roteiristas diminuíram 8 e 5 pontos percentuais respectivamente.

O estudo também mostrou que tais cargos são mais facilmente ocupados por mulheres quando os filmes são dirigidos por elas. Em longas com diretoras, mais da metade (53%) das roteiristas também são mulheres, enquanto, em longas dirigidos por homens, esse número cai para 8%.

Mesmo com o aumento de diretoras nos filmes mais rentáveis, a maioria dos longas (67%) empregou apenas de 0 e 4 mulheres em todos os cargos de produção. Em comparação, 70% dos lançamentos teve 10 ou mais homens nas mesmas posições.

“A boa notícia é que agora temos dois anos consecutivos de crescimento das mulheres na direção. Isso quebra um padrão histórico de que os números aumentam em um ano e diminuem no seguinte. A notícia ruim é que quase 80% dos filmes mais famosos não têm uma mulher encabeçando. Essa desigualdade é assustadora”, disse a Dr. Martha Lauzen, diretora do centro de estudos.

Por conta da pandemia de Covid-19, diversos cinemas fecharam durante 2020 e a pesquisa também levou isso em consideração. Nos 20 filmes mais assistidos em casa no ano passado, apenas 19% dos cargos por trás das câmeras foram de mulheres. Considerando só a direção, esse número vai para 10%.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Grammy 2026: Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Melhor Álbum de Música Global com disco ao vivo

É NOSSO! Caetano Veloso e Maria Bethânia VENCEM Grammy de Melhor Álbum de Música Global…

14 horas atrás
  • música

Steven Spielberg faz história ao vencer 1º Grammy e conquistar o status de “EGOT”

ELE VENCEU! Steven Spielberg entrou oficialmente para o clube mais cobiçado de Hollywood ao conquistar…

14 horas atrás
  • cinema

Wagner Moura fará remake de “Gosto de Cereja”, filme clássico do cinema iraniano

Wagner Moura já tem um projeto para tocar após a maratona de “O Agente Secreto”.…

18 horas atrás
  • famosos

Após críticas sobre sua carreira, Luisa Sonza faz desabafo: “Pensem um pouquinho mais”

ELA HABLOU! Luisa Sonza usou as redes para fazer um desabafo após críticas dos fãs.…

2 dias atrás
  • música

POWER SNATCH: Hayley Williams anuncia duo com produtor Daniel James e estreia músicas inéditas

VEM AÍ! Hayley Williams não para e agora vem com projeto novo na área. A…

2 dias atrás
  • cinema

Clássico brasileiro está de volta: “Se Eu Fosse Você 3” divulga teaser com Tony Ramos e Glória Pires

A troca de corpos mais amada do cinema nacional está oficialmente de volta! 🎬 O…

2 dias atrás