música

Em 4K! Shakira disponibiliza clipes de “The One”, “No Creo” e mais no YouTube

Quem gosta da Shakira sabe que nem todos os clipes da cantora estão disponíveis em boa qualidade na plataformas digitais. A gente entende. A liberação de conteúdos do gênero muitas vezes envolve uma série de trâmites que vão desde a remasterização até questões de direitos autorais.

Eis que no início desta semana a cantora surpreendeu os fãs ao liberar em seu canal oficial no YouTube três vídeos até então beeem difíceis de se achar. Vamos por ordem de lançamento: dos anos 1990 o representante é “No Creo”, um dos singles de maior sucesso do disco “Dónde Están Los Ladrones?” (1998).

Com figurantes fantasiados de forma extravagante e fazendo críticas aos padrões sociais da época, a obra apresenta Shakira em seus inícios, encenando uma letra romântica e carregada de referências à sociologia e a filosofia. Há quem diga que este foi o primeiro clipe a ser filmado para aquela era (repare só nos easter eggs que o conectam ao clipe de ‘Ciega Sordomuda’. A cena da piscina aparece em ambos!).

Do álbum “Laundry Service” (2001) quem vem pra somar é “The One”. No clipe, dirigido pela dupla Esteban Sapir e Ramiro Agulla (mesmos autores do documentário “Live & Off The Record”), ela caminha pelas ruas de uma metrópole enquanto vê casais apaixonados fugindo de uma tempestade. A ideia expressa pelos figurantes é mostrar um certo encanto na simplicidade das coisas, no simples ato de se conectar com o outro.

A produção, entretanto, eleva o tom ao tocar nesse mesmo ponto. Isto porque também faz uma denuncia ao racismo e a violência policial ao mostrar um jovem negro sendo preso arbitrariamente por um grupo de agentes.

Mas não foi só. Em 2007, a cantora foi responsável ao lado do brasileiro Antonio Pinto (“Cidade de Deus”) pela trilha sonora da adaptação cinematográfica do livro “O Amor nos Tempos de Cólera”. A pedido do compatriota Gabriel García Márquez, Shakira criou duas faixas inéditas para a película: “Hay Amores” e “Despedida”, tendo sido esta última indicada ao Golden Globes 2008 na categoria Melhor Canção Original.

No clipe de “Hay Amores”, Shakira se senta em uma escadaria de uma casa antiga na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia, enquanto canta as dores de um amor impossível. Faz com que o espectador sinta na pele os dilemas da paixão vivida por Fermina Daza e Florentino Ariza, protagonistas do livro de Gabo.

Sempre é bom lembrar, todas as faixas citadas estão disponíveis no streaming.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Ana Morais estreia nova fase musical em show no Lollapalooza: “Vulnerabilidade e força”

Ana Morais, artista, cantora e filha de Gloria Pires e Orlando Morais, fará sua grande…

22 horas atrás
  • música

Negra Li celebra 30 anos de carreira em show emocionante no Lollapalooza BR com participação especial dos filhos

LENDA! Negra Li desfilou seus hits no palco Budweiser do Lollapalooza Brasil e celebrou 30…

1 dia atrás
  • música

De óculos Juliet e camisa do Brasil, Ruel se joga na plateia e entrega show enérgico no calor de SP

Se tem um artista que saiu do Lollapalooza Brasil 2026 com status atualizado, foi Ruel.…

1 dia atrás
  • música

Doechii brinca de ser cartomante e desfila hits em estreia no Brasil

Se alguém ainda estava ressentido pelo cancelamento do AFROPUNK Experience 2024, em São Paulo, pode…

1 dia atrás
  • televisão

Série de “Scooby-Doo” ganha protagonistas: veja quem é quem!

O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…

2 dias atrás
  • música

Novo ciclo de Jhimmy Feiches: artista fala sobre paixões, raízes amazônicas e o processo por trás de “Bonito na Vida é Se Apaixonar”

Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…

2 dias atrás