Isto é o que escrevem os autores Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino ao se referirem à sabedoria dos terreiros e das macumbas. Ao mesmo tempo em que se estabelece um crescente respeito por religiões de matriz africana, episódios de intolerância ligados à fé fecham ano após ano janelas para a diversidade. Como aconteceu anos atrás, quando uma mãe de santo teve seu terreiro atacado e queimado no subúrbio do Rio. Poderia ser hoje.
A dita narrativa real serviu como mote criativo para a cantora, compositora e cineasta Carolina Sá, que lança nesta quinta-feira (8) “O Fogo Queimou”. A canção é uma amostra do primeiro disco solo da carreira, batizado como “Atlantika”. Trata-se de uma mistura de poesia, canto e atmosferas sonoras que destacam não apenas o respeito, como também a potência das manifestações a partir de ritmos afro-brasileiros e africanos.
Mesmo que seja Carolina quem cante, o verso em destaque acima chega pela interpretação de Bethânia Nascimento, que mescla a expressão corporal em seus extremos: na austeridade dos protestos antirracistas e na leveza da dança. “O clipe nasceu do desejo de filmar uma performance de Bethânia Nascimento, coreógrafa e bailarina clássica e também uma pessoa do Axé. Filha de Beatriz Nascimento, historiadora e importante ativista do movimento negro no Brasil, e de Djosa Gomes, artista cabo-verdiano”, conta.
“Convidei o diretor e fotógrafo Gustavo Nasr, que assim como Bethânia, mora em Nova York. Ela traz em sua dança, assim como em sua trajetória, a resiliência e a potência das mulheres negras das Américas”. O resultado é uma ode àquilo que é história e que ao mesmo tempo se faz presente.
O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…
O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…
Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…
Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…
Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…
A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…
Leave a Comment