A organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta semana que a partir de 2021 não contará mais com prêmios de atuação divididos por categorias de gênero. Programada para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro, a honraria deixa de oferecer aos concorrentes os tradicionais Ursos de Prata de Melhor Atriz e Melhor Ator.
No lugar passam a ser entregues os troféus de Melhor Performance Principal e Melhor Performance Coadjuvante. “Nós acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal de consciência mais sensível ao gênero na indústria do cinema”, disseram Mariette Rissenbeek e Carlo Chatria, diretores da Berlinale.
Em 2020, os últimos vencedores das categorias extintas, que ofereciam prêmios por distinção de gênero, foram o ator italiano Elio Germano, por sua participação em “Hidden Away”, e a alemã Paula Beer, protagonista de “Undine”.
A organização da Berlinale também afirmou em nota que se prepara para um evento físico – o primeiro desde o início da pandemia, responsável por reconfigurar grande parte da indústria da cultura ao longo dos últimos meses.
Mostrando-se confiantes, os diretores do evento afirmaram que estão satisfeitos que festivais com público presente, fisicamente, estejam se organizando para voltar a acontecer. “Os festivais e mercados são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia, fica mais claro ainda que precisamos de espaços de experiência analógica”.
As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…
ORGULHO NACIONAL! Wagner Moura aparece em dose dupla na lista de indicados ao 31º Critics…
Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…
Senta e espera: as filmagens da sequência de “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (2023) começarão…
Quem ama acompanhar o mundo do cinema sempre fica animado igual a gente quando um…
A tão aguardada entrevista de Pedro Bial com Rosalía, feita no Rio de Janeiro, foi…
Leave a Comment