Ai, gente… Parece que para os fãs a J.K. Rowling não acerta uma!
Depois da polêmica de escolher Johnny Depp para ser o vilão em Animais Fantásticos, e a autora ter defendido a permanência do ator, outra escolha de cast não agradou os fãs: a escolha da atriz de Nagini.
Um novo trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald saiu ontem e foi revelado que Claudia Kim está interpretando Nagini em forma humana – anos antes de ela se tornar a cobra do Lord Voldemort e uma importante Horcrux.
Até aí tudo bem, mas muita gente está pensando como é problemático colocar uma atriz asiática no papel de uma mulher amaldiçoada que acaba se tornando a escrava de Voldemort.
A escritora Ellen Oh desabafou no Twitter:
“Tudo bem gostar de coisas problemáticas. Eu sou a primeira a dizer que Harry Potter me fez querer escrever livros para crianças. Mas também vamos falar sobre os problemas. Isso parece um problema.”
Continuou:
“Eu sinto que isso é um problema quando brancos querem diversificar suas histórias e não perguntam à pessoas de cor como fazer isso. Então eles não fazem conexão nenhuma entre Nagini e uma mulher asiática que posteriormente vira um pet de homem branco. Então eu vou dizer isso agora. Essa merda é racista.”
Mas não só ela pensou isto, várias outras pessoas continuaram essa ‘thread’.
“JK Rowling continua sendo uma grande racista, mas de alguma forma as pessoas tão usando o caso da Nagini (uma cobra com nome Hindu) ser uma mulher asiática submissa a o pior homem branco do universo para reclamar da falta de representatividade LGBTQ em Harry Potter”
Continua:
“Representatividade LGBT sempre ‘ganha’ a representatividade étnica, mas o fandom de HP é uma bagunça. Animais Fantásticos tem sido racista desde o começo, com apropriação nativo-americana, e fazem o filme no Harlem dos anos 1920 mas, de alguma forma, não incluem personagens negros.”
E, claro, JK respondeu às críticas:
Uma fã disse: “Ouça Joanne, nós entendemos, você não incluiu representatividade o suficiente quando escreveu os livros. Mas de repende fazer Nagini numa mulher coreana é um lixo. Representatividade como algo para ganhar mais pontos não é uma boa representação.”
E a autora respondeu: The Naga é uma cobra mística da mitologia Indonésia, daí o nome Nagini. Elas são às vezes descritas como seres com asas, ou metade humanos, metade cobras. Na Indonésia há vários grupos étnicos, como Javaneses e Chineses. Tenha um dia ótimo.”
Outra fã respondeu:
“O que isto tem a ver? Você repetidamente tenta voltar atrás na representatividade que nunca existiu nos seus livros, diminuindo as comunidades, e você está tentando tomar crédito por defender [as minorias] e a gente quer entender porque você acha que isso é apropriado.”
E aí o que acharam? Tudo ou nada a ver?
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald sai no dia 15 de Novembro.
Segundo a Vitrine Filmes, “O Agente Secreto” superou o número de 1 milhão de espectadores…
O Apple TV+ anunciou que Pluribus alcançou um marco histórico e se tornou a série…
Ih, gente! 😬 A colunista Anna Luiza Santiago atribuiu nota 0 à atuação de Jade…
Alerta fofura! 😍 Papais do ano, Camila Queiroz e Klebber Toledo encantaram os seguidores ao…
A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira, 11 de dezembro, um projeto de lei…
A RuPaul’s DragCon Brasil 2026 começou a revelar seu elenco e as primeiras atrações internacionais…
Leave a Comment