música

M.I.A. receberá prêmio da coroa britânica por contribuições à música

Um dos nomes mais influentes do rap internacional, Mathangi Arulpragasam, mais conhecida como M.I.A., foi anunciada na noite deste sábado (8) como uma das homenageadas nas comemorações do Queen’s Birthday Honours.

A honraria, que marca as comemorações de aniversário do monarca responsável pela coroa britânica, é organizada anualmente por reinos da Commonweath – ou seja, países que ainda possuem certa dependência do Reino Unido. O objetivo é conceder a pessoas de diferentes esferas nomeações, concessões de condecoração e medalhas por serviços prestados.

No caso de M.I.A., o prêmio foi oferecido graças a suas contribuições feitas à música. Tão logo seu nome foi anunciado a cantora correu para o Instagram a fim de agradecer, relembrando o fato de que sua mãe, a imigrante srilankesa Kala Arulragasam, trabalhou na confecção de medalhas assim que emigrou para a Inglaterra.

“Estou honrada por receber este prêmio, porque isto significa muito para minha mãe. Quero honrar isso, ela gastou muitas horas de sua vida trabalhando. Ela é uma das duas mulheres na Inglaterra que costuraram essas medalhas nos últimos 30 anos. Depois de receber asilo, minha mãe e minha prima aceitaram esse trabalho em 1986, porque era o único trabalho manual em que não se falava inglês e que ela conseguira encontrar.
Ela passou sua vida na Inglaterra costurando milhares de medalhas para a rainha. Não importa o que eu sinto ou o que eu penso, minha mãe estava extremamente orgulhosa do trabalho que fazia.
É uma situação muito especial para mim, onde eu posso homenagear seu trabalho, com o salário mínimo mais elegante de todos os tempos”.

Nascida em Londres, M.I.A. viveu os primeiros anos de sua vida com status de refugiada. Naquele momento seus pais Kala e Arular, que anos mais tarde dariam seu nome aos primeiros discos da cantora, fugiam da guerra civil que se abatia sobre seu país de origem, o Sri Lanka.

No ano passado, o documentário “Matangi/MAYA/MIA” foi lançado em meio a críticas positivas, reunindo imagens feitas nos últimos 20 anos de sua carreira.

O último trabalho de M.I.A. na música foi o disco “AIM.”, lançado em 2016. Nas canções que compõem o material, a cantora explora não somente a riqueza de sons do Oriente Médio, mesclando-os ao pop, como também chama a atenção do mundo para a questão dos refugiados.

Ouça:

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Mamma Mia! 3”? Meryl Streep comenta possibilidade de mais um filme da franquia

“Mamma Mia! 3” vem ou não vem aí? Na última terça-feira (14), diretamente do Festival…

6 horas atrás
  • cinema

Natasha Lyonne, de “Boneca Russa”, entra para elenco de “Quarteto Fantástico”

O elenco do novo “Quarteto Fantástico” só cresce! De acordo com o Deadline, Natasha Lyonne,…

7 horas atrás
  • música

Pabllo Vittar (com banda!), padrinho FBC e mais: saiba tudo sobre o Nômade Festival, que rola semana que vem em SP!

Programe-se, pois o Nômade Festival está chegando! A quinta edição do evento acontece no Parque…

8 horas atrás
  • series

“Duna: A Profecia” ganha teaser focado na ascensão das Bene Gesserit; veja!

A plataforma Max acaba de divulgar o primeiríssimo teaser de “Duna: A Profecia”, série situada…

9 horas atrás
  • música

Vem aí! Kehlani anuncia álbum inédito, “Crash”, para junho

A cantora e compositora estadunidense Kehlani usou as redes sociais na tarde desta quarta-feira (15)…

10 horas atrás
  • música

Milton Nascimento e Esperanza Spalding gravam disco e estreiam releitura do clássico “Outubro”

Os cantores Milton Nascimento e Esperanza Spalding lançaram, nesta quarta-feira (15), uma gravação inédita. Eles…

10 horas atrás