música

“Fullgás”, de Marina Lima, é tema de nova estreia da série “O Livro do Disco”

A editora Cobogó lança agora, no mês de setembro, mais um capítulo icônico da série “O Livro do Disco”. Conhecida por revisitar a história de grandes LPs da MPB e da música norte-americana, a empreitada se dedica a repassar em 2022 o clássico “Fullgás”, de Marina Lima. Quem assina o texto é o professor e pesquisador Renato Gonçalves.

Lançado em 1984, o projeto marca para além de suas deliciosas canções dançantes um período importante da história brasileira: a redemocratização, símbolo de conquista das liberdades individuais e coletivas roubadas pela ditadura militar, então em esfacelamento.

Com intensa pesquisa, Gonçalves remonta a criação das faixas que mistura rock, pop e MPB, além de perpassar curiosidades como o “Manifesto Fullgás”. O texto, assinado por Marina e o irmão, o co-criador Antonio Cicero, revela intenções políticas ainda mais claras, para além da linguagem pop que “abriu os braços e refez um país”.

No total, foram vendidas cerca de 250 mil cópias do projeto apenas em formato físico, transformando-o em um sucesso absoluto de público e crítica. Para adquirir o livro, você pode acessar o site da editora clicando aqui!

A coleção

Criada em 2014, “O Livro do Disco” já tratou de outros projetos imprescindíveis para entender a cultura popular brasileira contemporânea. Já tiveram suas histórias revisitadas trabalhos como “Guerreira”, de Clara Nunes; “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MCs; “Estudando o Samba”, de Tom Zé; “Tropicália ou Panis et Circensis, “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges; e “Da Lama ao Caos”, de Chico Science e Nação Zumbi.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Grammy 2026: Bad Bunny, Kendrick Lamar, Lady Gaga, Olivia Dean e mais, confira os vencedores da noite

COMPLETAMENTE GAG! O Grammy 2026 entregou discursos fortes, quebras de expectativa e vitórias que transformaram…

8 horas atrás
  • televisão

Kenya Sade vai cobrir in loco o Super Bowl 2026 com Bad Bunny

O homem do momento vai chegar na tela da TV Globo com a garota do…

9 horas atrás
  • música

Pitchfork detona apresentação de Bruno Mars no Grammy 2026: “Mais um cosplay de banda funk dos anos 70 que ele repete há anos”

DESAGRADOU! A exigente Pitchfork detonou a apresentação de Bruno Mars no Grammy 2026, que aconteceu…

9 horas atrás
  • cinema

“Michael”: trailer mostra início do astro no The Jackson 5 até ascensão como Rei do Pop

A Lionsgate e a Universal Pictures divulgaram, nesta segunda-feira (2), um novo trailer completo de…

10 horas atrás
  • televisão

De acordo com chefe da HBO, a 3ª temporada de “The Last Of Us” pode ser a última da série

O futuro de "The Last of Us" na HBO segue cada vez mais incerto. Em…

10 horas atrás
  • música

Bad Bunny fala sobre vir ao Brasil pela primeira vez: “Quero ter novas experiências”

Depois de levar o maior prêmio da noite no Grammy 2026, Bad Bunny é capa…

13 horas atrás