Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

A indústria reserva canções comoventes e festivas para a hora da ceia (Divulgação)
(Divulgação)
música

Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Mariah Carey… os mais incríveis álbuns de Natal de todos os tempos!

Todos os anos, pontualmente um dia após o Halloween, Mariah Carey decreta o início da temporada de Natal. A partir daí, “All I Want For Christmas Is You” sobe gradualmente nas paradas musicais dos Estados Unidos até 25 de dezembro. É comum ver a canção, uma das mais populares de todos os tempos quando o assunto é temática natalina, alcançar o disputado top 10 da parada Billboard Hot 100.

O hit é de 1994, mas seu sucesso perdura e faz de Mariah uma rainha do Natal. É difícil mantê-lo de fora das playlists, com seus versos fáceis e ritmo contagiante, ou não se deparar com um comentário sobre. Mas “All I Want For Christmas Is You” não pode ser a única faixa ouvida em uma data tão cantada.

A indústria é prolífica quando se trata do que ouvir no fim de ano e é possível encontrar desde álbuns inteiros recheados de canções comoventes até as mais festivas playlists para a hora da ceia. Abaixo, uma lista com discos incríveis lançados nos Estados Unidos que não podem faltar na sua vitrola.

“Ella Wishes You a Swinging Christmas”, de Ella Fitzgerald

Considerado o álbum mais essencial para o Natal pela revista Rolling Stone, “Ella Wishes You a Swinging Christmas” (1960), de Ella Fitzgerald, é mesmo uma joia. A ilustre cantora e compositora de jazz, premiada 13 vezes pelo Grammy, apresenta 18 canções neste compilado, incluindo as icônicas “Jingle Bells” e “The Christmas Song”.

“Elvis’ Christmas Album”, de Elvis Presley

“Elvis’ Christmas Album” (1957), de Elvis Presley, é certamente um marco na história da música: liderou a parada da Billboard por um mês e, merecidamente, se tornou o álbum de Natal mais vendido de todos os tempos. O projeto traz um rock & roll alegre e versões de canções tradicionais com o Rei, sendo o responsável pelo clássico “Blue Christmas”.

“James Brown’s Funky Christmas”, de James Brown

“James Brown’s Funky Christmas” (1995) reúne as melhores faixas de três discos natalinos de James Brown, todos gravados em apenas cinco anos: “James Brown Sings Christmas Song” (1966), “A Soulful Christmas” (1968) e “Hey America It’s Christmas” (1970). No compilado, há uma diversidade musical do artista que foi um dos mais influentes do século XX.

“Wrapped In Red”, de Kelly Clarkson

Se Kelly Clarkson consegue cantar gêneros do pop ao rock, então é claro que também tem gogó para canções natalinas. Em “Wrapped In Red” (2013), considerado o melhor álbum natalino do século XXI pela Billboard, a artista entrega sua voz potente a clássicos, como “Have Yourself a Merry Little Christmas”, e inéditas, como “Underneath the Tree”.

“White Christmas”, de Bing Crosby

De acordo com a Rolling Stone, “o que Jesus é para o Natal, Bing Crosby é para a música de Natal”. E “White Christmas” (1945), nomeado pela canção de 1941 do compositor Irving Berlin, é um de seus álbuns mais lendários. Além da faixa-título, “Silver Bells” e “I’ll Be Home For Christmas” ganham força.

“Merry Christmas”, de Mariah Carey

“All I Want For Christmas Is You”, marco da carreira de Mariah Carey e do Natal, pertence ao álbum “Merry Christmas” (1994). O projeto conta com outras nove faixas, incluindo as clássicas “Silent Night”, “Christmas (Baby Please Come Home)” e “Santa Is Comin’ to Town”, com direito a coral para acompanhar os vocais inconfundíveis da artista. À ocasião dos 25 anos de estreia, fizemos um recorrido pela história do disco.

“A Jolly Christmas From Frank Sinatra”, de Frank Sinatra

“A Jolly Christmas From Frank Sinatra” (1957), de Frank Sinatra, é do mesmo ano que “Elvis’ Christmas Album”, de Elvis Presley, mas sempre há espaço para discos de Natal, principalmente quando se trata desses dois artistas. Sinatra brilha ao puxar músicas como “I’ll Be Home For Christmas” e “Have Yourself a Merry Little Christmas”.

“Songs For Christmas”, de Sufjan Stevens

Sufjan Stevens pode ter chamado a atenção com a trilha sonora de “Me Chame Pelo Seu Nome” (2017), mas seu trabalho musical é muito maior – e se estende ao Natal. Eleito um dos melhores discos natalinos de todos os tempos pela Rolling Stone, “Songs For Christmas” junta cinco de seus EPs, de 2001 a 2006, e se torna uma boa escolha para o fim de ano.

“A Very Kacey Christmas”, de Kacey Musgraves

“A Very Kacey Christmas” (2016) é um presente em formato de coletânea encantadora de Kacey Musgraves. A estrela country, que também tem “The Kacey Musgraves Christmas Show” (2019) no catálogo, entoa canções como “Let It Snow”, “Christmas Don’t Be Late” e “Feliz Navidad”.

“A Legendary Christmas”, de John Legend

“A Legendary Christmas” (2019), de John Legend, é muito jovem para ser considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, mas pode ser um dos melhores do século XXI. O projeto entrega clássicos na voz do artista EGOT, que traz parcerias com Stevie Wonder, Kelly Clarkson e Esperanza Spalding.

***

voltando pra home