Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
música

“Fullgás”, de Marina Lima, é tema de nova estreia da série “O Livro do Disco”

A editora Cobogó lança agora, no mês de setembro, mais um capítulo icônico da série “O Livro do Disco”. Conhecida por revisitar a história de grandes LPs da MPB e da música norte-americana, a empreitada se dedica a repassar em 2022 o clássico “Fullgás”, de Marina Lima. Quem assina o texto é o professor e pesquisador Renato Gonçalves.

Lançado em 1984, o projeto marca para além de suas deliciosas canções dançantes um período importante da história brasileira: a redemocratização, símbolo de conquista das liberdades individuais e coletivas roubadas pela ditadura militar, então em esfacelamento.

Marina Lima: Fullgás - Editora Cobogó

Com intensa pesquisa, Gonçalves remonta a criação das faixas que mistura rock, pop e MPB, além de perpassar curiosidades como o “Manifesto Fullgás”. O texto, assinado por Marina e o irmão, o co-criador Antonio Cicero, revela intenções políticas ainda mais claras, para além da linguagem pop que “abriu os braços e refez um país”.

No total, foram vendidas cerca de 250 mil cópias do projeto apenas em formato físico, transformando-o em um sucesso absoluto de público e crítica. Para adquirir o livro, você pode acessar o site da editora clicando aqui!

A coleção

Criada em 2014, “O Livro do Disco” já tratou de outros projetos imprescindíveis para entender a cultura popular brasileira contemporânea. Já tiveram suas histórias revisitadas trabalhos como “Guerreira”, de Clara Nunes; “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MCs; “Estudando o Samba”, de Tom Zé; “Tropicália ou Panis et Circensis, “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges; e “Da Lama ao Caos”, de Chico Science e Nação Zumbi.

voltando pra home