Festival de Cinema de Berlim eliminará distinção de gênero em premiações

A organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta semana que a partir de 2021 não contará mais com prêmios de atuação divididos por categorias de gênero. Programada para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro, a honraria deixa de oferecer aos concorrentes os tradicionais Ursos de Prata de Melhor Atriz e Melhor Ator.

No lugar passam a ser entregues os troféus de Melhor Performance Principal e Melhor Performance Coadjuvante. “Nós acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal de consciência mais sensível ao gênero na indústria do cinema”, disseram Mariette Rissenbeek e Carlo Chatria, diretores da Berlinale.

Em 2020, os últimos vencedores das categorias extintas, que ofereciam prêmios por distinção de gênero, foram o ator italiano Elio Germano, por sua participação em “Hidden Away”, e a alemã Paula Beer, protagonista de “Undine”.

A organização da Berlinale também afirmou em nota que se prepara para um evento físico – o primeiro desde o início da pandemia, responsável por reconfigurar grande parte da indústria da cultura ao longo dos últimos meses.

Mostrando-se confiantes, os diretores do evento afirmaram que estão satisfeitos que festivais com público presente, fisicamente, estejam se organizando para voltar a acontecer. “Os festivais e mercados são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia, fica mais claro ainda que precisamos de espaços de experiência analógica”.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • televisão

“Três Graças”: Ferette expulsa Lorena de casa ao descobrir romance com Juquinha

As próximas semanas de “Três Graças”, novela da TV Globo, devem deixar os fãs do…

11 horas atrás
  • música

“Meu p4u é jovem e incansável”, canta Timothée Chalamet em estreia no rap que cita Kylie Jenner

Timothée Chalamet agora é rapper! O astro, que viveu Bob Dylan neste ano e agora…

12 horas atrás
  • famosos

Lola Young reaparece após pausa indeterminada na carreira e promete voltar aos palcos: “Estou bem”

Lola Young reapareceu nas redes sociais, neste sábado (20), após anunciar uma pausa por tempo…

16 horas atrás
  • series

“The White Lotus”: Alexander Ludwig e AJ Michalka entram para elenco de quarta temporada

Os primeiros nomes da quarta temporada de “The White Lotus” foram revelados! A HBO Max…

18 horas atrás
  • famosos

Gisele Bündchen se casa com Joaquim Valente em cerimônia íntima em Miami, diz TMZ

Segundo Page Six e TMZ, Gisele Bündchen se casou com o instrutor de jiu-jitsu Joaquim…

18 horas atrás
  • cinema

O rei da comédia! Jack Black volta em cartaz com “Anaconda” e listamos os melhores filmes do ator

Existem atores de Hollywood que são únicos e simplesmente nunca haverá igual. Jack Black é…

2 dias atrás