cinema

“Geni e o Zepelim”: Anna Muylaert comenta críticas por apagamento trans em escalação de elenco

A cineasta Anna Muylaert, responsável pelo filme “Geni e o Zepelim”, veio a público na tarde de ontem (16) a fim de abrir o debate sobre a avalanche de críticas que recebeu em virtude das escolhas feitas para o elenco da obra. Para protagonizá-la, ela escalou a atriz Thainá Duarte, uma mulher cisgenero — que chegou a compartilhar fotos da mudança de visual, como é possível ver acima.

A questão é que, no teatro, na “Ópera do Malandro” criada por Chico Buarque (1978), Geni, essa personagem marginalizada, foi reiteradas vezes representada como uma mulher trans — o que agora despertou uma discussão sobre um movimento de apagamento promovido pela releitura feita agora, em 2025, por Muylaert.

Em um longo vídeo, ela disse o seguinte:

“A gente entendeu que essa poesia poderia ter várias interpretações, fazer uma versão amazônica cis. (…) Ficaram achando que a gente tava fazendo transfake. Não era essa a ideia. Mas, diante da reação da comunidade trans, [me pergunto se] essa letra do Chico, hoje, em 2025, só pode ser interpretada como uma mulher trans? Quero debater isso. Se a sociedade, e não apenas a comunidade trans, mas também todos os fãs da música do Chico, entender que ela só pode ser trans, vamos repensar o nosso filme.”

Personalidades como Camila Pitanga se pronunciaram. “Vc pode fazer o filme que quiser, com certeza… mas pondero que esta interpretação serve, sim, ao apagamento doloroso de mulheres trans. São poucos personagens com esse protagonismo entende? É uma escolha que fere”, escreveu.

A cantora Liniker, por sua vez, foi categórica. “O debate ser aberto como votação se é certo ter uma pessoa trans ou cis nesse papel ou não, já nos expõe grandemente”, afirmou. “O Brasil não é um país acolhedor aos nossos corpos e trajetórias, principalmente se tratando de um protagonismo numa produção audiovisual”.

Por ora, não há previsão de estreia.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

O rei da comédia! Jack Black volta em cartaz com “Anaconda” e listamos os melhores filmes do ator

Existem atores de Hollywood que são únicos e simplesmente nunca haverá igual. Jack Black é…

34 minutos atrás
  • música

Alok e Gilberto Gil unem tradição e música eletrônica em novo EP

O encontro entre tradição e pista de dança ganha novos contornos com o lançamento de…

1 hora atrás
  • famosos

Claudia Leitte é alvo de ação do MP por mudança em letra de “Caranguejo” e pode pagar indenização de R$ 2 milhões

Claudia Leitte tornou-se alvo de uma ação civil movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA),…

2 horas atrás
  • música

2025: o renascimento de Lady Gaga na música pop

2025 foi o ano em que Lady Gaga ressurgiu das cinzas e retomou o topo…

5 horas atrás
  • música

The Pussycat Dolls prepara retorno triunfal para 2026 com nova equipe de agenciamento

EMERGÊNCIA POP 🚨 Segundo informações exclusivas divulgadas pelo Dealdigest o icônico grupo The Pussycat Dolls…

6 horas atrás
  • televisão

Gustavo Mioto recebe nota 0 por atuação em novelinha vertical

Mais uma nota zero! Após criticar Jade Picon pela inexperiência, Anna Luiza Santiago, da Coluna…

6 horas atrás