Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
cinema

“O Agente Secreto”: um guia do novo filme de Kleber Mendonça Filho, que foi aclamado em Cannes

O longa-metragem “O Agente Secreto” é a nova empreitada do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. A obra estreou, neste domingo (18), no Festival de Cannes com mais de 9 minutos de aplausos em pé, segundo distribuidora do filme.

A jornalista Jada Yuan, que trabalha na editoria de cultura do Washington Post, disse “que foi a mais longa e entusiasmada” ovação do festivale “diversos franceses gritando ‘Bravo’, do mezanino da sala”.

Recentemente, em conversa com a revista Variety, o cineasta afirmou que a obra rendeu a melhor interpretação do ator Wagner Moura, ao menos, até o presente momento.

“Wagner é um astro de cinema clássico que se apega a um cara verdadeiramente fantástico. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com ele e espero que este seja o primeiro de muitos filmes que faremos juntos”, justificou.

“Ele já fez coisas incríveis no passado, mas acho que esta é sua melhor atuação até agora. Pareço um vendedor, mas quando falo de Wagner, me emociono”, completou.

O elenco tem, ainda, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Ítalo Martins, Udo Kier e mais nomes de peso.

Os primeiros teasers, por sua vez, já circulavam em salas de cinemas brasileiras, mas foi oficialmente divulgado pelo Deadline – veja:

Vamos conhecer um pouco mais dos bastidores? Abaixo, você encontra tudo o que já sabemos!

O enredo

(Foto: Divulgação/CinemaScópio)

(Foto: Divulgação/CinemaScópio)

No longa, acompanhamos a história de Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso.

Em pleno Brasil de 1977, ele toma a decisão de regressar ao Recife a fim de encontrar um pouco de paz. No entanto, esse refúgio parece estar longe quando acontecimentos específicos tomam conta de sua vida.

Por enquanto, apenas fotos foram divulgadas, revelando Moura já caracterizado. Nas fotos, ele dá telefonemas, abastece o carro ou mesmo curte a companhia de entes queridos. Tudo dentro da normalidade.

Cannes outra vez

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em 2025, “O Agente Secreto” se torna o quinto filme de KMF a chegar a Cannes. Isto porque, em 2005, há 20 anos, “Vinil Verde” foi selecionado para a mostra paralela Quinzena dos Realizadores, quando ainda o autor se aproximava mais da função de crítico.

Agora, será a vez de disputar pela terceira vez uma Palma de Ouro, prêmio mais importante do evento — algo que já tinha ocorrido em 2016 e 2019, respectivamente, por “Aquarius” e “Bacurau”.

Na mostra competitiva, são rivais do brasileiro grandes colegas como Wes Anderson, que briga pelo troféu com o novíssimo “The Phoenician Scheme”; Ari Aster, que chega por sua vez com “Eddington”; e o ucraniano Sergei Loznitsa, autor de “Two Prosecutors”.

O que diz Wagner Moura

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Fruto de uma coprodução entre Brasil, França, Holanda e Alemanha, as gravações ocorreram entre os meses de julho e agosto de 2024, entre as cidades de Recife, Brasília e São Paulo.

Nas palavras do próprio protagonista, que atualmente grava um novo projeto em Londres, filmar “O Agente Secreto” foi uma de suas melhores experiências desde que começou a trabalhar com cinema.

“Estar em Recife, 25 anos depois de estrear ali ‘A Máquina’, a peça de João Falcão, e viver essa cidade incrível com Kleber, Emilie e seus amigos, que agora também são meus… sobretudo, saber que para além da alegria de estar no Nordeste falando minha língua, eu estava fazendo um filmaço”, explicou.

“Cannes é a minha primeira memória de ter conversado com Kleber, no ano de 2003, quando estive lá com o filme ‘Cidade Baixa’, e ele estava cobrindo o festival como crítico de cinema. Tudo fazendo um sentido lindo danado”.

Estreia no Brasil

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Por ora, ainda não se sabe quando a obra deve aterrissar por aqui. A expectativa é de que seja ainda no segundo semestre de 2025.

O projeto mais recente de Kleber Mendonça Filho é o filme-ensaio “Retratos Fantasmas”, que percorre o centro de Recife a fim de mostrar as alterações sofridas pela cidade e seu patrimônio desde o século passado.

voltando pra home