Menu Papel POP

M.I.A. receberá prêmio da coroa britânica por contribuições à música

MAIS SOBRE:

Um dos nomes mais influentes do rap internacional, Mathangi Arulpragasam, mais conhecida como M.I.A., foi anunciada na noite deste sábado (8) como uma das homenageadas nas comemorações do Queen’s Birthday Honours.

A honraria, que marca as comemorações de aniversário do monarca responsável pela coroa britânica, é organizada anualmente por reinos da Commonweath – ou seja, países que ainda possuem certa dependência do Reino Unido. O objetivo é conceder a pessoas de diferentes esferas nomeações, concessões de condecoração e medalhas por serviços prestados.

No caso de M.I.A., o prêmio foi oferecido graças a suas contribuições feitas à música. Tão logo seu nome foi anunciado a cantora correu para o Instagram a fim de agradecer, relembrando o fato de que sua mãe, a imigrante srilankesa Kala Arulragasam, trabalhou na confecção de medalhas assim que emigrou para a Inglaterra.

“Estou honrada por receber este prêmio, porque isto significa muito para minha mãe. Quero honrar isso, ela gastou muitas horas de sua vida trabalhando. Ela é uma das duas mulheres na Inglaterra que costuraram essas medalhas nos últimos 30 anos. Depois de receber asilo, minha mãe e minha prima aceitaram esse trabalho em 1986, porque era o único trabalho manual em que não se falava inglês e que ela conseguira encontrar.
Ela passou sua vida na Inglaterra costurando milhares de medalhas para a rainha. Não importa o que eu sinto ou o que eu penso, minha mãe estava extremamente orgulhosa do trabalho que fazia.
É uma situação muito especial para mim, onde eu posso homenagear seu trabalho, com o salário mínimo mais elegante de todos os tempos”.

Nascida em Londres, M.I.A. viveu os primeiros anos de sua vida com status de refugiada. Naquele momento seus pais Kala e Arular, que anos mais tarde dariam seu nome aos primeiros discos da cantora, fugiam da guerra civil que se abatia sobre seu país de origem, o Sri Lanka.

No ano passado, o documentário “Matangi/MAYA/MIA” foi lançado em meio a críticas positivas, reunindo imagens feitas nos últimos 20 anos de sua carreira.

O último trabalho de M.I.A. na música foi o disco “AIM.”, lançado em 2016. Nas canções que compõem o material, a cantora explora não somente a riqueza de sons do Oriente Médio, mesclando-os ao pop, como também chama a atenção do mundo para a questão dos refugiados.

Ouça:

Comentários

Topo