música

Criolo e Mayra Andrade erguem vozes por justiça em show político no Rock In Rio

Autor de um dos discos mais fortes do ano (leia mais a respeito de “Sobre Viver” aqui), Criolo protagonizou um daqueles encontros inesquecíveis do Palco Sunset, no Rock In Rio. Neste sábado (3), ele se apresentou acompanhado da colega cabo-verdiana Mayra Andrade entre grandes hits e a intenção de mostrar que política de verdade se faz muito além do horário eleitoral.

Se no primeiro dia de festa outras apresentações foram marcadas por homenagens à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, bem como protestos antirracistas, desta vez Criolo afiou o discurso ao evocar as dores de um Brasil abandonado, que atravessa a última década a duras penas.

Ao som de gritos como “Fora Bolsonaro”, ele tocou clássicos do repertório como “Não Existe Amor em SP” e “Convoque Seu Buda”, que integram o disco “Nó Na Orelha”. Em 2022, o projeto foi celebrado à ocasião de seus dez anos de existência.

Com o pai na plateia, ele se descontraiu. Saudou o Estado do Ceará e acenou para a cantora catalã Rosalía no momento em que o som de um motor ecoou nas caixas de som. “É o Motopapi”, brincou.

Neste que é, de fato, um momento delicado da sociopolítica brasileira, o artista não se intimidou ao cantar letras combativas como “Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais”. Nesta nova faixa, Criolo ressalta o impacto das armas de fogo em uma sociedade que fecha os olhos para a profundidade dos problemas urbanos.

Versos como “Sociedade que só respeita o que o bolso traz” foram prontamente acompanhados pela plateia.

Outro momento que o público acompanhou em peso foi sua parceria com Andrade, “Ogum Ogum”. A cantora, que seguem em turnê pelo Brasil e se apresenta logo mais na companhia de Gilberto Gil em Belo Horizonte, no próximo dia 18, teve um importante momento solo em que brincou com a voz diante dos elegantes arranjos que passearam do samba ao rap – mesmo que a atitude de ambos em cena tenha sido digna de um rockstar.

Do repertório de Gil, os dois tomaram emprestados um hino de resiliência e fé, que dialoga tanto com o futuro quanto com a sabedoria proveniente da ancestralidade. A delicadeza de “Andar Com Fé” foi um lembre de que é preciso manter a ternura se quisermos vencer o ódio.

Entre uma faixa e outra, Criolo reservou um espaço para homenagear os rappers que, décadas antes, pavimentaram seu caminho a fim de vencer o racismo e o viés elitista da indústria musical. Desafinado pela emoção, reconheceu a importância de seu espaço.

“Que a gente possa celebrar um novo amanha, de um outro jeito”, disse. “Essa conquista não é minha, exclusiva. É uma conquista de vários MCs que estão fazendo 50 anos de idade e que sempre sonharam em cantar rap. É uma conquista nossa, do novo povo, certo? Muito amor, sempre! Porque só o amor transforma. Não dá pra chegar aqui sozinho”.

Confira a setlist completa

1. INTRO
2. SUBIRUSDOISTIOZIN (Criolo)
3. PRETOS GANHANDO DINHEIRO (Criolo, Zegon e Laudz)
4. ESQUIVA DA ESGRIMA (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral)
5. CONVOQUE SEU BUDA (Criolo e Daniel Ganjaman)
*6. SISTEMA OBTUSO (Criolo, Zegon e Laudz)
*7. BOCA DE LOBO (Criolo, Daniel Ganjaman e Nave)
*8. GRAJAUEX (Criolo)
9. NÃO EXISTE AMOR EM SP (Criolo)
10. OGUM OGUM (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral)
11. TAN KALAKATAN (Mayra Andrade)
12. ANDAR COM FÉ (Gilberto Gil)
13. CARTÃO DE VISITA (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral)
14. MENINO MIMADO (Criolo)
15. NAS ÁGUAS (Criolo)

O Rock In Rio segue ainda neste domingo (4) e retorna na próxima quinta-feira.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • televisão

Série de “Scooby-Doo” ganha protagonistas: veja quem é quem!

O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…

8 horas atrás
  • música

Novo ciclo de Jhimmy Feiches: artista fala sobre paixões, raízes amazônicas e o processo por trás de “Bonito na Vida é Se Apaixonar”

Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…

9 horas atrás
  • famosos

Olivia Rodrigo nega brigas com Sabrina Carpenter: “Está tudo bem”

Depois de muitos anos de especulações, Olivia Rodrigo resolveu hablar sobre a possível TRETA entre…

12 horas atrás
  • televisão

Regiane Alves e Gabriela Medvedovsky se abraçam nos bastidores de “Três Graças”: A gente se parece mesmo”

Mãe e filha mesmo! Regiane Alves compartilhou em suas redes sociais o primeiro encontro com…

12 horas atrás
  • música

“Telefone”, de Luísa Sonza, estreia no Top 11 do Spotify Brasil com mais de 550 mil reproduções

Teve seu stream? “Telefone”, primeiro single do novo projeto de Luísa Sonza, estreou na 11ª…

12 horas atrás
  • papelpop

Ryan Gosling em sci-fi aclamado: conheça “Devoradores de Estrelas”, que estreia hoje nos cinemas

Logo depois do Oscar, chegou aos cinemas um filme que já inicia o aquecimento para…

13 horas atrás