livros

Morre aos 88 anos Quino, cartunista argentino criador de Mafalda

Conhecido mundialmente por ser o criador da personagem Mafalda, o cartunista argentino Quino morreu na manhã desta quarta-feira (30), aos 88 anos. A informação foi confirmada por seu editor, Daniel Divinsky, no Twitter. A causa da morte não foi divulgada.

 

Famoso internacionalmente, Joaquín Salvador Lavado nasceu em 1932 em Mendoza, no centro-oeste da Argentina, e se tornou o criador de HQs em língua espanhola mais traduzido de todos os tempos. Para se ter uma ideia, apenas as tiras de sua principal personagem, Mafalda, foram traduzidas para 27 idiomas, entre eles o mandarim e o guarani.

A vocação veio aos 3 anos por meio do tio, o pintor e desenhista de publicidade Joaquín Tejón. Em 1945, após perder a mãe, Quino terminou a escola primária e se inscreveu em um curso da Escola de Belas-Artes de Mendoza.

Cansado de reproduzir desenhos de jarros e ânforas nas classes tradicionais, decidiu largar tudo para se dedicar à criação de historietas de humor. A primeira exposição em uma livraria de Buenos Aires aconteceria em 1962, e no ano seguinte publicou o primeiro álbum, “Mundo Quino”, que reúne uma compilação de desenhos sem texto.

O sucesso de Mafalda, que nasceria naquela mesma época, não foi instantâneo. Criada para uma campanha publicitária, a personagem chegou a ser recusada. Reformulada e agora munida de críticas à sociedade, à política e ao comportamento latino-americano daquele período, a menina contestadora, rebelde e feminista se transformou em um ícone global.

Vencedor de prêmios internacionais, entre eles a Legião de Honra francesa, que aceitou em 2014, Quino estava afastado das artes já há alguns anos por questões de saúde. Ele não deixa filhos.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

8 horas atrás
  • cinema

“Tensão deliciosamente desconfortável”: veja as críticas do intenso “Twinless”, que estreia hoje no Brasil

O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…

12 horas atrás
  • famosos

“Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…

13 horas atrás
  • cinema

“Batman 2” terá saída de Zoë Kravitz e chegada de Scarlett Johansson, diz site

Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…

17 horas atrás
  • cinema

Josh Hutcherson rebate críticas de Tarantino sobre “Jogos Vorazes”: “Todo mundo se inspira em todo mundo”

Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…

17 horas atrás
  • series

Série de “Harry Potter” será “encantadora” e fiel aos livros, garante executiva da HBO Max

A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…

18 horas atrás