A música pop é cíclica, não há nenhum segredo nisso. Mas, de tempos em tempos, um gênero acaba chamando mais a atenção nesse vai e vem de tendências. Tradicional da República Dominicana, a bachata tem voltado com força nos últimos anos e feito novas conexões com o pop.
Entre as canções mais recentes embaladas pelo ritmo estão parcerias como a de Rosalía com The Weeknd, em “La Fama”. Ela foi o carro-chefe do álbum “MOTOMAMI“, lançado em março, e trouxe uma nova luz sobre essas conexões ao empregar uma estética bastante minimalista. Não é um caso isolado. Outros artistas de enorme alcance redescobriram essa poderosa fonte criativa quando se deseja tratar de amor e paixão com intensidade.
Abaixo, você relembra 5 estreias recentes que cumprem bem esse papel – e ainda te fazem querer dançar coladinho com o/a @.
Já pensou em ver The Weeknd cantando em espanhol? Nem ele, muito menos Billie Eilish, mas Rosalía (tinhosa que só) conseguiu esse feito. Botou os gringos pra cantar e com uma pronúncia perfeita. Em “La Fama”, faixa que abriu os trabalhos de seu mais ousado projeto musical em parceria com o talentoso Abel, ela brinca com os perigos do estrelato em uma produção audiovisual que explora ao máximo o caráter controverso da bachata.
Ele oscila entre a delicadeza do sentir e a intensidade infinita do amor romântico, convidando o ouvinte a deixar que ambos o seduzam, mas só até certo ponto. É preciso lembrar: com eles, todo cuidado é pouco… o risco de se apaixonar é alto.
Há também “Ateo”, controversa colaboração do espanhol C. Tangana com a argentina Nathy Peluso. O clipe, gravado na Catedral de Toledo, gerou críticas e repúdio por parte da Igreja Católica. À época da estreia, nós até elencamos alguns pontos altos da produção (relembre clicando aqui). Em uma dança interminável e cheia de química, eles cantam versos sobre um amor poderoso, capaz até mesmo de converter os corações mais desacreditados.
Um amor que supera tudo, inclusive, o assédio provocado pela fama, que provoca escrutínio e julgamento constante, impedindo-os de ter uma vida convencional. Ao assistir, é possível até mesmo sentir o calor do verão entrando pelos poros. Sensacional!
Esta, sim, é uma novidade completa. Nesta sexta-feira (27), o colombiano Manuel Turizo também decidiu se aventurar em busca da batida perfeita. Ele acaba de lançar a melódica canção “La Bachata”, que resgata uma estética bastante famosa da década de 1990 e que reforça. O videoclipe (que você confere acima) não traz exatamente um roteiro bem estipulado, mas é uma boa oportunidade de observá-lo resgatando algo imprescindível aos cantores do gênero: a sensualidade e a pose de galã.
Gravado ao longo de duas diárias em Buenos Aires, na Argentina, o clipe de “Te Espero” representa bem essa química existente entre Prince Royce (um veterano da bachata) e a iniciante Maria Becerra, além de reforçar o impacto da música em si. A começar pelo fato de que ela traz referências essenciais para a trajetória de Royce como a banda britânica Cutting Crew e um sample da faixa “(I Just) Died In Your Arms”, um clássico!
Em suma, o material é uma combinação perfeita de vocais em diferentes frequências e desse romantismo inerente às obras de ambos os intérpretes – mas também dos próprios caminhos sonoros que resolveram tomar neste capítulo.
Eis a única estreia solo feminina deste compilado! A nossa lista se encerra com uma paisa da própria bachata. No disco “Nattividad”, que marcou seu retorno após a gestação da filha Vida, a cantora e compositora Natti Natasha fez questão de trazer uma faixa inspirada nesse movimento.
Melancólica, apoiada em um tradicional drama latino, a letra representa bem essa essência derramada que muitas vezes as canções do tipo costumam demonstrar. “Por que o amor quando não mata, morre/Vou ler mil vezes o nosso conto breve/As nuvens se pintam e cinza e não chove/Você passa a sua vida enganando a quantas pode“, diz uma das estrofes. Perfeita para curtir uma fossa daquelas!
***
Quer ouvir mais? Toma aqui uma playlist do Filtr Latino, com vários e vários hits do gênero
Ana Morais, artista, cantora e filha de Gloria Pires e Orlando Morais, fará sua grande…
LENDA! Negra Li desfilou seus hits no palco Budweiser do Lollapalooza Brasil e celebrou 30…
Se tem um artista que saiu do Lollapalooza Brasil 2026 com status atualizado, foi Ruel.…
Se alguém ainda estava ressentido pelo cancelamento do AFROPUNK Experience 2024, em São Paulo, pode…
O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…
Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…
Leave a Comment