música

“Fullgás”, de Marina Lima, é tema de nova estreia da série “O Livro do Disco”

A editora Cobogó lança agora, no mês de setembro, mais um capítulo icônico da série “O Livro do Disco”. Conhecida por revisitar a história de grandes LPs da MPB e da música norte-americana, a empreitada se dedica a repassar em 2022 o clássico “Fullgás”, de Marina Lima. Quem assina o texto é o professor e pesquisador Renato Gonçalves.

Lançado em 1984, o projeto marca para além de suas deliciosas canções dançantes um período importante da história brasileira: a redemocratização, símbolo de conquista das liberdades individuais e coletivas roubadas pela ditadura militar, então em esfacelamento.

Com intensa pesquisa, Gonçalves remonta a criação das faixas que mistura rock, pop e MPB, além de perpassar curiosidades como o “Manifesto Fullgás”. O texto, assinado por Marina e o irmão, o co-criador Antonio Cicero, revela intenções políticas ainda mais claras, para além da linguagem pop que “abriu os braços e refez um país”.

No total, foram vendidas cerca de 250 mil cópias do projeto apenas em formato físico, transformando-o em um sucesso absoluto de público e crítica. Para adquirir o livro, você pode acessar o site da editora clicando aqui!

A coleção

Criada em 2014, “O Livro do Disco” já tratou de outros projetos imprescindíveis para entender a cultura popular brasileira contemporânea. Já tiveram suas histórias revisitadas trabalhos como “Guerreira”, de Clara Nunes; “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MCs; “Estudando o Samba”, de Tom Zé; “Tropicália ou Panis et Circensis, “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges; e “Da Lama ao Caos”, de Chico Science e Nação Zumbi.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

12 horas atrás
  • cinema

“Tensão deliciosamente desconfortável”: veja as críticas do intenso “Twinless”, que estreia hoje no Brasil

O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…

15 horas atrás
  • famosos

“Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…

16 horas atrás
  • cinema

“Batman 2” terá saída de Zoë Kravitz e chegada de Scarlett Johansson, diz site

Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…

20 horas atrás
  • cinema

Josh Hutcherson rebate críticas de Tarantino sobre “Jogos Vorazes”: “Todo mundo se inspira em todo mundo”

Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…

20 horas atrás
  • series

Série de “Harry Potter” será “encantadora” e fiel aos livros, garante executiva da HBO Max

A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…

22 horas atrás