Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

De Norte a Sul, de Leste a Oeste: Gloria Groove conquista o coração do Brasil e tem um grande ano em 2022

Melhores de 2022
(Foto: Dri Spaca / Papelpop)
(Foto: Dri Spaca / Papelpop)

O ano de 2022 foi repleto de perguntas e questionamentos que rodearam a mente da maioria de nós. Entre qual era a treta da vez, o seu voto na eleição e qual próximo festival você iria, o ano todo nós nos perguntamos quem era aquela menina de vermelho, que a gente foi para o baile só pra ver. É claro que é ela: Gloria Groove!

Nascido na Zona Leste de São Paulo, a drag queen é, hoje em dia, uma maiores artistas pop do Brasil e se mostra cada vez mais versátil, construindo sua carreira em diferentes sonoridades, que vão do funk ao trap passando pelo pagode e o R&B.

A senhora Lady Leste teve um atribuladíssimo em 2022, com estreia de novo álbum, turnê pelo Brasil, show especial no Rock In Rio, programas no Multishow e — finalmente! — um feat com Pabllo Vittar para coroar o ano. Vem ver!

1 – “Lady Leste”

Após meses de expectativa, muitos fãs chorando e vários closes de bonecas, Gloria Groove liberou, no início de fevereiro, o álbum “Lady Leste“, seu segundo projeto de estúdio.

Além das já conhecidas “A Queda”, “Leilão” e “Bonequinha”, os fãs foram agraciados outras faixas autorais e feats incríveis, como Sobrevivi, ao lado de Priscilla Alcântara, “SFM”, com Mc Hariel, e “Apenas Um Nénem”, com Marina Sena.

O grande single deste álbum foi “Vermelho“, uma faixa inspirada no hit de Mc Daleste, funkeiro paulista morto por tiros em cima de um palco, em 2013.

Você já deve ouvido esse álbum aos montes, mas, sem dúvida, não custa nada dar mais um playzinho. Vem!

2 – A era Lady Leste e a turnê pelo Brasil!

Visualmente, o ano de Gloria Groove foi bem grandioso. A estreia de “Lady Leste” trouxe consigo uma estética específica e inédita da cantora, em que ela entregou looks com muito brilho em diversas variações da cor vermelha, que era a lead colour desta fase de sua carreira, digamos assim — muito por conta do grande single da era.

Ao meio disso tudo, era possível notar influências da cultura periférica em itens usados pela cantora e que remetiam, de imediato, ao local em que ela nasceu e foi criada e ao gênero do funk. Aqui estamos falando do óculos estilo Juliet, dos colares e da maquiagem nos olhos.

O álbum ganhou uma primeira leg da turnê “Lady Leste” com datas que passaram pelo Brasil todo quase, indo de São Paulo a Fortaleza, e muitos outros estados. A drag queen escolheu fazer a grande estreia de seu novo show, com repertório, bailarinos e coreografias inéditas, no Lollapalooza Brasil 2022.

3 – Apresentadora do TVZ? Temos!

Uma nova temporada do programa ‘TVZ’, do canal Multishow, começou em abril trazendo a maior de todas! Transmitida ao vivo, duas vezes por semana, nas segundas e quintas-feiras, a atração terminou de catapultar Gloria Groove ao posto de multiartista.

Quem ainda não a conhecia, passou a conhecer a partir de performances estonteantes, quatros com a cara da artista e papos leves ao lado de grandes estrelas como Jão, Priscilla Alcântara, Luísa Sonza, L7NNON e Karol Conká. Foi só por um mês, infelizmente, mas o suficiente pra deixar a gente com saudade, pedindo por mais!

4 – Rock In Rio

“Uma performance majestosa e emocionante”, foi o que o Papelpop escreveu na análise do show de Gloria Groove no Rock In Rio. Apoiada por um cenário que misturava a estética circense com cabaré e uma banda completa, que incluía instrumentos de corda e sopro, além de um balé de ponta, a queen arrasou naquele que seria um dos shows mais importantes da carreira.

A jornada, que se iniciou com “A Queda”, passou por interpretações como “Máscara”, de Pitty, até se encerrar com um mashup de “Malandragem”, de Cássia Eller, e “Vermelho”, hit absoluto. Pra ficar marcado na história do evento!

5 – ‘Lady Leste Tour 2.0’

Aliás, esse mesmo show no Rock In Rio foi o que abriu alas para a segunda etapa da turnê “Lady Leste”, que ganhou novos figurinos, repertório repaginado e ainda mais energia em cena. Entregando TUDO que os fãs queriam e subindo bem alto o nível das produções brasileiras, Gloria Groove deu o pontapé em São Paulo com a presença de convidados. Além de Pitty (Veja só! Acabamos de falar dela!), a artista também fez subir ao palco o duo Tasha & Tracie, revelações do pop nacional.

Uma das paradas se deu justamente como ato de abertura do show de J Balvin no Brasil. Foi a consagração total do disco “Lady Leste”, que trouxe um espetáculo dividido em três atos. A estética se centrou nos ideais de circo, cabaret e na própria identidade de Groove – que aqui se mostrou sólida como nunca. Um show que, com certeza, continuará na estrada e não pode ser ignorado, de jeito nenhum!

6 – ‘Música Boa, Ao Vivo’

Experiência se adquire rápido e no caso de Gloria Groove, também com muito glamour! No “Música Boa, Ao Vivo”, a cantora voltou às telas do Multishow pronta pra estrelar momentos icônicos que, com certeza, cumpriram o dever de marcar a história do canal ao longo dos últimos 365 dias. Logo no episódio 1, Gloria Groove homenageou os apresentadores das temporadas anteriores com um medley de grandes sucessos.

No entanto, nem só de saudade viveu a atração, pelo contrário. De olho no presente, ela convidou nomes como Liniker, Marina Sena, Xamã e Grag Queen – todos importantes parceiros, representativos desse momento de ascensão pop. Figuronas como Juliette, Duda Beat, Leo Santana, MC Hariel e Banda Eva passaram por lá abrilhantando ainda mais o poder de Groove quando o assunto é colaborar.

7 – Prêmio Multishow 2022

Já é de casa! Além de apresentar o Prêmio Multishow 2022, sendo a primeira drag queen a exercer a função, Gloria Groove levou prêmios pra casa. Nada mais justo: ao longo deste ano, e como você já deve ter percebido a julgar por esse texto, ela simplesmente elevou as produções pop brasileiras ao mais alto patamar e em múltiplos aspectos do audiovisual.

GG brilhou na função de anfitriã, servindo looks e discursos memoráveis, e ao receber o troféu de Voz do Ano fez questão de dedicá-lo à mãe.

“Eu tenho a honra de ser filho e filha de uma das maiores cantoras do Brasil. Então nada mais justo do que dedicar esse prêmio à minha mãe, Gina Garcia. Obrigada, mãe. Sem você, essa voz não estaria cantando aqui. Acho extremamente simbólico ganhar um prêmio chamado ‘Voz do Ano’. Hoje a minha voz é capaz de fazer pessoas que nunca foram ouvidas antes terem um lugar”.

8 – ‘AMEIANOITE’, a tão aguardada parceria com Pabllo Vittar

Desde que seu nome e o de Pabllo Vittar começaram a ganhar projeção nacional, no início da década passada, os fãs pedem por uma colaboração. “AMEIANOITE” finalmente chegou às plataformas de streaming misturando o que ambas as artistas sabem fazer de melhor. Além de uma letra pegajosa, a faixa traz visuais incríveis dirigidos por Nogari.

São as netas das bruxas que não queimaram! O videoclipe passeia por lugares que vão desde uma ceia à la família tradicional brasileira até a magia desvendada pelo relógio à meia-noite. Esse clima pirigótico faz com que ambas se entreguem à estética e mostrem por que são as fodonas. Um marco pop!

Conta pra gente: qual foi o seu momento favorito de GG em 2022?

voltando pra home