Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Eventos foram marcados pela presença do distanciamento social, equipes reduzidas e uso de máscaras (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images
MELHOR DE 2020

Como 2020 mudou o conceito das apresentações musicais em premiações?

A pandemia fez muita gente se reinventar e os artistas não ficaram de fora dessa. Com a impossibilidade de realizar apresentações ao vivo, em que os astros se unem aos músicos, dançarinos e, claro, possuem uma plateia ao vivo pra dar aquele gás, as aguardadas apresentações musicais tiveram que ser reformuladas para novos e ambiciosos formatos.

Sim, ambiciosos, porque mesmo que tenham tido uma série de limitações e a atmosfera intimista tenha reinado absoluta, foi preciso se reinventar. Shows vibrantes e feitos a partir de técnicas nunca antes vistas chamaram a atenção, trazendo novos conceitos e produções marcantes. Algumas delas se assemelham aos videoclipes, como é o caso da apresentação de “Do It”, da dupla Chloe x Halle no GLAAD Awards, que aconteceu no último dia 30 de junho.

Com participações das drags queens Naomi Smalls, Mayhem Miller e Vanessa Vanjie Mateo, a apresentação contou com cenários diferentes, coreografia, sensualidade e, claro, muito talento.

The Weeknd, um dos grandes destaques deste ano no audiovisual, marcou sua passagem por 2020 com um live grandioso do hit “Blinding Lights” durante a abertura do VMA 2020, que foi realizado no final de agosto. O cantor se apresentou em uma plataforma 300 metros acima de Manhattan, com show de luzes e fogos de artifício. Não foi a única divulgação imponente. No American Music Awards, em novembro, ele fez toda sua atuação sobre uma ponte no centro de Los Angeles.

Distanciamento social sempre! Como acompanhante, apenas o consagrado saxofonista Kenny G, tocando a uma larga distância.

Lembra como a Lady Gaga foi incrível no MTV VMA? Vencedora absoluta, a mother monster marcou seu retorno aos palcos após o lançamento do álbum “Chromatica” com um medley potente. Era a oportunidade perfeita de apresentar seu universo utópico por meio das músicas “Chromatica II”, “911”, “Stupid Love” e “Rain on Me”, com participação especial de Ariana Grande, mas não só: mostrar ao mundo a importância de sonhar e de se cuidar nesse momento tão duro.

A apresentação contou com troca de figurinos, plateia virtual e a proteção necessária contra a Covid-19. Naquela noite, ela foi a única artista a cantar de máscara. Lógico que chamou a atenção e, à época, Gaga chegou a comentar com os criadores de suas máscaras de LED que não usá-las passaria uma mensagem errada aos espectadores

Nessa mesma vibe surgiram os “encontrinhos à distância”. Que tal este protagonizado por Erykah BaduTeyana Taylor, H.E.R. e Brandy, no BET Hip Hop Music Awards 2020? Sem contato e usando as potencialidades da tecnologia ao seu favor!

Prêmios em casa? Tivemos também! O Emmy Awards, por exemplo, dá uma boa ideia de como funcionou – ainda que não seja uma premiação musical. Ditando moda, durante a festividade cada um dos indicados recebeu em casa um assistente da Academia com troféus que poderiam, ou não, ser verdadeiros. No fim, os que traziam prêmios falsos iam embora e apenas o verdadeiro seguia no local para entregá-lo, devidamente higienizado. A Zendaya foi uma dessas sortudas!

 

Indicada ao Grammy de artista revelação do ano, Doja Cat nos entregou diversas performances marcantes em 2020. Porém, durante o MTV EMA 2020, Doja foi além e trouxe uma versão de rock para “Say So”, música que dominou o Tik Tok. Com a apresentação gravada, a produção trouxe novos elementos na edição que a deixou ainda mais interessante.

Na onda das gravações, Miley Cyrus produziu aparições que mais pareciam videoclipes. Luzes, escadas e apenas uma estrela, que você já sabe qual é, no centro de tudo. Foi uma das gigantes deste amargo 2020.

O ano de 2020 mudou vários aspectos da indústria musical e as apresentações ao vivo entraram nesse meio. Agora, podemos esperar novas experiências das atrações que estão por vir (eu ouvi Grammy?).

E aí, qual foi a sua premiação preferida realizada durante a quarentena?

***

Colaborou Alan Victor

voltando pra home