Seis palestras inspiradoras do TEDx para assistir no mês do orgulho queer

É chegado o mês do orgulho queer e sempre é tempo de aprender. Aqui estamos em busca frequente de compreensão, não apenas da nossa própria realidade, mas também do universo que nos cerca. É preciso pensar coletivamente pra mudar o mundo e pra que isso se concretize… só abraçando uma luta que é de todos.

Pra ter um Norte é importante ouvir o que o outro tem a dizer. Os TEDx, por exemplo, são conferências realizadas em localidades da Europa, Ásia e Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos. São totalmente sem fins lucrativos e destinadas à disseminação de ideias, visto que usam a voz de formadores de opinião e jovens líderes a fim de dar uma forcinha no processo de aceitação.

É por meio deles que essa galera compartilha ideias e mensagens importantes, sempre com o intuito de inspirar pessoas em todas as partes. Como hoje é dia de celebrar o que somos, a nossa diversidade, separamos 5 palestras inspiradoras oferecidas por figuras LGBTQ+ pra você assistir em casa. Comece fazendo um esquenta pra Parada Virtual LGBTQ+, que rola daqui a pouco no YouTube. Dê play!

Lorelay Fox – É hora de apoiar as diferenças

Vamos começar falando sobre quem é referência? Lorelay Fox é um nome bem conhecido por aí pela elegância e pelo estilo. Fala sobre comportamento e maquiagem como ninguém, mas não é só. Neste vídeo ela conta um pouco mais sobre como os julgamentos funcionam em meio à sociedade quando pessoas consideradas “diferentes” aparecem e se sobressaem. O recado é claro: mais do que aceitar, apoiar às diferenças é o caminho para um mundo mais leve, livre de julgamentos e desconfortos.

Josy Silva – Transexualidade: não nasci homem, nem mulher. Nasci gente!

Mulher trans redesignada, ativista e feminista, Josy Silva faz parte da Associação de Pessoas Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Além disso, participa ativamente na construção da inclusão de direitos da população LGBTQ+ a partir da criação de políticas públicas como um ambulatório exclusivo para travestis e transexuais. Nesta fala, Silva abre o jogo sobre como pessoas trans se sentem sufocadas em ambientes em que a dominância de pessoas cis é incapaz de tratá-las com respeito. No vídeo ela relata vivências e destaca a importância dos trabalhos que desenvolve em prol da comunidade queer.

Filipe Roloff – Inclusão, diversidade e as fronteiras do preconceito

Além de construir pontes no mundo corporativo, Filipe Roloff integrou em 2017 uma lista elaborada pelo jornal Financial Times com os 50 futuros líderes LGBTQ+ do mundo. A escolha se deu por meio do trabalho que desenvolve com foco em diversidade e inclusão. Nesta palestra dada via TEDx, Roloff fala sobre como foi atravessar fronteiras de preconceitos em meio aos privilégios que possui. Não obstante, também vai a fundo no próprio processo de compreensão da importância de se inserir pessoas queer em todos os espaços, entre eles empresas de grande alcance.

Marlon Parente – BICHA: ressignificar para (re)existir

Marlon Parente é publicitário, diretor de arte e responsável pelo documentário “Bichas”, lançado em 2016 (você certamente se lembra dele! A obra já conta com quase 1 milhão de visualizações no YouTube!). Em sua fala no TEDx, o criador levanta a bandeira da igualdade e lança luz sobre a importância do combate à homofobia. Para isso, cita como seus comportamentos foram questionados ainda na infância e escancara a indiferença alheia diante da aceitação às diferenças.

Amara Moira – O mundo nas palavras Trans

Travesti, feminista e doutora em teoria e crítica literária pela Universidade de Campinas (Unicamp), Amara Moira é uma das grandes vozes do movimento queer. Nesta palestra necessária ela questiona a falta de pessoas da sigla T em posições de protagonismo na sociedade. Mas há mais o que ver: além de abordar esse ponto importantíssimo, a estudiosa também mergulha no universo da hiperssexualização de travestis e transexuais no dia a dia a fim de explicar as mazelas desta problemática, voltando-se principalmente para o impacto disso nas interações de pessoas queer com o mundo.

Amara Moira – Quem tem medo de travesti?

Em março de 2019 Amara Moira também participou de outro talk em que falou sobre o que acontece quando pessoas trans passam a ocupar espaços na sociedade como um todo. Esteja pronto para quebra de estereótipos, análises aprofundadas e muita contextualização. Conversa importantíssima!

 

*Colaborou Erick Luiz

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Para Bial, Rosalía revela que estudou Tom Jobim e adoraria fazer álbum inspirado na bossa nova

A tão aguardada entrevista de Pedro Bial com Rosalía, feita no Rio de Janeiro, foi…

27 minutos atrás
  • cinema

Netflix surpreende o mercado e compra a Warner Bros. Discovery por R$ 440 bilhões

A Netflix confirmou nesta sexta-feira (05) a compra da Warner Bros. Discovery por US$ 83…

2 horas atrás
  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

15 horas atrás
  • cinema

“Tensão deliciosamente desconfortável”: veja as críticas do intenso “Twinless”, que estreia no Brasil

O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…

19 horas atrás
  • famosos

“Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…

20 horas atrás
  • cinema

“Batman 2” terá saída de Zoë Kravitz e chegada de Scarlett Johansson, diz site

Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…

23 horas atrás