famosos

Aldir Blanc, compositor e escritor, morre de COVID-19 aos 73 anos

Aldir Blanc morreu na madrugada desta segunda-feira (04), aos 73 anos, de COVID-19. Ele estava internado desde meados de abril no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Após infecção urinária e sinais de pneumonia, ele deu entrada no CER do Leblon no dia 10 do último mês. Mesmo tendo apresentado sinais de melhora no começo, o compositor entrou num quadro de infecção generalizada e foi transferido (via IstoÉ e Folha).

O artista é autor de músicas como “O Bêbado e a Equilibrista”, que fez em parceria com João Bosco e foi cantada por Elis Regina. Outras composições famosas são: “O Mestre-Sala dos Mares”, “Bala com Bala” e “De Frente Pro Crime”.

Ao longo da carreira, ele também colaborou com Moacyr Luz, Maurício Tapajós, Edu Lobo, Carlos Lyra, César Costa Filho, Guinga e muitos outros.

Além de ter diversas músicas eternizadas na voz de grandes artistas, ele emplacou algumas canções em aberturas de novelas, como “Visconde de Sabugosa” para “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” (1977), “Coração Agreste” para “Tieta” (1979) e “Chocolate Com Pimenta” de 2003.

Ele também foi cronista e publicou no O Estado de São Paulo, O Dia e O Globo. Lançou diversos livros, entre eles: “Porta de tinturaria” (1981) e “Rua dos Artistas e Arredores”  (1978).

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Alok e Gilberto Gil unem tradição e música eletrônica em novo EP

O encontro entre tradição e pista de dança ganha novos contornos com o lançamento de…

2 minutos atrás
  • famosos

Claudia Leitte é alvo de ação do MP por mudança em letra de “Caranguejo” e pode pagar indenização de R$ 2 milhões

Claudia Leitte tornou-se alvo de uma ação civil movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA),…

10 minutos atrás
  • música

2025: o renascimento de Lady Gaga na música pop

2025 foi o ano em que Lady Gaga ressurgiu das cinzas e retomou o topo…

4 horas atrás
  • música

The Pussycat Dolls prepara retorno triunfal para 2026 com nova equipe de agenciamento

EMERGÊNCIA POP 🚨 Segundo informações exclusivas divulgadas pelo Dealdigest o icônico grupo The Pussycat Dolls…

5 horas atrás
  • televisão

Gustavo Mioto recebe nota 0 por atuação em novelinha vertical

Mais uma nota zero! Após criticar Jade Picon pela inexperiência, Anna Luiza Santiago, da Coluna…

5 horas atrás
  • cinema

“O Agente Secreto” é eleito um dos melhores filmes do ano por Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou sua tradicional lista anual de melhores filmes…

5 horas atrás