Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Webert Belicio/AgNews
música

Gilsons e Jorge Aragão exaltam música brasileira ao levar pagode pro palco do Rock In Rio 2022

O trio Gilsons era uma das grandes expectativas da tarde deste sábado (10) no Rock In Rio 2022. Se no último fim de semana o patriarca Gilberto Gil levou seus grandes sucessos para o mesmo palco, o Sunset, agora foi a vez dos herdeiros mostrarem que talento vem mesmo de berço.

Com uma musicalidade que beira o sinestésico, marcada por faixas “good vibes”, eles fizeram a brisa do mar soprar mais longe, até os limites da Cidade do Rock, a partir de uma proposta minimalista e com cara de verão. A chuva ensaiou, mas não engrenou por ali, pra felicidade da plateia que parecia entrosada. Pouco importou diante de interpretações como “Várias Queixas”, cantada em coro.

Conferindo aos instrumentos um protagonismo singular em detrimento de outras apresentações mais performáticas, João, José e Francisco deixaram implícito, para além de suas composições, que é preciso mais do que nunca fazer uma pausa para respirar.

O amor, tema de muitas canções, embalou os presentes ainda embriagados pela energia do Bala Desejo. Entre as grandes surpresas do show seguinte esteve a participação de um veterano: Jorge Aragão, ícone do samba chamado de “mestre” e que apareceu pra cantar entre outras coisas a inesquecível “Eu e Você Sempre”.

Foi bonito ver na prática gêneros como o pagode ganhando seu devido destaque e a perpetuação de uma das grandes premissas do espaço, a dos encontros – inclusive, geracionais.

Ainda em se tratando de ícones, do avô Gil eles resgataram a faixa “Se Eu Quiser Falar com Deus”, eternizada em diversas vozes, entre elas a de Elis Regina.

Política também não faltou. Os Gilsons não se intimidaram ao ouvir gritos em apoio ao ex-presidente Lula, agora mais uma vez candidato ao posto. Os coros de “Olê Olê Olá, Lula” foram respeitados, deixando para trás as regras da imparcialidade.

Para além da sensação de afago no coração, o grupo trouxe uma mensagem que acabou não dita: a MPB continua firme e forte na missão de renovar seu discurso, ainda que não deixe de lado o desejo de reverenciar seus precursores.

voltando pra home