cinema

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorre como Melhor Filme Internacional

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, na manhã desta quinta-feira (23), a lista oficial com os indicados ao Oscar 2025.

O longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui“, do cineasta Walter Salles, disputa o troféu de Melhor Filme Internacional, alimentando a expectativa de todo um país.

A concorrência nesta categoria é alta: “Emilia Pérez”, “The Girl With the Needle”, “The Seed of the Sacred Fig” e “Flow”.

A obra tem grande elenco, incluindo, além da protagonista, Fernanda Torres, nomes como Selton Mello, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Olivia Torres, Antonio Saboia, Dan Stulbach, Fernanda Montenegro — que, aliás, em 1999, protagonizou um momento histórico na mesma premiação.

Esta é a quinta indicação do nosso país nesta categoria: por ordem, “O Pagador de Promessas”, em 1963; “O Quatrilho”, em 1996; “O Que É Isso, Companheiro?”, em 1998; e “Central do Brasil”, em 1999.

O último filme brasileiro indicado ao Oscar nesta categoria foi, justamente, “Central do Brasil” (1998), dirigido pelo próprio Salles e estrelado pela atriz de 95 anos, que venha a ser mãe de Torres.

Com 95% de aprovação crítica na plataforma Rotten Tomatoes, o longa em questão chegou às telonas dos Estados Unidos na última sexta-feira (17) e arrecadou US$ 125,4 mil em bilheteria, aproximadamente R$ 760 mil na cotação atual, de acordo com a plataforma Box Office Mojo.

O desempenho chama a atenção, pois o representante do Brasil na corrida pelo Oscar entrou em cartaz em apenas cinco cinemas estadunidenses — três em Nova York e dois em Los Angeles — por enquanto.

“Ainda Estou Aqui”, que já levou mais de 3 milhões de espectadores só no Brasil, adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva (vivido por Antonio Saboia no longa), em que ele conta a história da própria mãe, Eunice Paiva (Torres), desde sua atuação em defesa dos direitos humanos à sua luta pessoal contra o mal de Alzheimer.

Ela se torna advogada e ativista após o engenheiro civil e ex-deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), seu marido e pai de Marcelo, ser preso, torturado e assassinado por agentes da ditadura militar brasileira na década de 1970.

O filme vem recebendo grandes louros pelo mundo: no Festival de Veneza, venceu como melhor roteiro pelo texto de Murilo Hauser e Heitor Lorega; no Globo de Ouro, Torres ganhou como melhor atriz (drama) num feito inédito; e a obra concorre a melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards e no BAFTA.

O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, a partir das 21h. No Brasil, a transmissão é feita ao vivo pelos canais TNT e Max.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • televisão

“Beleza Fatal”: os momentos mais icônicos da novela que foi o babado em 2025

Oi, Lolovers! Em 2025, a HBO Max se jogou na sua primeira novela brasileira e…

2 horas atrás
  • televisão

“Três Graças”: Ferette expulsa Lorena de casa ao descobrir romance com Juquinha

As próximas semanas de “Três Graças”, novela da TV Globo, devem deixar os fãs do…

1 dia atrás
  • música

“Meu p4u é jovem e incansável”, canta Timothée Chalamet em estreia no rap que cita Kylie Jenner

Timothée Chalamet agora é rapper! O astro, que viveu Bob Dylan neste ano e agora…

1 dia atrás
  • famosos

Lola Young reaparece após pausa indeterminada na carreira e promete voltar aos palcos: “Estou bem”

Lola Young reapareceu nas redes sociais, neste sábado (20), após anunciar uma pausa por tempo…

1 dia atrás
  • series

“The White Lotus”: Alexander Ludwig e AJ Michalka entram para elenco de quarta temporada

Os primeiros nomes da quarta temporada de “The White Lotus” foram revelados! A HBO Max…

1 dia atrás
  • famosos

Gisele Bündchen se casa com Joaquim Valente em cerimônia íntima em Miami, diz TMZ

Segundo Page Six e TMZ, Gisele Bündchen se casou com o instrutor de jiu-jitsu Joaquim…

1 dia atrás