Precursor do urban jazz no Brasil e reconhecido por inserir elementos de outros ritmos em suas produções, o músico afrofuturista Jonathan Ferr estreia, nesta sexta-feira (27), o novo álbum, “Liberdade”.
Com participações especiais ao longo das dez faixas, das quais 9 são inéditas, o projeto desembarca nas plataformas pelo slap, selo da Som Livre, e representa mais um passo em direção à democratização do gênero instrumental – uma das principais bandeiras do pianista carioca.
Por meio de parcerias com nomes que relevantes e diversos da música brasileira, como Luedji Luna, Kaê Guajajara, Rashid, Tássia Reis e Tuyo, Jonathan busca explorar o conceito de liberdade em diferentes frentes.
O músico multi instrumentista leva o ouvinte a um mergulho profundo, que reflete muito de Ferr enquanto artista, mas que também pretende provocar a quem ouve, além de estimular a propagação dessa expansão de consciência.
A música de trabalho “Meu Sol”, que aposta na parceria com rimas do rapper Rashid intercaladas pelo refrão cantado pelo duo Àvuá e pelo próprio Jonathan, uma das novidades neste novo trabalho, chega também com videoclipe no dia do lançamento. O roteiro é de Ferr, que também assina a co-direção ao lado de Leo Ferraz.
O ator Aílton Graça é o protagonista convidado para a produção, que aposta em uma narrativa sobre a posse do primeiro presidente negro do Brasil. Jonathan aparece como um ativista do partido ‘Irmandade’, uma brincadeira que ele já apresenta em seus shows. A música fala de esperança e preencheu os bastidores do videoclipe com muita emoção.
Ouça abaixo:
Álbum “Liberdade” – Jonathan Ferr
Lançamento slap/Som Livre – 27 de janeiro/2023
Tracklist
1. Correnteza
2. Liberdade (part. Kae Guajajara)
3. Rio Nilo (part. Stefanie e Luedji Luna)
4. Meu Sol (part. Rashid e Àvuá)
5. Mar Profundo (part. Tuyo)
6. Lá Fora (Zudizilla, Coruja BC1)
7. We Never Change (part. Jesuton)
8. Preterida (part. Melly e Iuna)
9. Gota (part. Tássia Reis, Black Alquimista)
10. O amor não morrerá (part. Lossio)
Em “Três Graças”, Arminda, personagem de Grazi Massafera, ultrapassará definitivamente os limites ao cometer seu…
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada” debutou com 90% de aprovação da crítica no…
Mudanças à vista! A partir de 2029, o Oscar deixará de ser exibido na televisão…
No panorama internacional da música de 2025, houve um pouco de tudo. Veteranos retornaram para…
A repercussão do caso envolvendo a prisão do homem que perseguia Isis Valverde motivou o…
Isis Valverde se pronunciou sobre a prisão do stalker que a perseguia há mais de…
Leave a Comment