Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Em 4K! Shakira disponibiliza clipes de “The One”, “No Creo” e mais no YouTube

Quem gosta da Shakira sabe que nem todos os clipes da cantora estão disponíveis em boa qualidade na plataformas digitais. A gente entende. A liberação de conteúdos do gênero muitas vezes envolve uma série de trâmites que vão desde a remasterização até questões de direitos autorais.

Eis que no início desta semana a cantora surpreendeu os fãs ao liberar em seu canal oficial no YouTube três vídeos até então beeem difíceis de se achar. Vamos por ordem de lançamento: dos anos 1990 o representante é “No Creo”, um dos singles de maior sucesso do disco “Dónde Están Los Ladrones?” (1998).

Com figurantes fantasiados de forma extravagante e fazendo críticas aos padrões sociais da época, a obra apresenta Shakira em seus inícios, encenando uma letra romântica e carregada de referências à sociologia e a filosofia. Há quem diga que este foi o primeiro clipe a ser filmado para aquela era (repare só nos easter eggs que o conectam ao clipe de ‘Ciega Sordomuda’. A cena da piscina aparece em ambos!).

Do álbum “Laundry Service” (2001) quem vem pra somar é “The One”. No clipe, dirigido pela dupla Esteban Sapir e Ramiro Agulla (mesmos autores do documentário “Live & Off The Record”), ela caminha pelas ruas de uma metrópole enquanto vê casais apaixonados fugindo de uma tempestade. A ideia expressa pelos figurantes é mostrar um certo encanto na simplicidade das coisas, no simples ato de se conectar com o outro.

A produção, entretanto, eleva o tom ao tocar nesse mesmo ponto. Isto porque também faz uma denuncia ao racismo e a violência policial ao mostrar um jovem negro sendo preso arbitrariamente por um grupo de agentes.

Mas não foi só. Em 2007, a cantora foi responsável ao lado do brasileiro Antonio Pinto (“Cidade de Deus”) pela trilha sonora da adaptação cinematográfica do livro “O Amor nos Tempos de Cólera”. A pedido do compatriota Gabriel García Márquez, Shakira criou duas faixas inéditas para a película: “Hay Amores” e “Despedida”, tendo sido esta última indicada ao Golden Globes 2008 na categoria Melhor Canção Original.

No clipe de “Hay Amores”, Shakira se senta em uma escadaria de uma casa antiga na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia, enquanto canta as dores de um amor impossível. Faz com que o espectador sinta na pele os dilemas da paixão vivida por Fermina Daza e Florentino Ariza, protagonistas do livro de Gabo.

Sempre é bom lembrar, todas as faixas citadas estão disponíveis no streaming.

voltando pra home