Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
(Divulgação)
música

Pabllo Vittar é processada em até R$ 1 milhão por acusação de plágio em hit de “Batidão Tropical”

Pabllo Vittar está sendo processada pelo cantor e compositor Herlomm Diosly dos Reis Silva. O artista acusa a drag queen de plágio pelo hit “Ama Sofre Chora” e pede indenização por danos morais e materiais.

A notícia foi dada em primeira mão nesta quarta-feira (3) pela jornalista Fábia Oliveira, da coluna Em Off. Herlomm alega que o hit de Pabllo, do disco “Batidão Tropical” (2021), foi plagiado de sua faixa “Amar, Sofrer, Chorar”.

O processo corre na 43ª Vara Cível da Comarca de São Paulo. Não é só Vittar que está incluída no pedido judicial: a Sony Music e os compositores Arthur Pampolin Gomes, Arthur Simões Magno Marques, Guilherme Santos Pereira, Pablo Luiz Bispo e Rodrigo Pereira Vilela dos Santos também são citados na ação.

Para mover o processo, o artista alega que as músicas tem nomes parecidos e afirma ter identificado trechos similares nas melodias e letras.

O compositor pede uma indenização para receber todo o lucro obtido com a faixa pelo prazo que estiver vivo, além de sessenta anos após a sua morte. A ação pode chegar a R$ 1 milhão.

Fora isso, Herlomm pede que os danos morais sejam também pagos e que estes cheguem a valores dez vezes maiores que os materiais.

Cronologia das músicas

Para maior entendimento, sejamos aqui práticos sobre os lançamentos das duas músicas. O que Herlomm diz:

  • Música “Amar, Sofrer, Chorar” registrada em 13 de junho de 2019, na plataforma chamada “musicasregistradas.com”
  • Videoclipe de “Amar, Sofrer, Chorar” publicado no canal do artista no YouTube em 1 de outubro de 2020

O que se sabe sobre o lançamento de Pabllo Vittar:

  • Música “Ama, Sofre, Chora” foi lançada no dia 6 de maio de 2021
  • Videoclipe de “Ama, Sofre, Chora” estreou no canal da artista no YouTube no dia 7 de maio de 2021

O que diz Pabllo Vittar

Procurada pelo colunista Lucas Pasin, de Splash UOL, a artista declarou que tal acusação é leviana e sem fundamento. Leia íntegra da nota, enviada pelo departamento jurídico da cantora:

“A equipe da artista Pabllo Vittar vem, através deste comunicado, informar que tomou conhecimento pela mídia digital, que existe uma acusação de plágio referente à obra “Ama Sofre Chora”, de Autoria de Rodrigo Gorky, Pablo Bispo, Arthur Marques, Arthur Pampolin Gomes e Guilherme dos Santos Pereira.

Em que pese não tenha recebido nenhuma notificação ou citação até o presente momento, a Artista, através de sua equipe, examinou a gravação da obra alegadamente plagiada e verificou que não existe nenhuma hipótese de ocorrência de plágio, visto que as obras musicais são totalmente distintas, nada existindo que possa, minimamente, levar a essa conclusão.

Neste sentido, este comunicado serve para esclarecer que a artista Pabllo Vittar não cometeu nenhum tipo de violação a direito autoral e não compactua com a apropriação indevida de qualquer espécie de propriedade intelectual.

Trata-se de evidente acusação leviana, sem qualquer fundamento, a qual será devidamente contestada no momento oportuno.

Atenciosamente, Depto. Jurídico Pabllo Vittar Entretenimento Eireli.”

Ouça as músicas

“Ama Sofre Chora” – Pabllo Vittar

“Amar, Sofrer, Chorar” – Herlomm Diosly dos Reis Silva

SURRA DE POP? ENTÃO, TOMA! A VHS terá uma edição comemorativa no dia 6 de agosto, em São Paulo. Vamos celebrar 5, 6 e 7 anos da festa mais pop do Brasil! Vem renascer com a gente ao som dos maiores hits de Beyoncé, Harry Styles, Britney Spears, Lizzo e muito mais. Corra e compre já seu ingresso neste link!

voltando pra home