cinema

“Meu Oscar é trans”, diz Zoe Saldaña sobre estatueta por “Emilia Pérez”

Em nova entrevista à People, divulgada nesta quarta-feira (11), a atriz Zoe Saldaña revelou que seu Oscar “é trans” e usa os pronomes neutros “elu/delu”. “Meu Oscar está no meu escritório e tem gênero fluido”, disse.

Ela venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo musical “Emilia Pérez” na cerimônia deste ano, realizada em março, desbancando Ariana Grande, de “Wicked”, Isabella Rossellini, de “Conclave”, Felicity Jones, de “O Brutalista”, e Monica Barbaro, de “Um Completo Desconhecido”.

No filme, lançado em 2024, a winner interpreta a advogada Rita. A personagem é contratada para ajudar o líder do cartel mexicano, Manitas, a passar por uma transição de gênero e viver como a mulher que sempre sonhou ser, Emilia Pérez.

A produção deu o que falar na temporada de premiações — para o bem e para o mal. Sua trajetória começou no Festival de Cannes 2024, onde levou o Prêmio do Júri e o de Melhor Atriz (dividido por Karla Sofía Gascón, Saldaña e Selena Gomez). Depois, levou quatro troféus no Globo de Ouro 2025.

Por outro lado, recebeu fortes críticas por representar a França com uma história do México e um investimento da Netflix dos Estados Unidos. A escassez de mexicanos na equipe, os sotaques em espanhol (“aperfeiçoados” com IA) e a representação trans também causaram revolta.

A polêmica cresceu quando Gascón insinuou que a equipe de Fernanda Torres, sua concorrente no Oscar de Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, estaria alimentando ódio contra ela e “Emilia Pérez” nas redes sociais.

Uma série de publicações com teor preconceituoso no X, ex-Twitter, da protagonista do longa-metragem também contribuiu para as controvérsias, resultando no enfraquecimento de sua campanha. Você acompanhou?

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • televisão

Série de “Scooby-Doo” ganha protagonistas: veja quem é quem!

O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…

19 horas atrás
  • música

Novo ciclo de Jhimmy Feiches: artista fala sobre paixões, raízes amazônicas e o processo por trás de “Bonito na Vida é Se Apaixonar”

Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…

21 horas atrás
  • famosos

Olivia Rodrigo nega brigas com Sabrina Carpenter: “Está tudo bem”

Depois de muitos anos de especulações, Olivia Rodrigo resolveu hablar sobre a possível TRETA entre…

23 horas atrás
  • televisão

Regiane Alves e Gabriela Medvedovsky se abraçam nos bastidores de “Três Graças”: A gente se parece mesmo”

Mãe e filha mesmo! Regiane Alves compartilhou em suas redes sociais o primeiro encontro com…

24 horas atrás
  • música

“Telefone”, de Luísa Sonza, estreia no Top 11 do Spotify Brasil com mais de 550 mil reproduções

Teve seu stream? “Telefone”, primeiro single do novo projeto de Luísa Sonza, estreou na 11ª…

1 dia atrás
  • papelpop

Ryan Gosling em sci-fi aclamado: conheça “Devoradores de Estrelas”, que estreia hoje nos cinemas

Logo depois do Oscar, chegou aos cinemas um filme que já inicia o aquecimento para…

1 dia atrás