Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Festival de Cinema de Berlim eliminará distinção de gênero em premiações

A organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta semana que a partir de 2021 não contará mais com prêmios de atuação divididos por categorias de gênero. Programada para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro, a honraria deixa de oferecer aos concorrentes os tradicionais Ursos de Prata de Melhor Atriz e Melhor Ator.

No lugar passam a ser entregues os troféus de Melhor Performance Principal e Melhor Performance Coadjuvante. “Nós acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal de consciência mais sensível ao gênero na indústria do cinema”, disseram Mariette Rissenbeek e Carlo Chatria, diretores da Berlinale.

Em 2020, os últimos vencedores das categorias extintas, que ofereciam prêmios por distinção de gênero, foram o ator italiano Elio Germano, por sua participação em “Hidden Away”, e a alemã Paula Beer, protagonista de “Undine”.

A organização da Berlinale também afirmou em nota que se prepara para um evento físico – o primeiro desde o início da pandemia, responsável por reconfigurar grande parte da indústria da cultura ao longo dos últimos meses.

Mostrando-se confiantes, os diretores do evento afirmaram que estão satisfeitos que festivais com público presente, fisicamente, estejam se organizando para voltar a acontecer. “Os festivais e mercados são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia, fica mais claro ainda que precisamos de espaços de experiência analógica”.

voltando pra home