Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Rita Lee terá disco “Acústico MTV” lançado em vinil pela primeira vez

música
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pioneira no formato acústico, Rita Lee (1947-2023) recebeu da MTV, em junho de 1998, a missão de gravar seu próprio disco na série “Acústico MTV“. Nomes como Nirvana, R.E.M. e Gilberto Gil, entre outros, já tinham conquistado um enorme sucesso com suas respectivas gravações intimistas.

Ela própria, Rita, já tinha no repertório àquela altura um disco à la banquinho e violão. Era “Bossa N Roll” (1991), projeto aclamado pelo público e pela crítica que não apenas deu uma outra direção à sua carreira na virada de década como também a fez redescobrir a própria voz. Foi dizendo ‘sim’ e revisitando uma brilhante trajetória construída ao longo das últimas quatro décadas que a mãe do rock subiu ao palco no Teatro João Caetano. Foram duas noites inesquecíveis que deram origem ao seu próprio “Unplugged”.

A princípio lançado nos formatos CD, VHS e DVD, o projeto agora chega às lojas pela primeira vez em vinil duplo, laranja-avermelhado e marmorizado, com direito a capa gate-fold.

À distinção do que fez em “Bossa”, Rita veio acompanhada à ocasião por uma superbanda: Roberto de Carvalho, que assina a produção, a direção musical e arranjos, no violão, piano e gaita; Beto Lee no violão, bandolim e lap steel; Lee Marcucci no baixo acústico; Paulo Zinner na bateria; Ary Dias e James Muller na percussão; Guga Stroeter no vibrafone e Mauro e Maurício nos vocais, além de cordas e metais.

A curadoria da artista para as participações também segue sendo um destaque. Além de cantar ao lado de uma nervosíssima Cássia Eller (1962-2001) o hit “Luz del Fuego”; com os Titãs, a rockstar escolheu cantar “Papai, Me Empresta o Carro”. Por fim, ao lado de uma doce Paula Toller, foi a vez de tocar “Desculpe o Auê”.

Nada, entretanto, foi tão potente e elegante quanto o dueto feito com Milton Nascimento em “Mania de Você”. “Nada melhor do que nada na cuca, só pra deitar e rolar com Bituca“, brincou a artista, surpreendendo o amigo em meio a um arranjo reescrito por Roberto, ao piano, em homenagem às Minas Gerais.

Entre as gravações icônicas desta noite vale destacar ainda “Gita”, de Raul Seixas“; e “Coisas da Vida”, lançada como segundo single do disco. Gravada em 1976, esta última faixa viria a ganhar nova vida na voz madura e imponente de Rita. Outras duas surpresas são “O Gosto do Azedo”, composição do filho Beto Lee com arranjos de Rogério Duprat; e “M Te Vê”, outra gravação inédita escolhida para integrar o repertório através de uma votação popular realizada nos primórdios da internet.

Para adquirir o “Acústico MTV” de Rita Lee em vinil, basta acessar a loja oficial da Universal Music. O disco segue disponível em streaming.

voltando pra home