A atriz Camila Pitanga foi a convidada da semana no programa “Roda Viva”. À jornalista Vera Magalhães, ela analisou o momento vivido pelo cinema brasileiro a partir da estreia de “Ainda Estou Aqui“.
Para Pitanga, que está no ar com a novela “Beleza Fatal”, as portas abertas pelo filme de Walter Salles, indicado ao Oscar, despertam um interesse amplo e benéfico, um contraponto aos anos de repressão das artes experimentados no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022).
“Fomos muito prejudicados, a gente não tinha sequer ministério. Jogaram no lixo uma política cultural. O filme [Ainda Estou Aqui] é paradigmático em muitos aspectos, ele realmente faz uma ponte. É muito importante que esta obra, que fala sobre ditadura, possa interessar pessoas de um espectro político totalmente fora da esquerda, ele desperta um interesse mais amplo”, explicou.
“Mesmo que você possa se aprofundar pra conhecer o contexto e quem são aquelas figuras, poder tematizar e tocar as pessoas é um caminho que o audiovisual oferece. A cultura atravessa as pessoas, move-as. Ao unirmos o entretenimento com a relevância, você repensa o seu tempo.”
Na mesma conversa, ela disse esperar que o presente do cinema, com salas lotadas, seja o indício de uma movimentação transformadora e não episódica, capaz de levar a indústria a uma nova era.
“A gente teve um apagão e aí [agora] as roldanas, as engrenagens começam a voltar… temos grandes artistas, talentos pro mundo, cineastas, atores. É toda uma indústria. É emprego, economia, são famílias. Estão ali o maquinista, o motorista, a pessoa que compra a comida pro set de gravação. São muitos beneficiados e que sobrevivem dentro dessa grande gama que é a indústria audiovisual brasileira”, afirmou.
“Torço muito pela regulamentação, regulamentar o streaming, termos leis, mais fomento e mais dinheiro. Fazer com que essa roldana, essa engrenagem esteja cada vez mais viva, mais rica e para mais gente, não só pra nomes já conhecidos, mas também pra jovens talentos”.
Assista!
FINALMENTE! Do jeitinho que a gente já conhece: com uma contagem regressiva em seu site…
🚨 Agora é oficial: Meryl Streep foi confirmada no papel de Joni Mitchell em uma…
E NO FIM DEVE SER DNA! 🧬 Number Teddie revisita o universo de “MISS SIMPATIA”,…
Zayn acaba de anunciar sua nova era. O quinto álbum da carreira solo do artista…
É oficial: Pedro Pascal substitui Joaquin Phoenix no novo filme queer do diretor Todd Haynes,…
AGORA É OFICIAL: A CAJUZONA VIROU ONÇA! 🐆 A diva Liniker anunciou oficialmente o lançamento…
Leave a Comment