O cinema nacional é o momento! Depois da campanha internacional avassaladora de “Ainda estou aqui”, outro filme brasileiro entrará na roda de festivais internacionais: “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
O longa-metragem do diretor foi anunciado, nesta quinta-feira (10), para a mostra competitiva do Festival de Cannes, na França. A obra estará no páreo pela Palma de Ouro, prêmio máximo do evento.
Esta é a terceira vez de Mendonça em Cannes: já esteve com “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019).
O elenco tem Wagner Moura no papel central, além de Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Thomas Aquino, Udo Kier, Hermila Guedes, e muito mais.
O diretor falou sobre as filmagens, que rolaram entre junho e agosto de 2024, e sobre a edição:
“O filme está quase pronto depois de oito meses de montagem. Penso logo na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. E no elenco maravilha e em Wagner Moura, grande ator, astro e pessoa.”
Na mostra competitiva, concorrem com o brasileiro grandes nomes como Wes Anderson, com “The Phoenician Scheme”; Ari Aster, com “Eddington”, o ucraniano Sergei Loznitsa, com “Two Prosecutors” e mais.
Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Kleber tem em sua filmografia um retrato político e histórico de um Brasil, num recorte fechado de cidades como Recife.
Seu filme mais recente é “Retratos Fantasmas“, que retrata o centro desta cidade em meados dos anos 1920. A obra representou o Brasil na corrida ao Oscar de 2024, mas ficou fora da lista dos finalistas.
A obra é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films (“Anatomia De Uma Queda” e “A Pior Pessoa do Mundo), a alemã One Two Films e a holandesa Lemming, com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes.
Grande filme, ainda não vimos. Vamos torcer DEMAIS! Veja lista completa da mostra competitiva de Cannes:
Ela não para — e a gente só agradece! Na CCXP25, nesta sexta-feira (5), ao…
O diretor de "O Agente Secreto" e "Bacurau" não deixou barato. Após a fala do…
No dia em que Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” receberam indicações ao…
O Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, juntou-se a outras…
O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista à revista Variety que acha que…
As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…
Leave a Comment