famosos

Gilberto Braga, autor de “Vale Tudo”, “Dancin’ Days” e “Paraíso Tropical”, morre aos 75 anos

O dramaturgo Gilberto Braga faleceu na noite de terça-feira (26) após sofrer uma septicemia, uma infecção generalizada que dificulta o normal funcionamento do corpo. Internado desde o final da semana passada no Rio de Janeiro, o escritor tinha 75 anos.

Conhecido por seu amplo trabalho na teledramaturgia brasileira, o autor criou mais de 20 novelas e, em 2008, conquistou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela com “Paraíso Tropical”.

No início de sua vida profissional, Gilberto trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal “O Globo”. Estreou na TV Globo como autor em 1973, com uma adaptação de “A Dama das Camélias”, protagonizada por Gloria Menezes. Um ano depois, teve sua primeira experiência com novelas, em “Corrida de Ouro”, no qual dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.

Em seu extenso currículo na TV, comandou sucessos como “Escrava Isaura” (1976), “Dancin’ Days” (1978), “Anos Dourados” (1986), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003). Sua última novela na Rede Globo foi “Babilônia”, exibida em 2015.

Abaixo, confira algumas homenagens realizadas ao dramaturgo:

 

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Ana Morais estreia nova fase musical em show no Lollapalooza: “Vulnerabilidade e força”

Ana Morais, artista, cantora e filha de Gloria Pires e Orlando Morais, fará sua grande…

22 horas atrás
  • música

Negra Li celebra 30 anos de carreira em show emocionante no Lollapalooza BR com participação especial dos filhos

LENDA! Negra Li desfilou seus hits no palco Budweiser do Lollapalooza Brasil e celebrou 30…

1 dia atrás
  • música

De óculos Juliet e camisa do Brasil, Ruel se joga na plateia e entrega show enérgico no calor de SP

Se tem um artista que saiu do Lollapalooza Brasil 2026 com status atualizado, foi Ruel.…

1 dia atrás
  • música

Doechii brinca de ser cartomante e desfila hits em estreia no Brasil

Se alguém ainda estava ressentido pelo cancelamento do AFROPUNK Experience 2024, em São Paulo, pode…

1 dia atrás
  • televisão

Série de “Scooby-Doo” ganha protagonistas: veja quem é quem!

O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…

2 dias atrás
  • música

Novo ciclo de Jhimmy Feiches: artista fala sobre paixões, raízes amazônicas e o processo por trás de “Bonito na Vida é Se Apaixonar”

Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…

2 dias atrás