cinema

New York Times elege “Ainda Estou Aqui” como um dos melhores filmes do ano

O jornal estadunidense The New York Times listou os melhores longas-metragens que chegaram aos Estados Unidos até este momento em 2025. Entre eles está o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, o brasileiro “Ainda Estou Aqui”, com a crítica Alissa Wikinson afirmando o seguinte:

“Em sua atuação — que lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar —, Fernanda Torres impressiona. Proteger seus filhos significa se apoiar na alegria em meio ao medo, na esperança em meio à dor. Torres sobrepõe sua interpretação com todas essas emoções, e seus olhos inquietos são magnéticos.”

Outras produções que figuraram na lista são “Pecadores”, “Código Preto”, “Friendship”, “Wallace & Gromit: Avengança”, “Eephus”, “The Annihilation of Fish”, “Levados pelas Marés”, “Presença” e “The Last Showgirl”.

“Ainda Estou Aqui” adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, em que ele conta a história da própria mãe, Eunice Paiva, desde sua atuação em defesa dos direitos humanos à sua luta pessoal contra o mal de Alzheimer.

Ela se torna advogada e ativista após o engenheiro civil e ex-deputado federal Rubens Paiva, seu marido e pai de Marcelo, ser preso, torturado e assassinado por agentes da ditadura militar brasileira na década de 1970.

Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro, vivem a protagonista em diferentes fases da vida. Selton Mello, Marjorie Estiano, Antonio Saboia, Olivia Torres, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e mais nomes completam o elenco.

Walter Salles é quem assina a direção do drama, marcando seu retorno depois de mais de dez anos. Já Murilo Hauser e Heitor Lorega são os responsáveis pelo roteiro, que foi premiado no Festival de Veneza de 2024.

Entre outros prêmios, “Ainda Estou Aqui” rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Torres em janeiro e o Oscar de Melhor Filme Internacional em março deste ano. Ambas estatuetas foram inéditas para o Brasil.

Além da crítica, o filme também conquistou o público geral e, de acordo com a plataforma IMDb Pro, arrecadou mais de R$ 202 milhões em bilheterias ao redor do mundo após ter sido visto por 5,834 milhões de espectadores.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

Aos 96 anos, Fernanda Montenegro fala sobre parar de fazer cinema: “Não”

Ela não para — e a gente só agradece! Na CCXP25, nesta sexta-feira (5), ao…

2 horas atrás
  • cinema

Kleber Mendonça Filho contesta fala do co-CEO da Netflix sobre parar de exibir filmes nos cinemas

O diretor de "O Agente Secreto" e "Bacurau" não deixou barato. Após a fala do…

3 horas atrás
  • cinema

CCXP25: Tânia Maria chora e Gabriel Leone dá dica valiosa sobre “O Agente Secreto”

No dia em que Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” receberam indicações ao…

5 horas atrás
  • televisão

“Essa fusão deve ser barrada”: Sindicato de roteiristas dos EUA se opõe fortemente ao acordo entre Netflix e Warner Bros.

O Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, juntou-se a outras…

5 horas atrás
  • televisão

CEO da Netflix, Ted Sarandos, diz que o consumidor “prefere assistir a filmes em casa”

O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista à revista Variety que acha que…

6 horas atrás
  • televisão

Arlete Salles se afasta das gravações de “Três Graças” após forte gripe, diz colunista

As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…

11 horas atrás