Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Guilherme Samora/Divulgação
Foto: Guilherme Samora/Divulgação
livros

Rita Lee deixou novo livro como “último ato”, diz amigo e editor

Mesmo com o estado de saúde delicado, Rita Lee encontrou forças para escrever um novo livro. Em “Outra autobiografia“, que chega às lojas na próxima semana pela Globo Livros, a mãe do rock, que faleceu na última semana, decidiu repassar em detalhes os percalços de seu enfrentamento a um câncer de pulmão.

Em entrevista ao “Fantástico“, o jornalista Guilherme Samora, que foi amigo de Rita e vinha exercendo nos últimos anos o papel de editor, falou sobre a experiência de acompanhá-la neste que, nas palavras da própria, foi “seu último ato”.

“[No livro] Ela repassa, passo a passo, o tratamento. Dos diagnósticos ao que se passava com ela. Quando mandei a foto que seria da capa, em um primeiro momento pensamos em ser branco e preto, ela disse ‘Acho que vou pintar. Quero que lancem dia 22 de maio, dia de Santa Rita e já vai ter passado o mercúrio retrógrado’. Ela virou e falou, muito orgulhosa: ‘Esse é meu último ato'”.

Samora comentou ainda a forte presença de Rita em sua vida, já que também é fã desde criança, e as peculiaridades do processo de trabalhar com a escrita da artista.

“Está muito difícil esse momento, porque de algum modo nunca existiu um mundo sem Rita, entendeu? A Rita sempre estava no meu mundo. A presença física, poder falar com ela, ouvir as genialidades dela. No meu mundo sempre teve a Rita. (…) Editei os livros da Rita com muito amor. Eu gosto de falar… Eu gosto de deixar isso claro que a Rita é muito genial, ela nunca precisou de um ghostwriter, de alguém que escrevesse para ela. A primeira autobiografia, ela escreveu tudo. Ela mandava para mim e falava: ‘Mexe no que você precisar editar’. Não precisa editar, Rita! O livro veio pronto’. A única coisa que ela me pediu foi fazer um fantasminha que eu apareço aqui e ali corrigindo data, brigando com ela, porque ela erra a data e aí fica esquisito corrigir a data dela, porque se está na cabeça dela, melhor deixar. Tudo que ela escreveu está ali”.

No mesmo dia em que foi comunicada a morte da cantora, o livro inédito chegou ao topo dos mais vendidos no ranking geral da Amazon. A entrevista completa, que também traz falas emocionantes do marido, Roberto de Carvalho, e do filho, João Lee, está disponível no Globoplay. Assista clicando aqui.

Além de “Uma outra autobiografia” (2023) e “Uma autobiografia” (2016), esta última indicada ao prêmio Jabuti na categoria Melhor Biografia e Reportagem, Rita Lee é autora de livros infantis como a saga do ratinho Dr. Alex. Ela também publicou, em 2017, uma coletânea de contos intitulada “Dropz”.

voltando pra home