Não se falou em outra coisa durante a semana. Embora uma parcela dos espanhóis tenha chiado a respeito das novas canções de Rosalía, o disco “MOTOMAMI” encontrou no público e na crítica, simultaneamente, um abraço apaixonado.
Em suas 16 canções, o projeto apresenta uma artista com sede de liberdade, pronta para romper com o tradicional que a consagrou pelo simples prazer de se colocar em movimento, ousando e experimentando como nunca. No repertório, uma colagem de sons que vai do reguetón ao samba, passando ainda pelo dembow e a bachata.
Essa ambição não poderia reverberar de forma diferente. Antes mesmo de chegar às plataformas de streaming, onde reinou absoluto e conquistou feitos como a maior estreia solo de uma artista feminina no Spotify, análises profundas, robustas, destacaram o filtro visionário pelo qual foram submetidas as canções.
Notas altas conferidas por alguns dos jornais mais respeitados do mundo lembraram o quanto Rosalía conseguiu criar um som estranho, ao mesmo tempo em que é capaz de soar extremamente pop.
“Rosalía tende a trabalhar devaneios concretos, imaginando em detalhes um produto acabado que combina muitas de suas referências artísticas, ao mesmo tempo em que se mantém fiel à própria identidade e originalidade”, escreveu o norte-americano The New York Times.
Essa perspectiva não é isolada. Na plataforma Metacritic, que compila dados sobre avaliações, o material já ocupa a posição de disco mais bem avaliado do ano – uma constatação que se estende ainda ao nítido reforço do fator visual, que imprime novas camadas a cada uma das canções.
A live que fez no TikTok é um exemplo de como Rosalía parece gradativamente mais despretensiosa em suas ações, ao mesmo tempo em que busca inspirar fãs de todas as idades a partir de coreografias, figurinos e até mesmo memes.
Por parte deles mesmos, as brincadeiras se reproduziram à exaustão e em diferentes idiomas. As abordagens foram as mais variadas. Houve quem brincasse com a estética motogirl, atribuições de feminino X masculino, possíveis significados das faixas e os limites das interpolações – que ora flertaram com o reguetón clássico, ora acenaram para shows infantis.
Abaixo, alguns dos principais.
“MOTOMAMI”, o disco, está disponível em todas as plataformas de música. Ouça já!
Lola Young reapareceu nas redes sociais, neste sábado (20), após anunciar uma pausa por tempo…
Os primeiros nomes da quarta temporada de “The White Lotus” foram revelados! A HBO Max…
Segundo Page Six e TMZ, Gisele Bündchen se casou com o instrutor de jiu-jitsu Joaquim…
Existem atores de Hollywood que são únicos e simplesmente nunca haverá igual. Jack Black é…
O encontro entre tradição e pista de dança ganha novos contornos com o lançamento de…
Claudia Leitte tornou-se alvo de uma ação civil movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA),…
Leave a Comment