Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Moreno Veloso estreia disco com participações de Caetano e Bethânia; ouça “Mundo Paralelo”

música
Créditos: Caroline Bittencourt/Divulgação
Créditos: Caroline Bittencourt/Divulgação

Dez anos após a estreia do disco solo “Coisa Boa” (2014), o músico Moreno Veloso retorna para apresentar “Mundo Paralelo”. Produzida pelo próprio intérprete, a seleção de dez faixas já está disponível e traz como carro-chefe o single “A Donzela Se Casou”. O mesmo conta com a participação de membros da família Veloso, entre os quais seu pai, Caetano, e a tia, Maria Bethânia.

“Esse samba de roda nasceu espontaneamente durante uma passagem de som do show ‘Ofertório’, enquanto eu e meu irmão Tom tocávamos distraídos “How Beautiful Could A Being Be” e me veio à cabeça uma história que ouvi no recôncavo baiano sobre como dançar o samba miudinho arrastando e batendo os pés, ritmicamente, servia para alisar o chão de terra de uma casa nova que estivesse sendo construída, de forma que se organizava um samba especificamente para isso, onde a festa ajudava na construção”, conta Veloso, em comunicado.

“A imagem da dança ajudando os noivos recém-casados a levantarem uma casa surgiu pronta com versos, melodia e tudo ali no palco no meio da passagem de som. Convidei minha família de origem santamarense para participar da gravação me ajudando metaforicamente a construir essa nova casa, consolidando a base desse ‘Mundo Paralelo'”.

Nos vocais, podemos ouvir ainda as vozes de seus irmãos, Zeca e Tom, que se alternam sobre o ritmo do samba de roda. Não longe dali, a base revela o autor tocando prato-e-faca. “A gravação acabou sendo uma das mais especiais para mim por muitos motivos, mas principalmente pela força que é juntar, sobre um ritmo popular característico do recôncavo, a minha voz às vozes de minha família que tanto admiro”, prossegue.

“Mundo Paralelo”, gravado em estúdios caseiros em Lisboa e no Rio de Janeiro, conta com surpresas: além de uma versão de “Deixa Estar”, letra de Marina Lima e Antonio Cícero gravada pela compositora em 1998 no disco “Pierrot do Brasil”, há destaque para outra colaboração, a sua vez com o cantor Tiganá Santana. Ouça agora!

O disco mais recente de Moreno, “Every Single Night”, lançado no esquema voz e violão, chegou pelo selo Corbett vs. Dempsey de Chicago, em 2021.

voltando pra home