Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
televisão

Giuliana Morrone é demitida da TV Globo após mais de 30 anos

A jornalista Giuliana Morrone, que integrava atualmente o quadro de apresentadores do “Jornal Nacional”, do TV Globo, foi demitida da TV Globo após 34 anos de casa, nesta quarta-feira (5).

Em nota publicada em seus perfis nas redes sociais, Morrone afirmou que deixará a emissora onde se dividiu entre as funções de repórter e apresentadora.

“Meu amor pelo jornalismo começou aos 14 anos. Consegui um furo, uma entrevista com a poetisa Cora Coralina. Foi para o jornalzinho da escola. Muitos na turma nem sabiam que Cora era aquela, mas eu senti um orgulho incrível de poder fazer perguntas para ela. E foram tantas outras perguntas. Em italiano, para Sophia Loren. Em inglês, na correria, para Barack Obama. Em português, há anos, para todo este pessoal aqui do Planalto Central. Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão.”

Veja a postagem abaixo:

A decisão, segundo informações obtidas pelo colunista Lucas Pasin, do portal UOL, e reiteradas pela jornalista Cristina Padiglione, do jornal Folha de S. Paulo, faz parte de uma reformulação e “disciplina de custos” promovida pelo canal. Colegas como César Galvão, Fábio Turci, Fábio Willian, Marcelo Canellas, Mônica Sanches, Eduardo Tchao, Leila Sterenberg e Ana Paula Mendes, entre outros, também foram dispensados.

Pasin conversou, ainda, com pessoas ligadas ao jornalismo da emissora, que relataram um clima tenso em diferentes redações localizadas em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília.

“O que se via nos corredores eram medalhões do jornalismo, com anos de trabalho, chorando. Ou pela própria demissão, ou por desligamentos de amigos”, diz o relato.

O clima de tensão seria ainda maior pelo fato de que, via WhatsApp, tem circulado listas com possíveis nomes a serem demitidos. Colegas estariam prestando condolências antes mesmo de saberem se os desligamentos seriam, de fato, confirmados.

Em geral, a TV Globo estaria incluindo nessas listas profissionais com altos salário, que possuem plano de saúde diferente do novo modelo e que recebem bônus de participação. O canal também teria, segundo Pasin, bloqueado novas vagas que estariam abertas para a edição do jornal Hoje e no portal G1 SP.

Em São Paulo e BH, colegas jornalistas temem ficar sem autonomia após a demissão de nomes ligados à direção da central de jornalismo.

Em nota enviada à coluna, a emissora informou o seguinte:

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.

voltando pra home