cinema

Diretor de doc sobre a Palestina vencedor do Oscar é libertado por forças de Israel

O site Deadline informou, no fim da manhã desta terça-feira (25), que o cineasta palestino Hamdan Ballal foi libertado após ser espancado e passar a noite algemado em uma base militar. A informação foi confirmada por seu colega de trabalho, Yuval Abraham, codiretor do filme “Sem Chão“.

Mais informações sobre seu estado de saúde não foram divulgadas. Na segunda, Ballal foi agredido por colonos judeus na Cisjordânia e detido, em seguida, pelo exército israelense. Após ser espancado, ocasionando ferimentos na cabeça e na barriga, ele passou a noite algemado em uma base militar.

O conflito em questão teria tido início quando colonos judeus tentaram roubar ovelhas de casas palestinas na cidade de Susiya, atacando a reunião no Iftar (o fim do jejum de Ramdã). Jovens tentaram impedir e foram atacados com pedras e bastões.

“Sem Chão”, o filme dirigido por Abraham e Ballal, mostra a luta contra as forças israelenses no Masafer Yatta, conjunto de 19 vilas palestinas no sul da Cisjordânia. A obra venceu a estatueta de Melhor Documentário no Oscar deste ano, realizado no último dia 2 de março.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Negra Li celebra 30 anos de carreira em show emocionante no Lollapalooza BR com participação especial dos filhos

LENDA! Negra Li desfilou seus hits no palco Budweiser do Lollapalooza Brasil e celebrou 30…

10 horas atrás
  • música

De óculos Juliet e camisa do Brasil, Ruel se joga na plateia e entrega show enérgico no calor de SP

Se tem um artista que saiu do Lollapalooza Brasil 2026 com status atualizado, foi Ruel.…

10 horas atrás
  • música

Doechii brinca de ser cartomante e desfila hits em estreia no Brasil

Se alguém ainda estava ressentido pelo cancelamento do AFROPUNK Experience 2024, em São Paulo, pode…

10 horas atrás
  • televisão

Série de “Scooby-Doo” ganha protagonistas: veja quem é quem!

O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…

1 dia atrás
  • música

Novo ciclo de Jhimmy Feiches: artista fala sobre paixões, raízes amazônicas e o processo por trás de “Bonito na Vida é Se Apaixonar”

Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…

1 dia atrás
  • famosos

Olivia Rodrigo nega brigas com Sabrina Carpenter: “Está tudo bem”

Depois de muitos anos de especulações, Olivia Rodrigo resolveu hablar sobre a possível TRETA entre…

2 dias atrás