A prateleira de Walter Salles? Está CHEIA!
Na noite da última quarta-feira (23), o cineasta brasileiro comemorou o 47º prêmio conquistado por “Ainda Estou Aqui”. O drama venceu como Melhor Filme Ibero Americano nos Premios Sur, evento promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina.
O diretor não pôde comparecer à premiação, realizada no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba, na Argentina, mas enviou um vídeo e agradeceu pelo troféu em nome de toda a equipe envolvida no longa-metragem.
Em espanhol, ele disse o seguinte:
“Boa noite! Há pouco recebi a notícia de que ‘Ainda Estou Aqui’ foi reconhecido pela Academia de Cinema da Argentina. Muito obrigado a todos os votantes. O prêmio de Melhor Filme Ibero Americano é uma honra para todos nós, que fizemos ‘Ainda Estou Aqui’. Para Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, para cada um dos atores e técnicos que tornaram nosso filme possível — e para mim. Compartilhamos uma profunda admiração pelo cinema argentino, por seus extraordinários atores, diretores e roteiristas, por seus produtores e artesãos enormemente talentosos. ‘Ainda Estou Aqui’ trata da importância da memória e da resistência durante os obscuros anos da ditadura militar, esses dois territórios que o cinema argentino explorou e nos ensinou a abordar de maneira exemplar. Neste momento em que a democracia está sendo atacada em tantos países, este reconhecimento se tornou ainda mais significativo. Agradeço especialmente aos queridos amigos que, como Santiago Mitre, Agustina Llambi, Leticia Cristi e Matías Mosteirín, tornaram possíveis projeções inesquecíveis de nosso filme em Buenos Aires. Vida longa ao cinema argentino e à democracia!”
“Ainda Estou Aqui” encerrou sua trajetória nos cinemas do Brasil após passar 21 semanas em cartaz e atrair 5,834 milhões de espectadores. Atualmente, está disponível no Globoplay.
Fora do seu país de origem, o filme já estreou em 30 territórios, como Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Inglaterra, e alcançou mais de 8,3 milhões de espectadores.
Além do Melhor Filme Ibero Americano nos Premios Sur, recebeu outros 46 prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, é claro, o Oscar de Melhor Filme Internacional e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Torres.
A produção não para por aí e segue seu curso, concorrendo, inclusive, ao Premio Lihuén de Melhor Filme Ibero Americano, concedido pela Academia de Artes Cinematográficas do Chile, no próximo dia 14 de agosto.
Também em agosto, dá continuidade à sua jornada nos circuitos comerciais pelo mundo e chega ao Japão. Em seguida, aterrissa na Escandinávia, Dinamarca e Noruega.
“Ainda Estou Aqui” adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, em que ele conta a história da própria família em meio ao endurecimento da ditadura militar.
Após seu pai, o engenheiro civil e ex-deputado federal Rubens Paiva, ser levado por militares à paisana e desaparecer no início da década de 1970, sua mãe, Eunice Paiva, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro.
Torres, Montenegro, Selton Mello, Marjorie Estiano, Antonio Saboia, Olivia Torres, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Valentina Herszage e mais nomes formam o elenco.
Salles é quem assina a direção do longa, marcando seu retorno à função depois de mais de dez anos. Já Murilo Hauser e Heitor Lorega são os responsáveis pelo roteiro.
O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…
O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…
Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…
Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…
Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…
A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…
Leave a Comment