Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Papelpop
Melhores de 2022

MOTOMAMI: 10 momentos em que a Rosalía mereceu um bizcochito seu em 2022

Não teve pra ninguém: 2022 foi mesmo o ano de Rosalía! O elogiado “El Mal Querer”, lançado quatro anos antes, colocou sobre a cantora catalã um peso enorme em relação ao trabalho seguinte — que só fez impulsioná-la ainda mais em todos os sentidos, entre público e crítica. Após uma série de singles de transição, ela voltou à ativa com uma obra completa, cheia de significados nas entrelinhas.

Listado pela maioria das principais publicações do planeta em seus respectivos rankings de melhores do ano, “MOTOMAMI” inaugurou um novo período criativo, responsável por fazer com que sua criadora cedesse às experimentações com o propósito de criar um trabalho inigualável dentro do espectro pop atual. Ruídos, beats e uma afinação sem igual fazem deste um disco de libertação.

Com tanta coisa pra pensar, você se lembra de todas as coisas icônicas que Rosasinha fez nos últimos meses? Coisas que te fizeram dar aquele bizcochito depois de ter o coração arrebatado?

Um spoiler rápido: teve trollagem de fã, uma passagem estonteante pelo Brasil, muita inovação… e, claro, mimos.

O Papelpop te dá a chance de recuperar alguns dos grandes momentos da artista e entender porque ela é, de fato, a maior que temos na Península Ibérica.

1. OKAY, MOTOMAMI, HIT A LO TSUNAMI

Sentiu o cheiro de gasolina? Vamos começar falando do disco “MOTOMAMI”. Por si só ele foi um acontecimento, trazendo uma renovação sonora para o que vinha sendo produzido no pop em espanhol — ainda que traga sonoridades já conhecidas, como a bachata e o reggaeton.

O projeto, além disso, também foi responsável por quebrar com todas as expectativas de quem esperou a repetição da estética flamenga utilizada em seu antecessor. As raízes da cantora, aliás, só aparecem em uma faixa, a excelente “Bulerías”. É um disco pra ouvir repetidas vezes, apreciando seus detalhes e a potencialidade das faixas pra se tornar hits. Elas funcionam tanto em conjunto, quanto individualmente.

2. Fã ou hater?

Durante a divulgação de “MOTOMAMI” na Europa, Rosalía decidiu surpreender fãs indo às ruas. Em uma pegadinha organizada pelo programa “El Hormiguero”, ela saiu disfarçada de repórter no centro de Barcelona, querendo saber o que as pessoas pensavam a seu respeito.

As respostas foram mistas, os desavisados fizeram críticas… e ela, sempre muito bem-humorada, caiu na gargalhada ao ver suas reações depois de revelar a verdade. Uma prova incontestável da simpatia da artista! Kkkk Juro, assiste isso porque a gente A-M-O-U!

3. Rainha do Tico-e-Teco

Se o Grammy Latino disse, quem sou eu pra contestar? A performance gravada para o TikTok e exibida na noite de estreia do disco “MOTOMAMI”, posteriormente reconhecida pela Academia e indicada à categoria Melhor Videoclipe em Longo Formato, trouxe um certo frescor às produções audiovisuais do momento. Se a ideia de Rosalía era ser visionária, aqui podemos dizer que ela conseguiu. Manda avisar!

De olho nas tendências, a artista preparou um show vertical que depois iria se refletir na própria estética da turnê. Interessante observar as faixas sendo apresentadas sob um outro ângulo, ainda que não restem motivos para criticar a obsessão da indústria por plataformas como o Tico-e-Teco.

4. Eddy Soares, o maioral!

Vários artistas internacionais já trabalharam com brasileiros, mas eu duvido que algum deles tenha o carisma e o talento combinados do dançarino Eddy Soares.

Cria de São Gonçalo, ele nasceu no Rio de Janeiro e foi um dos destaques da série de apresentações que Rosalía fez mundo afora com a “MOTOMAMI World Tour“, com interesse particular pela dança contemporânea. No Brasil, ainda fez o “L” [alusão ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT] durante o show levando a plateia ao delírio. É o nosso Motopapi!

5. BABY NO ME LLAMES!

O marketing também merece destaque no 2022 de Rosalía. Lembra que há pouco citamos a influência do TikTok nesta era? Pois o disco “MOTOMAMI” entrou nas plataformas de streaming com 16 faixas e, pouco a pouco, foi ganhando algumas adições. “Despechá” foi a mais expressiva delas e chegou primeiro na plataforma.

Com apenas uma versão incompleta do sucesso, a artista conseguiu o feito duplo de que fãs aprendessem a letra e viralizassem o material antes mesmo da estreia. Quando finalmente chegou ao streaming, já era hit do verão. Orgânico, meus amores!

6. Surpresa!

Sabe a sensação de encontrar o boy no rolê sem planejar? Aconteceu com Rosalía durante um show em Inglewood, na Califórnia. Durante a apresentação de “Despechá” (que acabamos de mencionar), a artista e seu ballet foram surpreendidos por um convidado.

O namorado, Rauw Alejandro, subiu ao palco e fez uma surpresa dançando agarradinho. Não é difícil encontrar por aí momentos em que os dois compartilham a companhia um do outro, mas este, sem dúvida, está entre os mais divertidos. A reação de Rosalía ao ver o namorado atrás de si é impagável. Gente como a gente.

7. O próprio bizcochito!

@rosalia

♬ BIZCOCHITO – ROSALÍA

Tivemos memes na era “MOTOMAMI”? Muitos! O mais importante deles talvez tenha sido aquele em que ela mastiga um chiclete imaginário durante a interpretação da faixa “Bizcochito” (que cá entre nós? Também tem uma coreografia muito boa!).

A própria Rosalía conta que criou o carão durante os ensaios, quando teve a ideia de meio que “desafiar” seu time de bailarinos num momento de tédio. Viralizou e, claro, não falta oportunidade pra usar. Ligeira!

8. Abafa, pão de queijo e Tom Jobim

A passagem única da artista pelo Brasil em agosto rendeu muitos mimos. Além de aprender memes e gírias como “Abafa”, ela se revelou mais uma fã de pão de queijo, tendo comigo a iguaria horas antes do show que fez no Espaço Unimed, em São Paulo.

No entanto, o que mais tocou os fãs foi a apresentação breve que fez das faixas “Águas de Março” e “Você Vai Ver”, ambas a capella, no palco da casa abarrotada. Tom Jobim teria ficado orgulhoso. Tá aí uma prova de que os nossos ídolos também têm seus ícones!

E se você não conseguiu ir ao show da kinga, já se prepare que a estrela catalunha voltará ao Brasil muito em breve, em março de 2023, como uma das principais atrações do Lollapalooza Brasil 2023. Vamos, né?

9. De repente… um after!

Ai ai Hahaha! A gente sabe que a Ludmilla fez na melhor das intenções, mas levando em consideração que todo mundo quis tirar uma selfie com a Rosalía no after organizado após seu show em São Paulo… Talvez tivesse sido melhor ficar no hotel!

O fato é que mesmo tendo ficado pouco tempo no espaço, a cantora serviu looks e ainda atendeu todo mundo que se aproximou querendo tirar uma casquinha. O sobrenome dela? Miss Simpatia!

10. Grammy Latino e o Álbum do Ano

Duas vezes vencedora da categoria Álbum do Ano no Grammy Latino, um feito inédito, Rosalía se consagrou ainda ao apresentar um medley de sucessos no palco montado pela Academia Latina de Gravação, em Las Vegas.

Pese o fato de ser europeia, bem como os questionamentos a respeito dos espaços que ocupa na cena musical, ela calou críticos ao entregar um dos shows mais interessantes da noite.

Honesta e autocentrada na proposta, ela entregou um número meio futurista, meio festivo que por um momento nos fez esquecer dos dilemas que existem lá fora.

voltando pra home