cinema

Academia muda regulamento e filmes que estrearem no streaming podem concorrer ao Oscar

Devido às mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, como o fechamento de salas de cinema, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irá facilitar as regras de elegibilidade ao Oscar, que antes não deixava concorrerem filmes exibidos apenas nas plataformas de streaming ou on demand.

Agora, os longas que iriam estrear nos cinemas, mas não puderam, podem concorrer, desde que sejam disponibilizados aos membros da Academia em até 60 dias após o lançamento. Vale ressaltar que a regra só vale para projetos que tinham a proposta inicial de serem lançados num espaço físico [via The Wrap].

A mudança também permite que projetos exibidos em salas drive-in possam se candidatar e que se um filme for lançado em estabelecimento tradicional em uma das seis cidades (como Los Angeles, Nova York, São Francisco, etc.), por pelo menos uma semana, também poderá se alistar.

Leia o comunicado completo:

“Com a reabertura gradual dos cinemas, um adendo foi adicionado para esclarecer os dois métodos de qualificação nas categorias de Melhor Filme e as categorias de inscrição geral avançando até o final deste ano excepcional de premiação (28 de fevereiro de 2021).

1. Os filmes que se destinam ao lançamento nos cinemas, mas são inicialmente disponibilizados por streaming comercial, serviço VOD ou outra transmissão podem se qualificar, tornando o filme disponível no site seguro para membros da Academy Screening Room dentro de 60 dias após o lançamento do filme / VOD ou transmitido.

2. Os filmes podem se qualificar com um lançamento tradicional nos cinemas, completando uma exibição de sete dias em uma das seis cidades classificadas (Los Angeles, Nova York, São Francisco / Bay Area, Chicago, Miami, Atlanta), com exibição pelo menos três vezes ao dia, com pelo menos uma exibição diária entre 18h e 22h. Além disso, os cinemas drive-in nessas cidades agora se qualificam como um espaço comercial, no entanto, a exigência de exibição será ajustada de três vezes ao dia para uma vez ao dia. Os filmes que têm lançamento nos cinemas não precisam ser submetidos à sala de projeção da Academia dentro de 60 dias – é opcional.”

A notícia vem após as exigências de diversidade e inclusão que o Oscar fez recentemente. A cerimônia de 2021  ocorrerá em abril, quase dois meses após o planejado. Desta forma, filmes lançados até fevereiro do próximo ano podem concorrer ao prêmio. Seguindo a linha de alteração no calendário, a lista de indicados também chega mais tarde, apenas em março.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • televisão

Arlete Salles se afasta das gravações de “Três Graças” após forte gripe, diz colunista

As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…

11 minutos atrás
  • cinema

Critics Choice 2026: Wagner Moura concorre em duas categorias por “O Agente Secreto” e “Ladrões de Drogas”

ORGULHO NACIONAL! Wagner Moura aparece em dose dupla na lista de indicados ao 31º Critics…

42 minutos atrás
  • música

Gabriel Leone, além de um ator incrível, se aventura na música: ouça o single “Nós Dois”

Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…

2 horas atrás
  • cinema

“Vermelho, Branco e Sangue Azul 2” iniciará filmagens em 2026, diz Nicholas Galitzine

Senta e espera: as filmagens da sequência de “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (2023) começarão…

3 horas atrás
  • cinema

Quem é James Sweeney? Conheça o ator, diretor e roteirista de “Twinless”, romance gay que estreou agora no Brasil

Quem ama acompanhar o mundo do cinema sempre fica animado igual a gente quando um…

3 horas atrás
  • música

Para Bial, Rosalía revela que estudou Tom Jobim e adoraria fazer álbum inspirado na bossa nova

A tão aguardada entrevista de Pedro Bial com Rosalía, feita no Rio de Janeiro, foi…

4 horas atrás